Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_10UND01
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam o processo de infiltração de água no solo em superfícies com diferentes usos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer como as diferentes coberturas vegetais influenciam no processo de infiltração da água da chuva.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Convide os alunos para observarem os aspectos apresentados nas imagens, estimulando-os a expressar que tipo de vegetação as imagens retratam. Após instigá-los, revele que as imagens apresentadas no slide são da Mata Atlântica e dos pampas (argentinos).
Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Floresta#/media/File:Mata_atlantica_parte_baixa_Itatiaia.jpg. Acesso em 03/07/2020.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, antes de iniciar a simulação, apresente as imagens do slide aos alunos e pergunte-os se já pensaram como a água da chuva infiltra no solo e se a vegetação interfere no processo. Informe aos alunos que devem se atentar para o momento do experimento, ou seja, da simulação da precipitação sobre os recipientes com as parcelas de solo com diferentes tipos de cobertura e o resultado final da simulação.
Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Oriente que as famílias terão que auxiliar nesta etapa.
Diga que irão precisar dos recipientes com uma distância de cerca de 10 cm. A apresentação dos materiais e a simulação do experimento estão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jP5hux4MDZVKCBkBysbwkpM6WumUS2DNntFFXMUWeUFDQXD2CAQkmtaptCj5/geo6-10und01-acao-propositiva-simulacao-de-precipitacao.pdf. Acesso em 30/06/2020
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Destaque como o desmatamento e as mudanças no uso do solo alteram o ciclo hidrológico e a dinâmica dos rios. No primeiro caso pode ser destacado como a mudança na cobertura vegetal altera a evapotranspiração e, no segundo caso mostrar como este processo altera a dinâmica dos rios, reduzindo ao aumentando o volume de água dos cursos d’água. Espera-se que haja uma diferença na quantidade de água retida em cada um dos recipientes. No caso do recipiente sem vegetação, a água tende a ficar mais turva. Assim, discuta estes resultados com os alunos.
Oriente que uma foto seja encaminhada, com a produção da ação propositiva.
Convite às famílias
Como sugestão, indica-se o vídeo produzido pela Universidade Federal do Paraná intitulado “Como ocorre a infiltração da água no solo?”. O vídeo mostra uma experiência usando garrafas pet, e três diferentes amostras de solo. Para assistir, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=WCdRZBJMzA. Acesso em 30/06/2020
Oriente que as famílias assistam com os estudantes.
Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira
Código: GEO6_10UND01
(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
AULA 04
AULA 07
AULA 08
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes