Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a utilização deste plano de aula será necessário o uso das imagens do slide 4, se não for possível a projeção o professor deverá trazer as imagens impressas, ou outras semelhantes a estas encontradas em jornais e revistas. Será necessário também, a autorização da escola e dos pais dos alunos para que possam sair da escola com o professor e auxiliares para andar pelo bairro e realizar a atividade da ação propositiva. Se por qualquer motivo a saída da escola não for possível, o professor poderá realizar a atividade promovendo a análise do entorno da escola através de fotos, que devem ser tiradas nos dias que antecedem a atividade, como substituição ao estudo do meio.
Para você saber mais:
Conceito de paisagem segundo Milton Santos, disponível em: http://ecoarte.info/ecoarte/2010/03/metamorfoses-do-espaco-habitado-%E2%80%93-paisagem-e-espaco-cap-v-%E2%80%93-milton-santos/ . Acesso em 24 de janeiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece pedindo para que pensem como é o bairro onde eles moram. Moram perto da escola? O que existe lá, lojas, padarias, praças e etc.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete ou faça a pergunta que está no slide. A ideia inicial é que percebam que o bairro é uma produção social. São as ações humanas que modificam os lugares. Converse sobre as transformações promovidas nos lugares ao longo do tempo. É importante que os alunos identifiquem que os bairros nos mostram características da vida dos seus moradores. Assim, as diferentes culturas, hábitos e costumes acabam promovendo mudanças em seus lugares de vivência.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide no quadro ou mostre as imagens impressas. Peça para que os alunos explorem as duas imagens. Questione sobre o que podemos observar? Comente que ambas as fotos demonstram bairros de cidades no Brasil que receberam populações provenientes de outros países. A idéia é que os alunos percebam,
Uma vizinhança pode ser formada por pessoas que venham de muitos lugares diferentes e cada uma traz um pouco da sua cultura para o lugar onde moram, por isso a fachada das casas são diferentes, os tipos de comércio são diferentes e os costumes são diferentes. Aqui surge o conceito de paisagem, que pode ser explicado para os aluno como tudo aquilo que vemos, aquilo que a nossa vista alcança.
Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado numa escola rural ou numa cidade pequena, selecione duas imagens de cidades menores para que estas se aproximem melhor da realidade dos alunos. Já se for usado numa cidade onde exista forte influência migratória, use como exemplo bairros típicos da cidade em questão.
Para você saber mais:
Conceito de paisagem segundo Milton Santos, disponível em: http://ecoarte.info/ecoarte/2010/03/metamorfoses-do-espaco-habitado-%E2%80%93-paisagem-e-espaco-cap-v-%E2%80%93-milton-santos/ . Acesso em 24 de janeiro de 2019.
Imagem 2:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_alem%C3%A3_no_Brasil#/media/File:Blumenau-1.jpg
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou faça a pergunta contida nele. Pergunte se os alunos conhecem o bairro onde fica a escola. Se lembram quais comércios, casas e pontos de referência existem ao redor da escola. Em seguida saia com os alunos para um pequeno passeio pelo bairro onde fica a escola e durante o percurso peça para que olhem tudo que está a sua volta, casa, lojas, pessoas, movimento dos carros e até mesmo quantidade de árvores. E se possível conversem com moradores e comerciantes para saber há quanto tempo moram no bairro e de onde vieram.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível sair com os alunos para o passeio, saia para uma área externa dentro da escola, faça uma roda e apresente as fotos tiradas do entorno da escola e do bairro. Pergunte se todos lembravam dos comércios, casas e pontos importantes destacados nas fotos. Pergunte se alguém mora naquele bairro e se conhece alguma história interessante para contar a respeito dele, ou das pessoas que moram nele.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após o estudo, retorne para a sala de aula com os alunos e construa uma lista coletiva com os principais pontos de referência observados por eles. Peça também para pensarem sobre as conversas que tiveram com os moradores e lojistas e se podem dizer que exista um lugar específico de onde vieram a maioria das pessoas entrevistadas pelo caminho. Após a sua finalização, se achar necessário, peça para que copiem a lista no caderno como forma de registro da atividade.