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Plano de aula - Analisando o mapa de IDH da África

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre comparar o desenvolvimento humano dos países da África a partir de mapas temáticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Machado Leal

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_19UND01

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é comparar o desenvolvimento humano dos países da África a partir de mapas temáticos. Professor, trabalhar com dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é necessário sempre uma atualização, os dados aqui são de 2018, seria bom trabalhar com os dados mais recentes. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie as imagens para os alunos (imagem 1, imagem 2 e imagem 3). Grave um áudio e comente que as fotos mostram a situação de vulnerabilidade social a qual grande parte da população africana é sujeitada. Ao apresentá-las para a turma, peça para que os alunos apontem, em cada uma das imagens, elementos que revelam as condições desfavoráveis da população do continente africano, sobretudo, na África Subsaariana. Você pode aproveitar esse momento, para refletir com os alunos que a África apresenta dados alarmantes sobre mortalidade infantil, doenças crônicas, epidemias, fome, desnutrição, taxas de analfabetismo e desemprego. Tempo estimado: 15 minutos.

Problematização
Agora envie as tabelas com os maiores IDH e os menores IDH para os alunos. Grave um áudio e explique que eles irão discutir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países da África a partir da leitura e interpretação de dados e de representações cartográficas. Para iniciar, pergunte aos alunos se eles conhecem o indicador IDH. Interprete de forma colaborativa as duas tabelas com os alunos. Incentive-os a explicar e participar do debate via WhatsApp. Retome as três imagens da Tanzânia e da Etiópia, apresentadas na “Contextualização” e relacione-as ao IDH desses países (Tanzânia: 0,538 e Etiópia: 0,463). Incentive os alunos a perceber que os dois países das imagens apresentam péssimas condições de vida, fato que se reflete no baixo índice de desenvolvimento humano. Tempo estimado: 20 minutos.

Ação propositiva
Professor, envie as orientações dessa etapa para os alunos. Grave um áudio, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e, em seguida, apresente as orientações para a realização das atividades. Eles devem consultar um atlas escolar ou o mapa do IBGE. Agora, envie essa tabela ou outra mais recente para os grupos; envie também este mapa. Tire dúvidas e retome as reflexões feitas nas etapas anteriores, caso os grupos tenham dúvidas sobre a interpretação das informações contidas no mapa, a elaboração da legenda ou o conceito de IDH. Ao explicar as etapas da Ação Propositiva, questione os alunos sobre quais informações eles podem extrair do mapa apresentado. Peça para que eles leiam o título do mapa e discutam sobre como esse elemento pode auxiliar na interpretação, bem como dar pistas sobre o fenômeno representado. Além disso, pergunte a eles sobre a importância da legenda para a interpretação dos mapas temáticos, uma vez que se trata do elemento que facilita e instrumentaliza a comunicação das informações que se pretende divulgar. Para essa etapa ele vão precisar também desse mapa. Nesse momento, os alunos devem comparar o mapa Índice de Desenvolvimento Humano do Mundo e Divisão Regional da África, a fim de verificar quais regiões da África apresentam os maiores e os menores índices de desenvolvimento humano do continente. Professor, acesse o Plano de Aula para consultar os detalhes dessa etapa. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Após a interpretação das informações dos mapas apresentados, e a elaboração da legenda do mapa Índice de Desenvolvimento Humano do Mundo, utilize os momentos finais da aula para que os grupos compartilhem suas reflexões. Eles devem enviar seus mapas pelo WhatsApp. Nesse momento de sistematização, espera-se que os alunos percebam que a África é o continente com os menores índices de desenvolvimento humano do mundo. Ao comparar os dados da tabela ao mapa temático de IDH do mundo, os alunos devem ser capazes de perceber a variação ordenada de cores que representam esses indicadores e elaborar uma legenda que contemple os 4 grupos de países de IDH muito alto, alto, médio e baixo, além dos países sem dados. Comente com os alunos que, por convenção cartográfica, as localidades sem dados são representadas em branco ou em cinza.

Para concluir, incentive os alunos a refletir se a posse de mapas temáticos facilita ou dificulta a análise espacial de um determinado fenômeno. Para tanto, você pode perguntar aos grupos se foi mais fácil discutir e analisar o Índice de Desenvolvimento Humano dos países da África por meio das tabelas ou da interpretação dos mapas. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre mapas e tecnologias. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_19UND01

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.


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