16691
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - O que é História?

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre O que é História?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Wordcloud, Mentimeter, Paint, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é definir o objeto de estudo da História.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando, por meio do Whatsapp ou email, os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula mapeando as percepções que os alunos já têm a respeito da História, propondo a pergunta:
- Responda, em uma única palavra, o que é História para você?

A partir das respostas dadas, organize, junto aos alunos, o mapa mental sugerido no plano.
Caso o estudante tenha acesso a essa introdução em um momento assíncrono, oriente-o a realizar a mesma pergunta para outras pessoas com quem reside, a fim de levantar uma listinha de palavras para conseguir fazer o mapeamento.
Outra possibilidade é a construção coletiva de uma nuvem de palavras, que pode ser feita em sites gratuitos, como o Wordcloud ou Mentimeter.

Em seguida, compartilhe as imagens e proponha a investigação sugerida no plano. Para direcioná-los, peça que comparem as imagens às palavras do mapeamento. Ao final desta etapa, eles devem compreender que a História estuda os seres humanos ao longo do tempo.

Problematização
Disponibilize aos alunos as imagens das moedas referentes ao contexto do período imperial e aos jogos olímpicos de 2016. Solicite que desenvolvam a atividade proposta de observação, descrição e comparação.
Eles também podem pesquisar outras moedas em sites, como o do Museu de Valores (disponível aqui).
Os estudantes poderão elaborar hipóteses e conclusões, interagindo com o grupo e dando retorno via mensagem (texto, áudio ou vídeo curto) ou ao vivo pelo Hangouts.

Sistematização
Os alunos poderão desenvolver a atividade de produção de moedas em materiais como o sulfite e massinha. Também podem utilizar o aplicativo Paint, que é de fácil manuseio.
Peça para que compartilhem as produções com o grupo por meio de fotografia, vídeo curto ou inserindo-as em um mural virtual no Padlet. Assim, poderão criar um pequeno museu da turma.

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem juntos a uma teleaula interessante a respeito do tema. "Que história é essa?" História - Ensino Fund - Telecurso (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_02UND01

(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas