16694
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Localização espacial e noções topológicas

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre localizar-se no espaço escolar a partir de noções topológicas.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, é esperado que as crianças desenvolvam noções topológicas, como vizinhança entre os espaços escolares e sequência do percurso realizado. Elas também vão conhecer alguns pontos de referência e utilizar símbolos para os locais visitados, já trabalhando a noção de legenda. Por fim, farão seu mapa mental, organizando e sistematizando todos os conceitos anteriormente citados.

Materiais necessários: Lápis, borracha, cola, prancheta (caso seja possível) para firmar a folha, poderá ser substituída por um caderno.

Material complementar:

Tabela para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jyHW3xH6GfyCSFVYcvc7jBwTSkAVy85bsNvuC3dQwAKKESqSrHUjBeKkD9jV/geo1-08und06-acao-propositiva-tabela.pdf

Modelo de lista de tarefas, para utilizar na Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MkwNMtXGwX9YhzKr9BEturnwRZmySru7Wz3ef6CYK9Y9nuN6xyrJ79yspeR9/geo1-08und06-problematizacao-modelo-de-lista-de-tarefas.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: É necessário que o professor avise os responsáveis pelos espaços escolares sobre a tarefa e viabilize com eles os melhores horários e dias para as visitas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Deixe que as crianças respondam a pergunta no slide e faça outros questionamentos a elas, na sequência. Alguns exemplos:

  • Você já reparou que a escola tem outros espaços além da nossa sala?
  • Quais deles você já visitou?
  • Conte aos colegas o que temos na escola.

Utilize os espaços disponíveis em sua escola e adapte o plano conforme o seu espaço escolar.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para verificar se os estudantes conhecem os espaços escolares e sua utilidade e motivá-los a realizar o percurso, realize a brincadeira de adivinhação sugerida no slide. Você pode ler a adivinha e deixar a turma responder.

Se não houver biblioteca ou cantina, substitua as adivinhações por outras adequadas ao espaço escolar disponível.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Os ajudantes do dia são prática frequente em muitas escolas. As crianças ficam sempre muito empolgadas com a possibilidade de ajudar a professora. Pergunte elas quais ações e tarefas são adequadas em cada dependência da escola. Essa pergunta está presente no próximo slide. Projete-a enquanto desenvolve a atividade.

Converse com os estudantes sobre a importância de ajudar os demais e deixe que falem porque gostariam de ser ajudantes do dia.

Faça uma lista com tarefas predeterminadas para os estudantes. Diga que cada um terá uma tarefa e o professor deverá especificá-la conforme os recursos e espaços disponíveis e as característica individuais das crianças. Alguns exemplos: pegar livros na biblioteca ou lavar uma fruta ou verdura na cantina.

Você pode escrever as tarefas no quadro ou em um papel kraft e pendurar na sala. Outra possibilidade é distribuir entre os alunos. Leia as tarefas para as crianças ou incentive-as a ler, caso já estejam alfabetizadas.

Modelo de lista de tarefas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4dYuUsqA4JEsZ9b2GqXTQJ5jqNQ8zVKvf5bVAz5zYeA9uVsJhwADbq8SAUM/geo1-08und06-problematizacao-modelo-de-lista-de-tarefas.pdf

Caso não seja realidade da sua escola a utilização da estratégia de ajudante do dia, você pode motivar as crianças sobre a importância da colaboração uns com os outros e dizer que, neste dia, várias tarefas (pode chamar de missões secretas) precisam ser realizadas e você não poderá fazer tudo sozinho. Pergunte se as crianças estão dispostas a ajudar.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os ajudantes do dia são prática frequente em muitas escolas. As crianças ficam sempre muito empolgadas com a possibilidade de ajudar a professora. Pergunte elas quais ações e tarefas são adequadas em cada dependência da escola. Essa pergunta está presente no próximo slide. Projete-a enquanto desenvolve a atividade.

Converse com os estudantes sobre a importância de ajudar os demais e deixe que falem porque gostariam de ser ajudantes do dia.

Faça uma lista com tarefas predeterminadas para os estudantes. Diga que cada um terá uma tarefa e o professor deverá especificá-la conforme os recursos e espaços disponíveis e as característica individuais das crianças. Alguns exemplos: pegar livros na biblioteca ou lavar uma fruta ou verdura na cantina.

Você pode escrever as tarefas no quadro ou em um papel kraft e pendurar na sala. Outra possibilidade é distribuir entre os alunos. Leia as tarefas para as crianças ou incentive-as a ler, caso já estejam alfabetizadas.

Modelo de lista de tarefas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4dYuUsqA4JEsZ9b2GqXTQJ5jqNQ8zVKvf5bVAz5zYeA9uVsJhwADbq8SAUM/geo1-08und06-problematizacao-modelo-de-lista-de-tarefas.pdf

Caso não seja realidade da sua escola a utilização da estratégia de ajudante do dia, você pode motivar as crianças sobre a importância da colaboração uns com os outros e dizer que, neste dia, várias tarefas (pode chamar de missões secretas) precisam ser realizadas e você não poderá fazer tudo sozinho. Pergunte se as crianças estão dispostas a ajudar.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: A imagem deste slide é apenas ilustrativa. Se necessário, adapte o slide conforme os espaços que percorrerá com os estudantes.

Organize o percurso com os estudantes ainda na sala. Exemplos de falas suas neste momento:

  • Primeiro iremos ao/a…
  • Lá, temos a seguinte tarefa…
  • Quem será responsável por cumpri-la?

Combine com a turma símbolos para cada lugar que será visitado, como biblioteca, cantina, portaria etc.

Explique que durante o percurso eles deverão preencher uma tabela conforme a ordem de visitação.

Aqui, você tem disponível um modelo para essa tabela. Adapte conforme sua necessidade/possibilidade.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7xt8ZYHYpfutxDyCBXJbB6jMJVVk63638JUjqnacfPQbAYknNs35Pvc5DpU9/geo1-08und06-acao-propositiva-tabela.pdf

Utilize os espaços disponíveis em sua escola. Adapte o plano conforme seu espaço escolar.

Fonte da imagem: pixabey.com - https://pixabay.com/pt/livro-personagens-gr%C3%A1ficos-classe-2024008/ livre para uso comercial

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Oriente os estudantes a ilustrar o percurso realizado. A tabela que preencheram durante o percurso será utilizada como fonte de consulta para verificar a ordem do trajeto.

Retome as respostas dos estudantes na tabela. Se necessário, projete ou ilustre os símbolos no quadro e escreva as palavras correspondentes.

Oriente-os a ilustrar uma legenda, no mapa, com os símbolos e o que representam na realidade.

Deverão ser observadas as noções topológicas: vizinhança, ordem e sucessão.

Conforme o percurso específico de sua escola, oriente os estudantes na confecção do mapa:

Exemplo de perguntas e respostas possíveis:

  • Qual foi o ponto de partida do nosso percurso? A biblioteca.
  • O que veio depois? A cantina. Em seguida veio o laboratório.
  • Qual foi o espaço visitado entre a biblioteca e o laboratório? A cantina.
  • Qual foi o local visitado mais distante da nossa sala?
  • E o mais próximo?

Acompanhe a realização da tarefa percorrendo as mesas e esclarecendo dúvidas das crianças. Avalie se elas estão seguindo corretamente o percurso, se estão utilizando os símbolos combinados para cada espaço e se estão consultando a tabela.

Na próxima aula, depois que as crianças finalizarem os desenhos, exponha todos no pátio, no corredor ou na própria sala. Se possível, convide os funcionários que trabalham nos espaços visitados para ver o resultado do trabalho. Peça às crianças que expliquem os desenhos a eles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, é esperado que as crianças desenvolvam noções topológicas, como vizinhança entre os espaços escolares e sequência do percurso realizado. Elas também vão conhecer alguns pontos de referência e utilizar símbolos para os locais visitados, já trabalhando a noção de legenda. Por fim, farão seu mapa mental, organizando e sistematizando todos os conceitos anteriormente citados.

Materiais necessários: Lápis, borracha, cola, prancheta (caso seja possível) para firmar a folha, poderá ser substituída por um caderno.

Material complementar:

Tabela para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jyHW3xH6GfyCSFVYcvc7jBwTSkAVy85bsNvuC3dQwAKKESqSrHUjBeKkD9jV/geo1-08und06-acao-propositiva-tabela.pdf

Modelo de lista de tarefas, para utilizar na Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MkwNMtXGwX9YhzKr9BEturnwRZmySru7Wz3ef6CYK9Y9nuN6xyrJ79yspeR9/geo1-08und06-problematizacao-modelo-de-lista-de-tarefas.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: É necessário que o professor avise os responsáveis pelos espaços escolares sobre a tarefa e viabilize com eles os melhores horários e dias para as visitas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Deixe que as crianças respondam a pergunta no slide e faça outros questionamentos a elas, na sequência. Alguns exemplos:

  • Você já reparou que a escola tem outros espaços além da nossa sala?
  • Quais deles você já visitou?
  • Conte aos colegas o que temos na escola.

Utilize os espaços disponíveis em sua escola e adapte o plano conforme o seu espaço escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para verificar se os estudantes conhecem os espaços escolares e sua utilidade e motivá-los a realizar o percurso, realize a brincadeira de adivinhação sugerida no slide. Você pode ler a adivinha e deixar a turma responder.

Se não houver biblioteca ou cantina, substitua as adivinhações por outras adequadas ao espaço escolar disponível.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Os ajudantes do dia são prática frequente em muitas escolas. As crianças ficam sempre muito empolgadas com a possibilidade de ajudar a professora. Pergunte elas quais ações e tarefas são adequadas em cada dependência da escola. Essa pergunta está presente no próximo slide. Projete-a enquanto desenvolve a atividade.

Converse com os estudantes sobre a importância de ajudar os demais e deixe que falem porque gostariam de ser ajudantes do dia.

Faça uma lista com tarefas predeterminadas para os estudantes. Diga que cada um terá uma tarefa e o professor deverá especificá-la conforme os recursos e espaços disponíveis e as característica individuais das crianças. Alguns exemplos: pegar livros na biblioteca ou lavar uma fruta ou verdura na cantina.

Você pode escrever as tarefas no quadro ou em um papel kraft e pendurar na sala. Outra possibilidade é distribuir entre os alunos. Leia as tarefas para as crianças ou incentive-as a ler, caso já estejam alfabetizadas.

Modelo de lista de tarefas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4dYuUsqA4JEsZ9b2GqXTQJ5jqNQ8zVKvf5bVAz5zYeA9uVsJhwADbq8SAUM/geo1-08und06-problematizacao-modelo-de-lista-de-tarefas.pdf

Caso não seja realidade da sua escola a utilização da estratégia de ajudante do dia, você pode motivar as crianças sobre a importância da colaboração uns com os outros e dizer que, neste dia, várias tarefas (pode chamar de missões secretas) precisam ser realizadas e você não poderá fazer tudo sozinho. Pergunte se as crianças estão dispostas a ajudar.

Slide Plano Aula

Orientações: Os ajudantes do dia são prática frequente em muitas escolas. As crianças ficam sempre muito empolgadas com a possibilidade de ajudar a professora. Pergunte elas quais ações e tarefas são adequadas em cada dependência da escola. Essa pergunta está presente no próximo slide. Projete-a enquanto desenvolve a atividade.

Converse com os estudantes sobre a importância de ajudar os demais e deixe que falem porque gostariam de ser ajudantes do dia.

Faça uma lista com tarefas predeterminadas para os estudantes. Diga que cada um terá uma tarefa e o professor deverá especificá-la conforme os recursos e espaços disponíveis e as característica individuais das crianças. Alguns exemplos: pegar livros na biblioteca ou lavar uma fruta ou verdura na cantina.

Você pode escrever as tarefas no quadro ou em um papel kraft e pendurar na sala. Outra possibilidade é distribuir entre os alunos. Leia as tarefas para as crianças ou incentive-as a ler, caso já estejam alfabetizadas.

Modelo de lista de tarefas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4dYuUsqA4JEsZ9b2GqXTQJ5jqNQ8zVKvf5bVAz5zYeA9uVsJhwADbq8SAUM/geo1-08und06-problematizacao-modelo-de-lista-de-tarefas.pdf

Caso não seja realidade da sua escola a utilização da estratégia de ajudante do dia, você pode motivar as crianças sobre a importância da colaboração uns com os outros e dizer que, neste dia, várias tarefas (pode chamar de missões secretas) precisam ser realizadas e você não poderá fazer tudo sozinho. Pergunte se as crianças estão dispostas a ajudar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: A imagem deste slide é apenas ilustrativa. Se necessário, adapte o slide conforme os espaços que percorrerá com os estudantes.

Organize o percurso com os estudantes ainda na sala. Exemplos de falas suas neste momento:

  • Primeiro iremos ao/a…
  • Lá, temos a seguinte tarefa…
  • Quem será responsável por cumpri-la?

Combine com a turma símbolos para cada lugar que será visitado, como biblioteca, cantina, portaria etc.

Explique que durante o percurso eles deverão preencher uma tabela conforme a ordem de visitação.

Aqui, você tem disponível um modelo para essa tabela. Adapte conforme sua necessidade/possibilidade.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7xt8ZYHYpfutxDyCBXJbB6jMJVVk63638JUjqnacfPQbAYknNs35Pvc5DpU9/geo1-08und06-acao-propositiva-tabela.pdf

Utilize os espaços disponíveis em sua escola. Adapte o plano conforme seu espaço escolar.

Fonte da imagem: pixabey.com - https://pixabay.com/pt/livro-personagens-gr%C3%A1ficos-classe-2024008/ livre para uso comercial

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Oriente os estudantes a ilustrar o percurso realizado. A tabela que preencheram durante o percurso será utilizada como fonte de consulta para verificar a ordem do trajeto.

Retome as respostas dos estudantes na tabela. Se necessário, projete ou ilustre os símbolos no quadro e escreva as palavras correspondentes.

Oriente-os a ilustrar uma legenda, no mapa, com os símbolos e o que representam na realidade.

Deverão ser observadas as noções topológicas: vizinhança, ordem e sucessão.

Conforme o percurso específico de sua escola, oriente os estudantes na confecção do mapa:

Exemplo de perguntas e respostas possíveis:

  • Qual foi o ponto de partida do nosso percurso? A biblioteca.
  • O que veio depois? A cantina. Em seguida veio o laboratório.
  • Qual foi o espaço visitado entre a biblioteca e o laboratório? A cantina.
  • Qual foi o local visitado mais distante da nossa sala?
  • E o mais próximo?

Acompanhe a realização da tarefa percorrendo as mesas e esclarecendo dúvidas das crianças. Avalie se elas estão seguindo corretamente o percurso, se estão utilizando os símbolos combinados para cada espaço e se estão consultando a tabela.

Na próxima aula, depois que as crianças finalizarem os desenhos, exponha todos no pátio, no corredor ou na própria sala. Se possível, convide os funcionários que trabalham nos espaços visitados para ver o resultado do trabalho. Peça às crianças que expliquem os desenhos a eles.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano