16703
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - Sambaquis fluviais

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Sambaquis fluviais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Canva, Movavi, Loom, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é conhecer o modo de vida de Luzio e de seu povo.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize aos alunos a imagem com o crânio de Luzio e de Luzia. Eles devem analisar e responder no caderno:
- Com base na imagem e informações da legenda, como podemos justificar o fato dos arqueólogos chamarem o esqueleto de Luzio?
- O que é um sambaqui fluvial? A informação da legenda permite identificar sua localização?

Caso necessitem, indique a pesquisa ao dicionário para consultar a definição de sambaqui (disponível aqui). 

Problematização
Disponibilize a imagem dos dentes de Luzio e de outro sambaquieiro e o texto “A arqueologia e os dentes”. Os alunos devem analisar:
- Qual a diferença entre as duas arcadas dentárias?
- Quais deles está mais desgastados?
- Como o texto ajuda a explicar o maior nível de desgaste em um dos sambaquieiros? Por que isso ocorria?
- Como seria, provavelmente, a alimentação de Luzio?

Com base nestas observações, eles devem preencher a tabela comparativa sobre os dois sambaquieiros, disponível no plano. Ela pode ser feita no caderno do aluno.
Incentive a interação entre os alunos a respeito das análises nesta etapa. Ela pode ocorrer por meio de troca de mensagens no Whatsapp, participação em um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo - ative a tradução da página) ou participação em um momento de videoconferência.

Sistematização
Disponibilize aos alunos o infográfico com mais alguns detalhes a respeito de Luzio. Peça que realizem a atividade contando um pouco sobre a vida cotidiana deste sambaquieiro. Dê outras opções de como podem fazer isso:

     - Produção de imagem: quadrinhos, charges ou memes (podem ser feitos utilizando o Canva - disponível aqui).

     - Produção de texto: relatório técnico de um arqueólogo ou reportagem.

     - Produção de áudios ou vídeos curtos: reportagem ou vídeo educativo. Podem editá-los em aplicativos de celular (Movavi - veja aqui como usá-lo) ou sites gratuitos (Loom - veja aqui como usá-lo).

É interessante criar um mural virtual colaborativo utilizando o Padlet, para expor os trabalhos da turma (veja aqui como usá-lo).

Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre o cotidiano de Luzio? Indique a leitura da matéria:
A dieta de Luzio, homem pré-histórico morava na beira de rio mas quase não comia peixes. Fapesp, out 2011 (disponível aqui). 

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_06UND05

(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas