16701
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - Dos caçadores-coletores aos agricultores primitivos

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Dos caçadores-coletores aos agricultores primitivos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts,Wordcloud, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é relacionar as transformações do meio natural com as mudanças no modo de vida dos seres humanos pré-históricos.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula conhecendo as concepções dos alunos quanto ao tema desta aula:
- Como vocês imaginam que era a vida dos seres humanos na Pré-História?

Deixe que expressem percepções, levantem algumas hipóteses sobre o assunto e registrem-nas em modelo similar ao proposto ou, se possível, colaborativamente, por meio de uma nuvem de palavras (pode ser feita em sites gratuitos como o Wordcloud ou o Mentimeter).
Disponibilize o trecho do artigo quanto aos povos coletores, e oriente-os quanto às questões centrais, que devem ser observadas:
- Quais recursos da natureza aquelas pessoas necessitavam?
- Nos tempos atuais, as pessoas costumam explorar a natureza do mesmo modo que eles?

Você pode estipular um prazo para que deem devolutivas ou, caso estejam em videoconferência, solicitar que alguns alunos comentem oralmente, enquanto outros os avaliam com comentários no chat.

Problematização
Disponibilize o trecho do livro: “O livro de ouro da História do mundo”. A pergunta central desta etapa é:
- Quais são as mudanças nos hábitos dos seres humanos em relação ao texto estudado na primeira etapa da aula?

Após refletirem e, se possível, debaterem virtualmente em torno destas questões, disponibilize o modelo de tabela comparativa, para que os alunos preencham. Podem fazer este trabalho individualmente ou em grupos, por meio de interação por mensagens.

Sistematização
Podem elaborar os desenhos ou ter como opção utilizar pesquisas de imagens no Google, referentes aos temas. Podem, inclusive, colaborar na construção de um mural no Padlet, inserindo as imagens acompanhadas de legendas, que expliquem as escolhas (veja aqui como usá-lo).

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem juntas a um Documentário que trata sobre aspectos do cotidiano dos primeiros seres humanos pré-históricos:
Homem pré-histórico - Vivendo entre feras_Ep.01 (Caçar ou ser caçado). Mente Aguçada. 2012 (46m46s), (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_05UND01

(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas