16699
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - A Controversa Teoria de Niède Guidon - artefatos e geofatos

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A Controversa Teoria de Niède Guidon - artefatos e geofatos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é analisar a teoria de Niède Guidon e identificar algumas controvérsias a partir de suas descobertas em sítios arqueológicos.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula, conhecendo as concepções dos alunos quanto tema desta aula:
- Você já ouviu falar de alguma descoberta de material pré histórico? O que era? Onde ele pode ter sido encontrado?

Deixe que expressem as percepções e levantem algumas hipóteses sobre o assunto. Em seguida, disponibilize os textos e imagens para analise e questionamentos propostos. Você pode estipular um prazo para que deem devolutivas ou, caso estejam em videoconferência, ler, observar e solicitar que alguns alunos comentem oralmente, enquanto outros os avaliam com comentários no chat.

Problematização
Disponibilize o trecho da reportagem a respeito de Niéde Guidon. As perguntas para direcionar a análise podem ser feitas de modo direto:
- Quais são as críticas dirigidas a Teoria de Niede?
- Há apoiadores de suas ideias?

Após refletirem e, se possível, debaterem virtualmente em torno destas questões, disponibilize o modelo de diagrama para que os alunos preencham, conforme se pede. Podem fazer este trabalho individualmente ou em grupo, por meio de interação em chats ou no design Tela, do Padlet (veja aqui como usá-lo).


Sistematização
Se estiver trabalhando de modo assíncrono, estabeleça um prazo para que os alunos possam desenvolver a atividade proposta, individualmente ou em grupos (com interações virtuais). Tanto no modo assíncrono quanto no síncrono, é interessante que utilizem, se possível, um mural do Padlet, para registrar e compartilhar os resultados.

Convite às famílias
Convide as famílias a visitar o site do Museu do Homem Americano e explorar o conteúdo a respeito dos vestígios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara, especialmente no campo denominado “Pesquisas”. Lá, encontrarão diversas referências e imagens de Niede Guidon trabalhando, ela é presidente da instituição (disponível aqui).

Também podem assistir ao Teaser do filme brasileiro dirigido por Tiago Tambelli a respeito de Niede Guidon, que será lançado em breve (disponível aqui).

 

 

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_04UND05

(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas