16702
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - Sambaquis

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Sambaquis

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet, Movavi, Loom.

Contexto
O objetivo desta aula é conhecer as hipóteses para a construção e o uso de um sambaqui pelos primeiros povos americanos.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize aos estudantes a imagem “Sambaqui de Guaraguaçu”. Eles devem analisar e responder no caderno:
- O que é um sambaqui?
- Como ele poderia ter sido construído?
- Por quem o sambaqui era construído? São formações naturais ou foram construídos pelo ser humano?

Problematização
Disponibilize as imagens dos artefatos encontrados nos sambaquis e a legenda. Os alunos devem analisar:
- O que se vê na imagem?
- De quais materiais são feitos estes artefatos?
- Você tem uma hipótese para as vértebras de tubarão estarem localizadas ao redor do que seria o pescoço do esqueleto? Qual?

Disponibilize os dois trechos de textos a respeito dos sambaquis. Eles devem analisar:
- Como os sambaquis eram construídos?
- Quais poderiam ser as funções de um sambaqui?

Manter a interação entre os alunos a respeito das análises é importante. Ela pode ocorrer por meio de troca de mensagens no Whatsapp, participação em um quiz no Mentimeter (veja aqui como usá-lo - ative a tradução da página) ou participação em um momento de videoconferência.

Sistematização
Dê aos alunos algumas opções de como podem representar os Sambaquis, explicar como eram feitos e suas funções:
- Produção de texto: relatório técnico de um arqueólogo ou reportagem.
- Produção de imagem: exposição fotográfica. É interessante criar um mural virtual colaborativo utilizando o Padlet para expor imagens e legendas (veja aqui como usá-lo).
- Produção de áudios ou vídeos curtos: reportagem ou vídeo educativo (podem editá-los em aplicativos de celular, como o Movavi - veja aqui como usá-lo) ou sites gratuitos (Loom - veja como usá-lo).

Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre os Sambaquis? Indique que assistam aos vídeos:
Vídeo que mostra parte do acervo do Museu do Sambaqui (SC). Retratos catarinenses - O Museu do Sambaqui (disponível aqui).
Documentário que mostra os principais sambaquis da região de Saquarema (RJ). Possui o depoimento de especialistas que estudam os sambaquis. Sambaqui da Beirada - arqueologia na praça. (disponível aqui).

 

 

 

 

 

 

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_06UND04

(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas