16698
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - A Teoria Malaio-Polinésia e o Sítio Arqueológico de Monte Verde

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A Teoria Malaio-Polinésia e o Sítio Arqueológico de Monte Verde

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis ou canetas coloridas, cópias impressas do texto, cópias impressas das imagens e projetor.

Material complementar:

Imagem 1: Origem e Dispersão dos Seres Humanos Modernos, Homo Sapiens.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GvEY4dnntdWyxksqQZqMTAkj9zy42dsUz3JWSzDQ5MQRSgb5hUTBqqH7qGAY/his6-04und04-imagem-1-origem-e-dispersao-dos-seres-humanos-modernos-homo-sapiens.pdf

Imagem 2: Palavras Cruzadas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQQYJXXexwCkjpmbEZFGXSEwJuqWxpucnyTH9HYBqnEcFrWmpuKwy9AG5gPR/his6-04und04-imagem-2-palavras-cruzadas.pdf

TEXTO 1 - Trecho do artigo: As Rochas que podem Reescrever a História da Chegada do Homem às Américas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmRe3BVtRDVmZhj8sJMZBzNhMFEbhhx4x86QCRADZV4E2gty9cDtf82TngQB/his6-04und04-trecho-do-artigo-as-rochas-que-podem-reescrever-a-historia-da-chegada-do-homem-as-americas.pdf

TEXTO 2 - Trecho do artigo: Os Descobridores da América

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3t68MQRnJYzNyVmKhdPPaJnBWaqnP5CjkftA6gkBH4nH5y7xbNPEUYP7k4ms/his6-04und04-trecho-do-artigo-os-descobridores-da-america.pdf

Estudar a Pré-história americana pode ser muito estimulante para os alunos, uma vez que o universo científico que trata deste assunto é repleto de teorias e hipóteses que ora complementam-se, ora desconstroem-se, levando os estudantes a pensamentos desafiadores. O presente plano de aula foi elaborado com esta intencionalidade: desafiar o aluno a questionar pensamentos tradicionais à luz de novas descobertas. Portanto, mais do que conhecer aspectos da Teoria Malaio-Polinésia e mais do que identificar as descobertas do Sítio Arqueológico de Monte Verde, a proposta é levar o aluno a utilizar este conhecimento para problematizar concepções arqueológicas anteriores e perceber que o conhecimento é dinâmico e se modifica a cada olhar e a cada nova descoberta. Portanto, procure direcionar o olhar do aluno para além do “conhecer”. Busque, durante esta aula, estimulá-lo a assumir uma postura investigativa, crítica e participativa.

Para você saber mais:

Sobre aspectos de diversas teorias a respeito do Povoamento da América:

SILVEIRA, Evanildo. Antes de Colombo. Disponível em:https://www.sescsp.org.br/online/artigo/5320_ANTES+DE+COLOMBO. Acesso em: 18 out 2018.

Sobre as divergências acerca da passagem humana pelo Estreito de Bering:

CASTRO, Fábio. Estudo descarta chegada de humanos às Américas pelo Estreito de Bering. O Estado de S. Paulo. Ciência. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-descarta-chegada-de-humanos-as-americas-pelo-estreito-de-bering,10000068506. Acesso em: 12 dez 2018.

Resenha do livro “Monte Verde”, de Tom Dillehay:

POLITIS, Gustavo G.. Monte Verde. Un Asentamiento Humano del Pleistoceno Tardío en el Sur de Chile, Tom Dillehay, Colección Serie Universitaria, LOM Ediciones, Universidad Austral de Chile, 2004. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-73562005000200015&lng=es&nrm=iso . Acesso em: 12 dez 2018.

Sobre a Cultura Clóvis e suas contradições:

MAÇÃES, Bruno. Clovis Rejeitado: achados arqueológicos nos EUA comprovam que o continente americano começou a ser habitado mais de 2 mil anos antes do que se acreditava.. Arqueologia. Scentia, 2013. Disponível em: http://www.scientiadigital.com.br/html/files/6.pdf?1367874167. Acesso em: 12 dez 2018.

Sobre aspectos da Teoria Malaio-Polinésia:

CASSOL, João Victor Gobbi; CASSOL, Claudionei Vicente; DECARLI, Márcia Negrello. A América Essencial - Autonomia Primitiva: da América inicial aos grandes impérios americanos. 2014. 30 f. Ensino Politécnico. CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza. Cerro Grande - RS, pp. 05-15. Disponível em: http://www.academia.edu/8256464/Chegada_do_Ser_Humano_na_Am%C3%A9rica_primitiva. Acesso em: 12 dez 2018.

Software gratuito para elaboração de Palavras Cruzadas. O programa pode ser baixado no computador, tablet ou smartphone e sua função é criar, de forma rápida, lacunas das palavras cruzadas, de acordo com os termos e legendas que são registradas pelo usuário:

https://www.eclipsecrossword.com/download.aspx.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante destacar que, ao final da aula, espera-se que os alunos não apenas conheçam aspectos da Teoria Malaio-Polinésia e sobre os vestígios arqueológicos encontrados no sítio de Monte Verde, mas que consigam comparar teorias tradicionais com os novos conhecimentos, identificando construções e desconstruções de ideias por meio de uma postura investigativa e questionadora.

Para você saber mais:

Sobre aspectos de diversas teorias a respeito do Povoamento da América:

SILVEIRA, Evanildo. Antes de Colombo. Disponível em:https://www.sescsp.org.br/online/artigo/5320_ANTES+DE+COLOMBO. Acesso em: 18 out 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa da aula é importante trabalhar com o levantamento de hipóteses a partir das conclusões dos alunos. Por meio da apresentação da imagem de um mapa com uma possível rota dos seres humanos que povoaram a América na Pré-história, será possível que os estudantes tenham o primeiro contato com os desafios com os quais os cientistas se deparam para desvendar o passado pré-histórico desse continente.

Para começar, distribua aos alunos cópias impressas da imagem: “Origem e Dispersão dos Seres Humanos Modernos, Homo Sapiens”, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GvEY4dnntdWyxksqQZqMTAkj9zy42dsUz3JWSzDQ5MQRSgb5hUTBqqH7qGAY/his6-04und04-imagem-1-origem-e-dispersao-dos-seres-humanos-modernos-homo-sapiens.pdf

Proponha aos alunos que se reúnam em trios e que conversem com seus colegas a respeito de possíveis rotas percorridas pelos primeiros seres humanos que povoaram a América a partir de outros continentes. A expectativa é que os alunos observem o mapa, leiam a legenda e percebam que uma das rotas hipotéticas (via Estreito de Bering) é aceita por uma das teorias que tratam sobre os primeiros habitantes do continente americano, a Teoria de Clóvis, mas que outras rotas poderiam ter sido utilizadas, uma vez que se trata de uma conclusão hipotética.

Caso os alunos apresentem dificuldades em pensar em outros percursos, lembre-os de observar tanto a parte terrestre do mapa, quanto a parte oceânica, com suas ilhas e arquipélagos. Para estimular o pensamento, pergunte se acreditam que os seres humanos daquela época já eram capazes de construir canoas ou algum tipo de instrumento rudimentar para navegação. Pergunte, também, se acreditam que uma viagem pelo interior do continente apresentaria maiores ou menores desafios do que uma viagem pela região costeira.

Após as discussões, peça para que os alunos entrem em consenso, traçando com lápis ou caneta colorida uma ou mais rotas que acreditam terem sido, possivelmente, utilizadas pelos primeiros habitantes do continente americano que migraram a partir de outras regiões do planeta. Solicite que escrevam no caderno uma justificativa para cada rota escolhida, explicando o porquê de acreditarem que aqueles seres humanos teriam utilizado o percurso traçado.

Na sequência, escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma, respectivamente, duas diferentes rotas que acreditam terem sido utilizadas pelos primeiros habitantes da América pré-histórica, explicando o porquê de tê-la(s) escolhido. Caso julgue interessante e possua recurso multimidiático, projete no quadro a imagem analisada e solicite aos dois alunos que foram escolhidos para que tracem sobre a imagem projetada a rota sugerida por seu grupo.

Para você saber mais:

Sobre a Cultura Clóvis e suas contradições:

MAÇÃES, Bruno. Clovis Rejeitado: achados arqueológicos nos EUA comprovam que o continente americano começou a ser habitado mais de 2 mil anos antes do que se acreditava. Arqueologia. Scentia, 2013. Disponível em: http://www.scientiadigital.com.br/html/files/6.pdf?1367874167. Acesso em: 12 dez 2018.

Sobre as divergências acerca da passagem humana pelo Estreito de Bering:

CASTRO, Fábio. Estudo descarta chegada de humanos às Américas pelo Estreito de Bering. O Estado de S. Paulo. Ciência. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-descarta-chegada-de-humanos-as-americas-pelo-estreito-de-bering,10000068506. Acesso em: 12 dez 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete no quadro da sala este slide, caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático. Desta forma, os alunos poderão, após a discussão em grupo, traçar sobre a projeção os percursos que, hipoteticamente, os seres humanos pré-históricos teriam utilizado para chegar ao continente americano. Caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GvEY4dnntdWyxksqQZqMTAkj9zy42dsUz3JWSzDQ5MQRSgb5hUTBqqH7qGAY/his6-04und04-imagem-1-origem-e-dispersao-dos-seres-humanos-modernos-homo-sapiens.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda divididos em trios, selecione metade dos trios para que leiam o Texto 1 - trecho do artigo: “As Rochas que podem Reescrever a História da Chegada do Homem às Américas”, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmRe3BVtRDVmZhj8sJMZBzNhMFEbhhx4x86QCRADZV4E2gty9cDtf82TngQB/his6-04und04-trecho-do-artigo-as-rochas-que-podem-reescrever-a-historia-da-chegada-do-homem-as-americas.pdf

Para a outra metade dos trios, peça para que leiam o Texto 2 - trecho do artigo: “Os Descobridores da América”, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3t68MQRnJYzNyVmKhdPPaJnBWaqnP5CjkftA6gkBH4nH5y7xbNPEUYP7k4ms/his6-04und04-trecho-do-artigo-os-descobridores-da-america.pdf

Em seguida, projete ou escreva no quadro duas perguntas relativas aos textos para que os alunos discutam sobre a solução. Perceba que, na questão 1, serão propostas perguntas diferentes para cada texto lido. Porém, a questão 2 poderá ser respondida a partir da leitura de qualquer um dos textos, sendo, portanto, comum a todos os estudantes. Solicite aos alunos para que conversem com seus colegas e procurem responder às questões a partir da leitura dos textos, registrando as respostas no caderno. Durante as discussões, peça para que se recordem das rotas que traçaram no mapa durante a primeira etapa da aula e que comparem-nas com as informações levantadas por meio da leitura dos textos e das discussões com os colegas.

Espera-se que por meio da pergunta 1 (referente ao Texto 1), os alunos consigam compreender que apesar de não desconsiderar totalmente a Teoria de Clóvis, no que se refere ao povoamento da América via Estreito de Bering, a Teoria Malaio-Polinésia desconstrói a ideia tradicional de que a travessia pela Beríngia tenha sido o “único” trajeto utilizado pelos povoadores do continente na Pré-história. Caso os alunos apresentem dificuldade nesta questão, peça para que se recordem do trajeto sugerido pelo mapa da primeira etapa da aula e pergunte se ele é refutado ou confirmado pela Teoria Malaio-Polinésia.

Para a pergunta 1 (referente ao Texto 2), espera-se que os alunos percebam que os vestígios arqueológicos encontrados no sítio arqueológico de Monte Verde trouxeram evidências científicas que contrariam as “datações” estabelecidas pela Teoria de Clóvis para o povoamento da América, embora não refutem a hipótese da travessia por Bering. Caso perceba dificuldades dos alunos para responder a pergunta, questione-os sobre a data de povoamento sugerido pela cultura Clóvis, perguntando se há contrapontos com as evidências encontradas em Monte Verde.

A expectativa para a pergunta 2 (referente aos textos 1 e 2) é que os alunos percebam que as novas evidências apresentadas pelos estudiosos citados em ambos os textos contrariam aspectos tradicionais da Teoria de Clóvis, mas não apresentam dados definitivos sobre o povoamento da América e ainda existem muitas questões a serem respondidas sobre o assunto. Caso perceba dificuldade entre os alunos em responder esta questão, pergunte se a partir da leitura do texto, são encontradas mais desconstrução ou construção de novas ideias. Questione-os se os pesquisadores mencionados no texto apresentam dados definitivos a respeito do povoamento da América, sobretudo sobre os trajetos e datas deste advento histórico.

Para favorecer uma interação ainda maior entre os alunos, proponha que, durante as discussões, um dos alunos do trio troque de lugar com outro colega de trio diferente. Mas cuide para que a troca aconteça entre alunos que estão analisando textos diferentes. Ao final das discussões, escolha três alunos de trios diferentes para apresentar à turma suas respostas.

Para você saber mais:

Resenha do livro “Monte Verde”, de Tom Dillehay:

POLITIS, Gustavo G.. Monte Verde. Un Asentamiento Humano del Pleistoceno Tardío en el Sur de Chile, Tom Dillehay, Colección Serie Universitaria, LOM Ediciones, Universidad Austral de Chile, 2004. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-73562005000200015&lng=es&nrm=iso . Acesso em: 12 dez 2018.

Sobre aspectos da Teoria Malaio-Polinésia:

CASSOL, João Victor Gobbi; CASSOL, Claudionei Vicente; DECARLI, Márcia Negrello. A América Essencial - Autonomia Primitiva: da América inicial aos grandes impérios americanos. 2014. 30 f. Ensino Politécnico. CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza. Cerro Grande - RS, pp. 05-15. Disponível em: http://www.academia.edu/8256464/Chegada_do_Ser_Humano_na_Am%C3%A9rica_primitiva. Acesso em: 12 dez 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do artigo: “ As Rochas que podem Reescrever a História da Chegada do Homem às Américas”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmRe3BVtRDVmZhj8sJMZBzNhMFEbhhx4x86QCRADZV4E2gty9cDtf82TngQB/his6-04und04-trecho-do-artigo-as-rochas-que-podem-reescrever-a-historia-da-chegada-do-homem-as-americas.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do artigo: “ As Rochas que podem Reescrever a História da Chegada do Homem às Américas”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmRe3BVtRDVmZhj8sJMZBzNhMFEbhhx4x86QCRADZV4E2gty9cDtf82TngQB/his6-04und04-trecho-do-artigo-as-rochas-que-podem-reescrever-a-historia-da-chegada-do-homem-as-americas.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do artigo: “Os Descobridores da América”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3t68MQRnJYzNyVmKhdPPaJnBWaqnP5CjkftA6gkBH4nH5y7xbNPEUYP7k4ms/his6-04und04-trecho-do-artigo-os-descobridores-da-america.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do artigo: “Os Descobridores da América”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3t68MQRnJYzNyVmKhdPPaJnBWaqnP5CjkftA6gkBH4nH5y7xbNPEUYP7k4ms/his6-04und04-trecho-do-artigo-os-descobridores-da-america.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, projete ou imprima cópias da Imagem 2: “Palavras Cruzadas”. A imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQQYJXXexwCkjpmbEZFGXSEwJuqWxpucnyTH9HYBqnEcFrWmpuKwy9AG5gPR/his6-04und04-imagem-2-palavras-cruzadas.pdf

Em seguida, proponha aos alunos que conversem com seus pares no grupo e procurem solucionar as Palavras Cruzadas, de acordo com todas as informações analisadas durante a aula. Oriente-os a identificar a palavra que preenche corretamente as lacunas do item 1, de acordo com a definição apresentada na legenda. Oriente-os, ainda, a criar duas legendas para as palavras já preenchidas nos itens 2 e 3 das Palavras Cruzadas.

Durante as discussões sobre a primeira palavra, procure indicar uma nova observação sobre o mapa e respectiva legenda, apresentados na primeira etapa da aula. Espera-se que com base nas informações do item 1 da legenda, os alunos consigam, com certa facilidade, identificar a palavra “Clóvis”. Caso identifiquem-na rapidamente, questione-os sobre quais itens da frase constante na legenda fizeram com que identificassem a palavra “Clóvis” como adequada para aquela definição. O trabalho com os itens 2 e 3 da legenda será mais complexo para os alunos, pois terão de estabelecer definições para as palavras já preenchidas nas lacunas (Monte Verde e Malaio-Polinésia). Espera-se que, ao elaborar as definições que constarão na legenda, os alunos consigam apontar os aspectos problematizadores das descobertas do sítio arqueológico de Monte Verde e das ideias da Teoria Malaio-Polinésia que contrapõem-se aos pensamentos tradicionais estabelecidos pela cultura Clóvis. Caso os alunos apresentem dificuldades para construir as definições, questione-os sobre as mudanças nas hipóteses de tempo do povoamento da América a partir das descobertas em Monte Verde e pergunte sobre a possibilidade de rotas alternativas a partir das ideias disseminadas pela Teoria Malaio-Polinésia.

Após as discussões entre os alunos do trio e após a elaboração dos registros, escolha três alunos de diferentes grupos para que comentem, respectivamente, os itens 1, 2 e 3 das Palavras Cruzadas, explicando à turma o porquê de suas definições.

Para você saber mais:

Software gratuito para elaboração de Palavras Cruzadas. O programa pode ser baixado no computador, tablet ou smartphone e sua função é criar, de forma rápida, lacunas das palavras cruzadas, de acordo com os termos e legendas que são registradas pelo usuário:

https://www.eclipsecrossword.com/download.aspx. (Acesso em 7 de março de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático, projete a Imagem 2: “Palavras Cruzadas” no quadro para que os alunos procurem solucioná-la de acordo com suas orientações. Se preferir imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQQYJXXexwCkjpmbEZFGXSEwJuqWxpucnyTH9HYBqnEcFrWmpuKwy9AG5gPR/his6-04und04-imagem-2-palavras-cruzadas.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis ou canetas coloridas, cópias impressas do texto, cópias impressas das imagens e projetor.

Material complementar:

Imagem 1: Origem e Dispersão dos Seres Humanos Modernos, Homo Sapiens.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GvEY4dnntdWyxksqQZqMTAkj9zy42dsUz3JWSzDQ5MQRSgb5hUTBqqH7qGAY/his6-04und04-imagem-1-origem-e-dispersao-dos-seres-humanos-modernos-homo-sapiens.pdf

Imagem 2: Palavras Cruzadas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQQYJXXexwCkjpmbEZFGXSEwJuqWxpucnyTH9HYBqnEcFrWmpuKwy9AG5gPR/his6-04und04-imagem-2-palavras-cruzadas.pdf

TEXTO 1 - Trecho do artigo: As Rochas que podem Reescrever a História da Chegada do Homem às Américas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmRe3BVtRDVmZhj8sJMZBzNhMFEbhhx4x86QCRADZV4E2gty9cDtf82TngQB/his6-04und04-trecho-do-artigo-as-rochas-que-podem-reescrever-a-historia-da-chegada-do-homem-as-americas.pdf

TEXTO 2 - Trecho do artigo: Os Descobridores da América

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3t68MQRnJYzNyVmKhdPPaJnBWaqnP5CjkftA6gkBH4nH5y7xbNPEUYP7k4ms/his6-04und04-trecho-do-artigo-os-descobridores-da-america.pdf

Estudar a Pré-história americana pode ser muito estimulante para os alunos, uma vez que o universo científico que trata deste assunto é repleto de teorias e hipóteses que ora complementam-se, ora desconstroem-se, levando os estudantes a pensamentos desafiadores. O presente plano de aula foi elaborado com esta intencionalidade: desafiar o aluno a questionar pensamentos tradicionais à luz de novas descobertas. Portanto, mais do que conhecer aspectos da Teoria Malaio-Polinésia e mais do que identificar as descobertas do Sítio Arqueológico de Monte Verde, a proposta é levar o aluno a utilizar este conhecimento para problematizar concepções arqueológicas anteriores e perceber que o conhecimento é dinâmico e se modifica a cada olhar e a cada nova descoberta. Portanto, procure direcionar o olhar do aluno para além do “conhecer”. Busque, durante esta aula, estimulá-lo a assumir uma postura investigativa, crítica e participativa.

Para você saber mais:

Sobre aspectos de diversas teorias a respeito do Povoamento da América:

SILVEIRA, Evanildo. Antes de Colombo. Disponível em:https://www.sescsp.org.br/online/artigo/5320_ANTES+DE+COLOMBO. Acesso em: 18 out 2018.

Sobre as divergências acerca da passagem humana pelo Estreito de Bering:

CASTRO, Fábio. Estudo descarta chegada de humanos às Américas pelo Estreito de Bering. O Estado de S. Paulo. Ciência. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-descarta-chegada-de-humanos-as-americas-pelo-estreito-de-bering,10000068506. Acesso em: 12 dez 2018.

Resenha do livro “Monte Verde”, de Tom Dillehay:

POLITIS, Gustavo G.. Monte Verde. Un Asentamiento Humano del Pleistoceno Tardío en el Sur de Chile, Tom Dillehay, Colección Serie Universitaria, LOM Ediciones, Universidad Austral de Chile, 2004. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-73562005000200015&lng=es&nrm=iso . Acesso em: 12 dez 2018.

Sobre a Cultura Clóvis e suas contradições:

MAÇÃES, Bruno. Clovis Rejeitado: achados arqueológicos nos EUA comprovam que o continente americano começou a ser habitado mais de 2 mil anos antes do que se acreditava.. Arqueologia. Scentia, 2013. Disponível em: http://www.scientiadigital.com.br/html/files/6.pdf?1367874167. Acesso em: 12 dez 2018.

Sobre aspectos da Teoria Malaio-Polinésia:

CASSOL, João Victor Gobbi; CASSOL, Claudionei Vicente; DECARLI, Márcia Negrello. A América Essencial - Autonomia Primitiva: da América inicial aos grandes impérios americanos. 2014. 30 f. Ensino Politécnico. CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza. Cerro Grande - RS, pp. 05-15. Disponível em: http://www.academia.edu/8256464/Chegada_do_Ser_Humano_na_Am%C3%A9rica_primitiva. Acesso em: 12 dez 2018.

Software gratuito para elaboração de Palavras Cruzadas. O programa pode ser baixado no computador, tablet ou smartphone e sua função é criar, de forma rápida, lacunas das palavras cruzadas, de acordo com os termos e legendas que são registradas pelo usuário:

https://www.eclipsecrossword.com/download.aspx.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante destacar que, ao final da aula, espera-se que os alunos não apenas conheçam aspectos da Teoria Malaio-Polinésia e sobre os vestígios arqueológicos encontrados no sítio de Monte Verde, mas que consigam comparar teorias tradicionais com os novos conhecimentos, identificando construções e desconstruções de ideias por meio de uma postura investigativa e questionadora.

Para você saber mais:

Sobre aspectos de diversas teorias a respeito do Povoamento da América:

SILVEIRA, Evanildo. Antes de Colombo. Disponível em:https://www.sescsp.org.br/online/artigo/5320_ANTES+DE+COLOMBO. Acesso em: 18 out 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa da aula é importante trabalhar com o levantamento de hipóteses a partir das conclusões dos alunos. Por meio da apresentação da imagem de um mapa com uma possível rota dos seres humanos que povoaram a América na Pré-história, será possível que os estudantes tenham o primeiro contato com os desafios com os quais os cientistas se deparam para desvendar o passado pré-histórico desse continente.

Para começar, distribua aos alunos cópias impressas da imagem: “Origem e Dispersão dos Seres Humanos Modernos, Homo Sapiens”, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GvEY4dnntdWyxksqQZqMTAkj9zy42dsUz3JWSzDQ5MQRSgb5hUTBqqH7qGAY/his6-04und04-imagem-1-origem-e-dispersao-dos-seres-humanos-modernos-homo-sapiens.pdf

Proponha aos alunos que se reúnam em trios e que conversem com seus colegas a respeito de possíveis rotas percorridas pelos primeiros seres humanos que povoaram a América a partir de outros continentes. A expectativa é que os alunos observem o mapa, leiam a legenda e percebam que uma das rotas hipotéticas (via Estreito de Bering) é aceita por uma das teorias que tratam sobre os primeiros habitantes do continente americano, a Teoria de Clóvis, mas que outras rotas poderiam ter sido utilizadas, uma vez que se trata de uma conclusão hipotética.

Caso os alunos apresentem dificuldades em pensar em outros percursos, lembre-os de observar tanto a parte terrestre do mapa, quanto a parte oceânica, com suas ilhas e arquipélagos. Para estimular o pensamento, pergunte se acreditam que os seres humanos daquela época já eram capazes de construir canoas ou algum tipo de instrumento rudimentar para navegação. Pergunte, também, se acreditam que uma viagem pelo interior do continente apresentaria maiores ou menores desafios do que uma viagem pela região costeira.

Após as discussões, peça para que os alunos entrem em consenso, traçando com lápis ou caneta colorida uma ou mais rotas que acreditam terem sido, possivelmente, utilizadas pelos primeiros habitantes do continente americano que migraram a partir de outras regiões do planeta. Solicite que escrevam no caderno uma justificativa para cada rota escolhida, explicando o porquê de acreditarem que aqueles seres humanos teriam utilizado o percurso traçado.

Na sequência, escolha dois alunos de diferentes trios para que apresentem à turma, respectivamente, duas diferentes rotas que acreditam terem sido utilizadas pelos primeiros habitantes da América pré-histórica, explicando o porquê de tê-la(s) escolhido. Caso julgue interessante e possua recurso multimidiático, projete no quadro a imagem analisada e solicite aos dois alunos que foram escolhidos para que tracem sobre a imagem projetada a rota sugerida por seu grupo.

Para você saber mais:

Sobre a Cultura Clóvis e suas contradições:

MAÇÃES, Bruno. Clovis Rejeitado: achados arqueológicos nos EUA comprovam que o continente americano começou a ser habitado mais de 2 mil anos antes do que se acreditava. Arqueologia. Scentia, 2013. Disponível em: http://www.scientiadigital.com.br/html/files/6.pdf?1367874167. Acesso em: 12 dez 2018.

Sobre as divergências acerca da passagem humana pelo Estreito de Bering:

CASTRO, Fábio. Estudo descarta chegada de humanos às Américas pelo Estreito de Bering. O Estado de S. Paulo. Ciência. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-descarta-chegada-de-humanos-as-americas-pelo-estreito-de-bering,10000068506. Acesso em: 12 dez 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete no quadro da sala este slide, caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático. Desta forma, os alunos poderão, após a discussão em grupo, traçar sobre a projeção os percursos que, hipoteticamente, os seres humanos pré-históricos teriam utilizado para chegar ao continente americano. Caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GvEY4dnntdWyxksqQZqMTAkj9zy42dsUz3JWSzDQ5MQRSgb5hUTBqqH7qGAY/his6-04und04-imagem-1-origem-e-dispersao-dos-seres-humanos-modernos-homo-sapiens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com os alunos ainda divididos em trios, selecione metade dos trios para que leiam o Texto 1 - trecho do artigo: “As Rochas que podem Reescrever a História da Chegada do Homem às Américas”, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmRe3BVtRDVmZhj8sJMZBzNhMFEbhhx4x86QCRADZV4E2gty9cDtf82TngQB/his6-04und04-trecho-do-artigo-as-rochas-que-podem-reescrever-a-historia-da-chegada-do-homem-as-americas.pdf

Para a outra metade dos trios, peça para que leiam o Texto 2 - trecho do artigo: “Os Descobridores da América”, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3t68MQRnJYzNyVmKhdPPaJnBWaqnP5CjkftA6gkBH4nH5y7xbNPEUYP7k4ms/his6-04und04-trecho-do-artigo-os-descobridores-da-america.pdf

Em seguida, projete ou escreva no quadro duas perguntas relativas aos textos para que os alunos discutam sobre a solução. Perceba que, na questão 1, serão propostas perguntas diferentes para cada texto lido. Porém, a questão 2 poderá ser respondida a partir da leitura de qualquer um dos textos, sendo, portanto, comum a todos os estudantes. Solicite aos alunos para que conversem com seus colegas e procurem responder às questões a partir da leitura dos textos, registrando as respostas no caderno. Durante as discussões, peça para que se recordem das rotas que traçaram no mapa durante a primeira etapa da aula e que comparem-nas com as informações levantadas por meio da leitura dos textos e das discussões com os colegas.

Espera-se que por meio da pergunta 1 (referente ao Texto 1), os alunos consigam compreender que apesar de não desconsiderar totalmente a Teoria de Clóvis, no que se refere ao povoamento da América via Estreito de Bering, a Teoria Malaio-Polinésia desconstrói a ideia tradicional de que a travessia pela Beríngia tenha sido o “único” trajeto utilizado pelos povoadores do continente na Pré-história. Caso os alunos apresentem dificuldade nesta questão, peça para que se recordem do trajeto sugerido pelo mapa da primeira etapa da aula e pergunte se ele é refutado ou confirmado pela Teoria Malaio-Polinésia.

Para a pergunta 1 (referente ao Texto 2), espera-se que os alunos percebam que os vestígios arqueológicos encontrados no sítio arqueológico de Monte Verde trouxeram evidências científicas que contrariam as “datações” estabelecidas pela Teoria de Clóvis para o povoamento da América, embora não refutem a hipótese da travessia por Bering. Caso perceba dificuldades dos alunos para responder a pergunta, questione-os sobre a data de povoamento sugerido pela cultura Clóvis, perguntando se há contrapontos com as evidências encontradas em Monte Verde.

A expectativa para a pergunta 2 (referente aos textos 1 e 2) é que os alunos percebam que as novas evidências apresentadas pelos estudiosos citados em ambos os textos contrariam aspectos tradicionais da Teoria de Clóvis, mas não apresentam dados definitivos sobre o povoamento da América e ainda existem muitas questões a serem respondidas sobre o assunto. Caso perceba dificuldade entre os alunos em responder esta questão, pergunte se a partir da leitura do texto, são encontradas mais desconstrução ou construção de novas ideias. Questione-os se os pesquisadores mencionados no texto apresentam dados definitivos a respeito do povoamento da América, sobretudo sobre os trajetos e datas deste advento histórico.

Para favorecer uma interação ainda maior entre os alunos, proponha que, durante as discussões, um dos alunos do trio troque de lugar com outro colega de trio diferente. Mas cuide para que a troca aconteça entre alunos que estão analisando textos diferentes. Ao final das discussões, escolha três alunos de trios diferentes para apresentar à turma suas respostas.

Para você saber mais:

Resenha do livro “Monte Verde”, de Tom Dillehay:

POLITIS, Gustavo G.. Monte Verde. Un Asentamiento Humano del Pleistoceno Tardío en el Sur de Chile, Tom Dillehay, Colección Serie Universitaria, LOM Ediciones, Universidad Austral de Chile, 2004. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-73562005000200015&lng=es&nrm=iso . Acesso em: 12 dez 2018.

Sobre aspectos da Teoria Malaio-Polinésia:

CASSOL, João Victor Gobbi; CASSOL, Claudionei Vicente; DECARLI, Márcia Negrello. A América Essencial - Autonomia Primitiva: da América inicial aos grandes impérios americanos. 2014. 30 f. Ensino Politécnico. CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza. Cerro Grande - RS, pp. 05-15. Disponível em: http://www.academia.edu/8256464/Chegada_do_Ser_Humano_na_Am%C3%A9rica_primitiva. Acesso em: 12 dez 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do artigo: “ As Rochas que podem Reescrever a História da Chegada do Homem às Américas”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmRe3BVtRDVmZhj8sJMZBzNhMFEbhhx4x86QCRADZV4E2gty9cDtf82TngQB/his6-04und04-trecho-do-artigo-as-rochas-que-podem-reescrever-a-historia-da-chegada-do-homem-as-americas.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do artigo: “ As Rochas que podem Reescrever a História da Chegada do Homem às Américas”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmRe3BVtRDVmZhj8sJMZBzNhMFEbhhx4x86QCRADZV4E2gty9cDtf82TngQB/his6-04und04-trecho-do-artigo-as-rochas-que-podem-reescrever-a-historia-da-chegada-do-homem-as-americas.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do artigo: “Os Descobridores da América”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3t68MQRnJYzNyVmKhdPPaJnBWaqnP5CjkftA6gkBH4nH5y7xbNPEUYP7k4ms/his6-04und04-trecho-do-artigo-os-descobridores-da-america.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar ao invés de imprimir o trecho do artigo: “Os Descobridores da América”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3t68MQRnJYzNyVmKhdPPaJnBWaqnP5CjkftA6gkBH4nH5y7xbNPEUYP7k4ms/his6-04und04-trecho-do-artigo-os-descobridores-da-america.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, projete ou imprima cópias da Imagem 2: “Palavras Cruzadas”. A imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQQYJXXexwCkjpmbEZFGXSEwJuqWxpucnyTH9HYBqnEcFrWmpuKwy9AG5gPR/his6-04und04-imagem-2-palavras-cruzadas.pdf

Em seguida, proponha aos alunos que conversem com seus pares no grupo e procurem solucionar as Palavras Cruzadas, de acordo com todas as informações analisadas durante a aula. Oriente-os a identificar a palavra que preenche corretamente as lacunas do item 1, de acordo com a definição apresentada na legenda. Oriente-os, ainda, a criar duas legendas para as palavras já preenchidas nos itens 2 e 3 das Palavras Cruzadas.

Durante as discussões sobre a primeira palavra, procure indicar uma nova observação sobre o mapa e respectiva legenda, apresentados na primeira etapa da aula. Espera-se que com base nas informações do item 1 da legenda, os alunos consigam, com certa facilidade, identificar a palavra “Clóvis”. Caso identifiquem-na rapidamente, questione-os sobre quais itens da frase constante na legenda fizeram com que identificassem a palavra “Clóvis” como adequada para aquela definição. O trabalho com os itens 2 e 3 da legenda será mais complexo para os alunos, pois terão de estabelecer definições para as palavras já preenchidas nas lacunas (Monte Verde e Malaio-Polinésia). Espera-se que, ao elaborar as definições que constarão na legenda, os alunos consigam apontar os aspectos problematizadores das descobertas do sítio arqueológico de Monte Verde e das ideias da Teoria Malaio-Polinésia que contrapõem-se aos pensamentos tradicionais estabelecidos pela cultura Clóvis. Caso os alunos apresentem dificuldades para construir as definições, questione-os sobre as mudanças nas hipóteses de tempo do povoamento da América a partir das descobertas em Monte Verde e pergunte sobre a possibilidade de rotas alternativas a partir das ideias disseminadas pela Teoria Malaio-Polinésia.

Após as discussões entre os alunos do trio e após a elaboração dos registros, escolha três alunos de diferentes grupos para que comentem, respectivamente, os itens 1, 2 e 3 das Palavras Cruzadas, explicando à turma o porquê de suas definições.

Para você saber mais:

Software gratuito para elaboração de Palavras Cruzadas. O programa pode ser baixado no computador, tablet ou smartphone e sua função é criar, de forma rápida, lacunas das palavras cruzadas, de acordo com os termos e legendas que são registradas pelo usuário:

https://www.eclipsecrossword.com/download.aspx. (Acesso em 7 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Orientações: Caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático, projete a Imagem 2: “Palavras Cruzadas” no quadro para que os alunos procurem solucioná-la de acordo com suas orientações. Se preferir imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQQYJXXexwCkjpmbEZFGXSEwJuqWxpucnyTH9HYBqnEcFrWmpuKwy9AG5gPR/his6-04und04-imagem-2-palavras-cruzadas.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano :

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano