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Plano de aula > História > 6º ano > A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Plano de aula - Cotidiano asteca

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Cotidiano asteca

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI08) “Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Fontes impressas para cada grupo.

Material complementar:

Fontes do grupo 1 - Escola Calmeac

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DdHczEdDTEZu5GenpnmU4fmrMZtukkq9RSYz5NeegERwvPp8EWj4ZFp8rccD/his6-08und05-fontes-1-escola-calmeac.pdf

Fontes do grupo 2 - Mito de fundação de Tenochtitlan

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H62TSgZkKYXA425CbNgGckCWVeFgWzK4PUYUEuDMZazNMYvW9GCY8QWegd3Z/his6-08und05-fontes-2-mito-de-fundacao-de-tenochtitlan.pdf

Fontes do grupo 3 - Sacrifícios humanos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRTFmMYSykZCpbJPB724k4sDYwentZaMGd4jFZYA6PjWrhqUSdRRkhFHRWWe/his6-08und05-fontes-3-sacrificios-humanos.pdf

Fontes do grupo 4 - Guerras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FszSE8TvB7psZq8487pA76vDkA8QfwzxE553G5qvr9fVcCQZb5yE2WkRjgh3/his6-08und05-fontes-4-guerras.pdf

Fontes do grupo 5 - Religião e tzompantli

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tFz75XXAKX9gAsg7Pvq8EsW748a8TnaJjD62czJMx8HuTPgqUpezTernAW7M/his6-08und05-fontes-5-religiao-e-tzompantli.pdf

Fontes do grupo 6 - Impostos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpE53PxtAzjE3SPTEhnMRhty244TBvWuUtjxMgq4WQgcUjMy5wBxEFzmXdjC/his6-08und05-fontes-6-impostos.pdf

Imagem da bandeira do México

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a4GQhFHmEZ9ZjBvSehAxpsfR8y9EJhYgfhVGsUpKM5cDbHD2FGGGbqXE7TWS/his6-08und05-imagem-da-bandeira-do-mexico.pdf

Imagem do site da Receita Federal, Imposto de renda

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nRBN7RyaTFAF6pjXU8pJDB5qBKMbV29hts3EY9yGnfsXupTSVGuFChMHVWRW/his6-08und05-imagem-receita-federal-imposto-de-renda.pdf

Imagem de crianças em uma escola de Pernambuco

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qx99k446A4fkMPa7qNp3GdhuQy6UTUPAwZ3wqvuR8UKdE2TXuaHmhpjvpv3G/his6-08und05-imagem-de-criancas-em-uma-escola-de-pernambuco.pdf

Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas que respondiam perguntas e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Preparando a sala: Antes de iniciar a aula, deixe a sala preparada para a prática. Deixar a sala preparada para a prática é fundamental para que ela possa acontecer em uma aula. Caso a sala de aula seja pequena ou que a turma tenha muitos alunos, tente realizar a aula em um local aberto, como o pátio da escola. Monte seis grupos com as carteiras. Iimprima um arquivo “prismas de mesa”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jsqBQk6FTRwKhZEevT8RSuk4RXjqFFBjhpD7XsFFm26TfAzbu9zaXVKa2tNC/his6-08und05-prisma-de-mesa-astecas.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019, e coloque um prisma em cada grupo. Em seguida, coloque as fontes impressas necessárias para cada grupo trabalhar (abaixo).

Grupo 1 - Escola Calmeac, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DdHczEdDTEZu5GenpnmU4fmrMZtukkq9RSYz5NeegERwvPp8EWj4ZFp8rccD/his6-08und05-fontes-1-escola-calmeac.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 2 - Mito de fundação de Tenochtitlan, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H62TSgZkKYXA425CbNgGckCWVeFgWzK4PUYUEuDMZazNMYvW9GCY8QWegd3Z/his6-08und05-fontes-2-mito-de-fundacao-de-tenochtitlan.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 3 - Sacrifícios humanos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRTFmMYSykZCpbJPB724k4sDYwentZaMGd4jFZYA6PjWrhqUSdRRkhFHRWWe/his6-08und05-fontes-3-sacrificios-humanos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 4 - Guerras, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FszSE8TvB7psZq8487pA76vDkA8QfwzxE553G5qvr9fVcCQZb5yE2WkRjgh3/his6-08und05-fontes-4-guerras.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 5 - Religião e tzompantli, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tFz75XXAKX9gAsg7Pvq8EsW748a8TnaJjD62czJMx8HuTPgqUpezTernAW7M/his6-08und05-fontes-5-religiao-e-tzompantli.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 6 - Impostos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpE53PxtAzjE3SPTEhnMRhty244TBvWuUtjxMgq4WQgcUjMy5wBxEFzmXdjC/his6-08und05-fontes-6-impostos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize a turma em 6 grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo a imagem da bandeira do México, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Flag_of_Mexico#/media/File:Flag_of_Mexico.svg acesso em 27 de janeiro de 2019; a imagem do site da Receita Federal, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/saiba-como-recuperar-o-recibo-do-imposto-de-renda-de-2016 acesso em 27 de janeiro de 2019; e a imagem de alunos em uma escola em Pernambuco, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-09/nota-do-ideb-por-escola-esta-disponivel-na-internet acesso em 27 de janeiro de 2019. Em seguida, passe as perguntas do slide a seguir no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após ouvir algumas respostas, destaque a cena no centro da bandeira do México, pergunte aos estudantes o que ocorre na cena representada, quais elementos estão presentes. No centro da bandeira temos uma águia sobre um cacto e com uma serpente em seu bico. Um dos grupos utilizará esta informação para realizar a atividade da problematização.

Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Organize a turma em 6 grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo a imagem da bandeira do México, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Flag_of_Mexico#/media/File:Flag_of_Mexico.svg acesso em 27 de janeiro de 2019; a imagem do site da Receita Federal, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/saiba-como-recuperar-o-recibo-do-imposto-de-renda-de-2016 acesso em 27 de janeiro de 2019; e a imagem de alunos em uma escola em Pernambuco, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-09/nota-do-ideb-por-escola-esta-disponivel-na-internet acesso em 27 de janeiro de 2019. Em seguida, passe as perguntas do slide a seguir no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após ouvir algumas respostas, destaque a cena no centro da bandeira do México, pergunte aos estudantes o que ocorre na cena representada, quais elementos estão presentes. No centro da bandeira temos uma águia sobre um cacto e com uma serpente em seu bico. Um dos grupos utilizará esta informação para realizar a atividade da problematização.

Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Solicite que os estudantes analisem as fontes que seu grupo tem disponível:

Grupo 1 - Escola Calmeac, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DdHczEdDTEZu5GenpnmU4fmrMZtukkq9RSYz5NeegERwvPp8EWj4ZFp8rccD/his6-08und05-fontes-1-escola-calmeac.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 2 - Mito de fundação de Tenochtitlan, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H62TSgZkKYXA425CbNgGckCWVeFgWzK4PUYUEuDMZazNMYvW9GCY8QWegd3Z/his6-08und05-fontes-2-mito-de-fundacao-de-tenochtitlan.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 3 - Sacrifícios humanos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRTFmMYSykZCpbJPB724k4sDYwentZaMGd4jFZYA6PjWrhqUSdRRkhFHRWWe/his6-08und05-fontes-3-sacrificios-humanos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 4 - Guerras, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FszSE8TvB7psZq8487pA76vDkA8QfwzxE553G5qvr9fVcCQZb5yE2WkRjgh3/his6-08und05-fontes-4-guerras.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 5 - Religião e tzompantli, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tFz75XXAKX9gAsg7Pvq8EsW748a8TnaJjD62czJMx8HuTPgqUpezTernAW7M/his6-08und05-fontes-5-religiao-e-tzompantli.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 6 - Impostos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpE53PxtAzjE3SPTEhnMRhty244TBvWuUtjxMgq4WQgcUjMy5wBxEFzmXdjC/his6-08und05-fontes-6-impostos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Explique que cada grupo tem à disposição uma fonte iconográfica, uma fonte escrita e algumas perguntas norteadoras para a apresentação.

Em seguida, informe que os grupos terão 10 minutos para analisar as fontes e preparar suas apresentações. Cada apresentação deverá ter, no máximo, 3 minutos. Solicite que os grupos usem as fontes disponíveis em suas apresentações. As perguntas norteadoras servem para a análise da fonte e para a produção da apresentação, ou seja, as respostas para as perguntas norteadoras devem ser a base da apresentação de cada grupo.

Após os dez minutos, solicite que cada grupo, intercaladamente, faça sua apresentação. Peça para que os estudantes dos grupos que não estão apresentando façam o registro em seus cadernos das apresentações dos colegas.

Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após as apresentações, deixe os alunos sentados em seus respectivos grupos e solicite que cada aluno, em uma folha sulfite, desenhe um códice da sua realidade inspirado nos códices astecas. Solicite que o estudante faça um cabeçalho com seus dados de identificação. Solicite que os estudantes façam o desenho com o objetivo de informar a alguém que não conhece sua cultura, como os códices astecas. Após todos os estudantes terminarem seus códices, fixe-os no mural da sala. Deixe que os estudantes vejam os códices dos colegas e que conversem sobre suas produções.

Para você saber mais: este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI08) “Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Fontes impressas para cada grupo.

Material complementar:

Fontes do grupo 1 - Escola Calmeac

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DdHczEdDTEZu5GenpnmU4fmrMZtukkq9RSYz5NeegERwvPp8EWj4ZFp8rccD/his6-08und05-fontes-1-escola-calmeac.pdf

Fontes do grupo 2 - Mito de fundação de Tenochtitlan

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H62TSgZkKYXA425CbNgGckCWVeFgWzK4PUYUEuDMZazNMYvW9GCY8QWegd3Z/his6-08und05-fontes-2-mito-de-fundacao-de-tenochtitlan.pdf

Fontes do grupo 3 - Sacrifícios humanos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRTFmMYSykZCpbJPB724k4sDYwentZaMGd4jFZYA6PjWrhqUSdRRkhFHRWWe/his6-08und05-fontes-3-sacrificios-humanos.pdf

Fontes do grupo 4 - Guerras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FszSE8TvB7psZq8487pA76vDkA8QfwzxE553G5qvr9fVcCQZb5yE2WkRjgh3/his6-08und05-fontes-4-guerras.pdf

Fontes do grupo 5 - Religião e tzompantli

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tFz75XXAKX9gAsg7Pvq8EsW748a8TnaJjD62czJMx8HuTPgqUpezTernAW7M/his6-08und05-fontes-5-religiao-e-tzompantli.pdf

Fontes do grupo 6 - Impostos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpE53PxtAzjE3SPTEhnMRhty244TBvWuUtjxMgq4WQgcUjMy5wBxEFzmXdjC/his6-08und05-fontes-6-impostos.pdf

Imagem da bandeira do México

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a4GQhFHmEZ9ZjBvSehAxpsfR8y9EJhYgfhVGsUpKM5cDbHD2FGGGbqXE7TWS/his6-08und05-imagem-da-bandeira-do-mexico.pdf

Imagem do site da Receita Federal, Imposto de renda

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nRBN7RyaTFAF6pjXU8pJDB5qBKMbV29hts3EY9yGnfsXupTSVGuFChMHVWRW/his6-08und05-imagem-receita-federal-imposto-de-renda.pdf

Imagem de crianças em uma escola de Pernambuco

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qx99k446A4fkMPa7qNp3GdhuQy6UTUPAwZ3wqvuR8UKdE2TXuaHmhpjvpv3G/his6-08und05-imagem-de-criancas-em-uma-escola-de-pernambuco.pdf

Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas que respondiam perguntas e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Preparando a sala: Antes de iniciar a aula, deixe a sala preparada para a prática. Deixar a sala preparada para a prática é fundamental para que ela possa acontecer em uma aula. Caso a sala de aula seja pequena ou que a turma tenha muitos alunos, tente realizar a aula em um local aberto, como o pátio da escola. Monte seis grupos com as carteiras. Iimprima um arquivo “prismas de mesa”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jsqBQk6FTRwKhZEevT8RSuk4RXjqFFBjhpD7XsFFm26TfAzbu9zaXVKa2tNC/his6-08und05-prisma-de-mesa-astecas.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019, e coloque um prisma em cada grupo. Em seguida, coloque as fontes impressas necessárias para cada grupo trabalhar (abaixo).

Grupo 1 - Escola Calmeac, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DdHczEdDTEZu5GenpnmU4fmrMZtukkq9RSYz5NeegERwvPp8EWj4ZFp8rccD/his6-08und05-fontes-1-escola-calmeac.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 2 - Mito de fundação de Tenochtitlan, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H62TSgZkKYXA425CbNgGckCWVeFgWzK4PUYUEuDMZazNMYvW9GCY8QWegd3Z/his6-08und05-fontes-2-mito-de-fundacao-de-tenochtitlan.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 3 - Sacrifícios humanos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRTFmMYSykZCpbJPB724k4sDYwentZaMGd4jFZYA6PjWrhqUSdRRkhFHRWWe/his6-08und05-fontes-3-sacrificios-humanos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 4 - Guerras, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FszSE8TvB7psZq8487pA76vDkA8QfwzxE553G5qvr9fVcCQZb5yE2WkRjgh3/his6-08und05-fontes-4-guerras.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 5 - Religião e tzompantli, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tFz75XXAKX9gAsg7Pvq8EsW748a8TnaJjD62czJMx8HuTPgqUpezTernAW7M/his6-08und05-fontes-5-religiao-e-tzompantli.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 6 - Impostos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpE53PxtAzjE3SPTEhnMRhty244TBvWuUtjxMgq4WQgcUjMy5wBxEFzmXdjC/his6-08und05-fontes-6-impostos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize a turma em 6 grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo a imagem da bandeira do México, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Flag_of_Mexico#/media/File:Flag_of_Mexico.svg acesso em 27 de janeiro de 2019; a imagem do site da Receita Federal, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/saiba-como-recuperar-o-recibo-do-imposto-de-renda-de-2016 acesso em 27 de janeiro de 2019; e a imagem de alunos em uma escola em Pernambuco, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-09/nota-do-ideb-por-escola-esta-disponivel-na-internet acesso em 27 de janeiro de 2019. Em seguida, passe as perguntas do slide a seguir no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após ouvir algumas respostas, destaque a cena no centro da bandeira do México, pergunte aos estudantes o que ocorre na cena representada, quais elementos estão presentes. No centro da bandeira temos uma águia sobre um cacto e com uma serpente em seu bico. Um dos grupos utilizará esta informação para realizar a atividade da problematização.

Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Organize a turma em 6 grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo a imagem da bandeira do México, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Flag_of_Mexico#/media/File:Flag_of_Mexico.svg acesso em 27 de janeiro de 2019; a imagem do site da Receita Federal, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/saiba-como-recuperar-o-recibo-do-imposto-de-renda-de-2016 acesso em 27 de janeiro de 2019; e a imagem de alunos em uma escola em Pernambuco, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-09/nota-do-ideb-por-escola-esta-disponivel-na-internet acesso em 27 de janeiro de 2019. Em seguida, passe as perguntas do slide a seguir no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após ouvir algumas respostas, destaque a cena no centro da bandeira do México, pergunte aos estudantes o que ocorre na cena representada, quais elementos estão presentes. No centro da bandeira temos uma águia sobre um cacto e com uma serpente em seu bico. Um dos grupos utilizará esta informação para realizar a atividade da problematização.

Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Solicite que os estudantes analisem as fontes que seu grupo tem disponível:

Grupo 1 - Escola Calmeac, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DdHczEdDTEZu5GenpnmU4fmrMZtukkq9RSYz5NeegERwvPp8EWj4ZFp8rccD/his6-08und05-fontes-1-escola-calmeac.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 2 - Mito de fundação de Tenochtitlan, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H62TSgZkKYXA425CbNgGckCWVeFgWzK4PUYUEuDMZazNMYvW9GCY8QWegd3Z/his6-08und05-fontes-2-mito-de-fundacao-de-tenochtitlan.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 3 - Sacrifícios humanos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRTFmMYSykZCpbJPB724k4sDYwentZaMGd4jFZYA6PjWrhqUSdRRkhFHRWWe/his6-08und05-fontes-3-sacrificios-humanos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 4 - Guerras, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FszSE8TvB7psZq8487pA76vDkA8QfwzxE553G5qvr9fVcCQZb5yE2WkRjgh3/his6-08und05-fontes-4-guerras.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 5 - Religião e tzompantli, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tFz75XXAKX9gAsg7Pvq8EsW748a8TnaJjD62czJMx8HuTPgqUpezTernAW7M/his6-08und05-fontes-5-religiao-e-tzompantli.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Grupo 6 - Impostos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpE53PxtAzjE3SPTEhnMRhty244TBvWuUtjxMgq4WQgcUjMy5wBxEFzmXdjC/his6-08und05-fontes-6-impostos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.

Explique que cada grupo tem à disposição uma fonte iconográfica, uma fonte escrita e algumas perguntas norteadoras para a apresentação.

Em seguida, informe que os grupos terão 10 minutos para analisar as fontes e preparar suas apresentações. Cada apresentação deverá ter, no máximo, 3 minutos. Solicite que os grupos usem as fontes disponíveis em suas apresentações. As perguntas norteadoras servem para a análise da fonte e para a produção da apresentação, ou seja, as respostas para as perguntas norteadoras devem ser a base da apresentação de cada grupo.

Após os dez minutos, solicite que cada grupo, intercaladamente, faça sua apresentação. Peça para que os estudantes dos grupos que não estão apresentando façam o registro em seus cadernos das apresentações dos colegas.

Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após as apresentações, deixe os alunos sentados em seus respectivos grupos e solicite que cada aluno, em uma folha sulfite, desenhe um códice da sua realidade inspirado nos códices astecas. Solicite que o estudante faça um cabeçalho com seus dados de identificação. Solicite que os estudantes façam o desenho com o objetivo de informar a alguém que não conhece sua cultura, como os códices astecas. Após todos os estudantes terminarem seus códices, fixe-os no mural da sala. Deixe que os estudantes vejam os códices dos colegas e que conversem sobre suas produções.

Para você saber mais: este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.

Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.

GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.

Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.

Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.

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