16707
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Plano de aula - Cotidiano asteca

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Cotidiano asteca

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter,Editor de imagens do celular, Paintbrush Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é identificar alguns aspectos do cotidiano Asteca em códices do século XVI, relacionando-os com o nosso cotidiano.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula despertando atenção dos alunos para o tema estudado. Disponibilize as imagens do slide e intrigue-os:
- Qual a relação da bandeira mexicana , da cobrança de impostos e de crianças em uma escola com os astecas?

A pergunta não precisa ser respondida definitivamente neste momento. Convide-os a encontrar a resposta ao longo da aula.

Problematização
Informe-os de que, nesta etapa, os alunos terão a missão de descobrir mais a respeito do mundo Asteca. Nesta atividade, há 6 documentos, cada um contém um texto, uma imagem e questões a serem analisadas sobre uma característica asteca. Você pode eleger a melhor forma de abordagem deles com a sua turma:
Opção 1: Caso os alunos realizem a atividade individualmente, oriente-os a escolher, pelo menos, 3 dos documentos para estudo (de preferência, aqueles que ajudem a responder a pergunta do início da aula).
Opção 2: Caso haja possibilidade dos alunos interagirem por meio de troca de mensagens no Whatsapp, ou de outras ferramentas, oriente-os a formarem grupos de até 3 pessoas. Disponibilize o conjunto de documentos para que realizem seu estudo.
Estabeleça um prazo para que possam realizar a leitura, análise e preenchimento da tabela, e lhes deem a devolutiva. Além da tabela, devem dizer se já sabem dar uma resposta à questão colocada no início da aula!

Sistematização
Oriente os alunos a produzirem códices manualmente, ou utilizando recursos digitais, como o Editor de imagens do celular ou o Paintbrush (veja aqui como usá-lo).
É recomendável que criem um mural digital colaborativo para organizar e compartilhar os trabalhos da turma. Ele pode ser caracterizado, por exemplo, como “Museu Virtual dos Nossos Códices Astecas” (o Padlet é uma boa ferramenta para este trabalho, veja aqui como usá-lo). Peça que acrescentem legendas as postagens e utilizem os comentários e avaliações para interagir com os trabalhos dos colegas.

Convite às famílias
Vamos conhecer mais a respeito dos Astecas?
Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível aqui.
Vídeo educativo: “A História dos Astecas e Chegada dos espanhóis na América - Contado no México”. Débora Aladim, 04/12/2018. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_08UND05

(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades do 6º ano:

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas