16704
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Plano de aula - História ou Pré-História?

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre História ou Pré-História?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é Identificar e discutir o marco mais comum para a passagem da Pré-História para a História. Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula levantando as concepções dos alunos quanto ao tema a ser abordado. Estimule-os com algumas questões para reflexão:
- Você já ouviu falar destas palavras: “pré-natal”, “pré-escolar” e “cursinho pré-vestibular”? O que elas significam?
- O que quer dizer o prefixo “Pré”?
- Pensando neste prefixo “Pré”, o que significa a palavra Pré-História?
Caso necessitem, indique a pesquisa ao dicionário para consultar a definição de “Pré” (disponível aqui).

Problematização
Disponibilize o trecho de texto “Passagem da Pré-História para a História”. Os alunos devem analisar e registrar no caderno:
- Segundo o texto, qual tecnologia marcaria o fim da Pré-História?
- Quem criou esta teoria?
- Quais eram os objetivos ao definirem tal tecnologia como marco de passagem da Pré-História para a História?

Disponibilize o trecho do poema “Perguntas de um trabalhador que lê”. Eles devem analisar e registrar no caderno:
- Qual a ideia central do poema?
- Segundo o autor, apenas quem é contado nos livros de História? Por que você acha que isso acontece?
- Quem seriam as outras pessoas que ficaram de fora dos livros? Elas eram importantes para a cidade de Tebas?

Incentive a interação entre os alunos a respeito de suas análises nesta etapa. Ela pode ocorrer por meio de troca de mensagens no Whatsapp, participação em um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo - ative a tradução da página) ou participação em um momento de videoconferência.

Sistematização
Disponibilize a manchete sobre os dados da população analfabeta no Brasil. Oriente-os a refletir e responder:

- Quem não registra a própria História por escrito, não tem História? Não é alguém que possa ter feito algo importante para a sociedade?

Para aprofundar as reflexões, oriente-os a conversar com familiares a respeito de pessoas que conhecem e não dominam a escrita:
- Por quais motivos não aprenderam a escrever?
- Tais pessoas também têm História? Fazem parte da História da nossa sociedade?

É interessante criar um mural virtual colaborativo utilizando o Padlet, para expor as reflexões da turma (veja aqui como usá-lo).

Convite às famílias
Para conhecer mais a respeito do problema do conceito de “Pré- História”, recomende que assistam a vídeo aula: “Pré-História”. Se liga nessa História, 18/11/2014 (disponível aqui).

 

 

 

 

 

 

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_07UND01

(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades do 6º ano:

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas