16697
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - A origem dos seres humanos

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A origem dos seres humanos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é comparar a origem dos seres humanos segundo ideias criacionistas. Para desenvolvê-la com os alunos, você poderá trabalhar de forma:

- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula com uma pergunta que possibilite que os alunos expressem as concepções que já têm sobre o assunto:
- Como os seres humanos surgiram na terra?

Eles poderão expressar as ideias em forma de mensagens de texto (ou no chat do Hangouts, que é uma boa ferramenta para isso), as quais você pode copiar e salvar em um documento no Word. Outra opção é criar um mural no Padlet com post-its, para organizar estas percepções (veja aqui como usá-lo).

Problematização
Disponibilize aos alunos os textos referentes à origem dos seres humanos na perspectiva Maia e Babilônica. Se estiverem conectados de forma síncrona, faça a leitura em voz alta (você pode eleger alguns leitores). Depois, pergunte:
- Quais aspectos mais chamam a atenção de vocês nestas narrativas?

Solicite que, novamente, os alunos expressem as percepções. Nesta etapa, é importante que eles as registrem em um documento, que pode ser no caderno ou em um arquivo no Word, inserindo uma tabela com 3 colunas (para a perspectiva deles, a Maia e a Babilônica). Isso também pode ser feito no Padlet, de forma colaborativa. A partir da tabela comparativa, eles devem responder:
- Quais as diferenças e semelhanças entre estes pontos de vista sobre a criação dos seres humanos?

Sistematização
Depois de promover estas atividades no ambiente virtual, incentive os estudantes a organizarem nos cadernos os verbetes com as definições dos termos propostos, seguidos de uma conclusão pessoal sobre o tema.

Convite às famílias
Convide as famílias a fazer uma roda de contação sobre as diferentes concepções da criação dos seres humanos. Para isso, eles podem ler o artigo: 10 mitos de criação da vida humana em diferentes sociedades (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_03UND01

(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas