GEO2_04UND05 - Problematização - Bilhetes
Plano de Aula
Plano de aula: O local onde vivo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lugares diferentes: diferentes relações sociais e com a natureza.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.
Material complementar: Textos para a problematização, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DnxAU7put8fAphmpVEGY2pqTYXSJa8armJFsr3jpTHBzkTxdfy56DpaTdnSq/geo2-04und05-problematizacao-bilhetes.pdf
Para saber mais: O texto :O lugar como espacialidade na formação do professor de geografia:breves considerações sobre práticas curriculares- disponível em:http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/39
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia o tema para os alunos. Em seguida, peça para os alunos fazerem uma breve definição, oralmente, de como é o local onde vivem.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia a pergunta do slide aos alunos e peça para que eles observem a imagem. Em seguida, dê oportunidade para que os alunos alunos falem um pouco sobre como eles imaginam que é a vida nesse local. Durante essa discussão, levante outros questionamentos como:
- Esse local se parece com onde vivemos?
- Você acha que esse lugar está localizado no Brasil?
- É possível identificar alguma diferença entre a foto e o local onde vivemos?
Chame a atenção dos alunos para os aspectos culturais expostos na imagem. É importante que eles entendam que cada lugar tem seus próprios hábitos e sua própria cultura.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie este momento contando aos alunos que você irá apresentar alguns bilhetes de crianças que vivem em lugares diversos. Os textos estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DnxAU7put8fAphmpVEGY2pqTYXSJa8armJFsr3jpTHBzkTxdfy56DpaTdnSq/geo2-04und05-problematizacao-bilhetes.pdf
Caso julgue necessário, imprima uma cópia para cada aluno para realizarem uma leitura coletiva.
Problematização
Orientações: Após a leitura dos bilhetes, leia para eles a pergunta do slide e deixe que cada aluno se manifeste para respondê-la oralmente.
Após responderem a questão inicial, levante outras questões que os ajudarão a complementar a proposta :
- O que faz com que as pessoas tenham diferentes formas de viver?
- O local onde vivemos é importante para determinar a forma como vivemos?
- Que diferenças no modo de viver podemos citar?
Durante esse momento é importante que os alunos entendam que o local onde vivemos está diretamente ligado ao modo como vivemos. Exemplos: as atividades que realizamos, o tipo de alimentos que consumimos, a forma como falamos (destaque o fato de falarmos a mesma língua em todo o país, mas cada região ter o seu próprio sotaque), a forma como nos vestimos, etc.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Proponha aos alunos o jogo “Desenho ou mímica”. O objetivo da brincadeira é permitir que os alunos reflitam sobre as características próprias do local onde vivem.
Organize os alunos em três ou quatro grupos. Em seguida, escreva em pedaços de papéis as categorias do jogo: vestimenta, alimentos, estilo musical ou dança, brincadeiras, costumes, festas ou comemorações, e coloque-as dentro de uma caixa. Você pode modificar as categorias de acordo com o que achar pertinente.
Cada grupo irá sortear, um por vez, a categoria que irão representar. Após o sorteio, os alunos terão um minuto para discutirem e definirem o que irão representar e de forma farão (desenho ou mímica). O objetivo é que os alunos de outro time descubra o que foi representado pela equipe. O time que acertar será o próximo a sortear e assim por diante.
Ao final da brincadeira, promova uma breve discussão com os alunos e questione-os se eles concordaram com todas as características que apareceram na brincadeira e se eles acreditam que ficou faltando alguma que eles considerem importante.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Proponha aos alunos que cada um, individualmente, faça um breve bilhete contando um pouco sobre como é a vida no local onde moram. Este momento permitirá destacar a realidade individual de cada aluno, bem como a forma como ele enxerga a vida nesse local.
Ao final da atividade os alunos poderão ler seus bilhetes aos colegas. É interessante estabelecer uma discussão sobre os bilhetes que os alunos escreveram e observar a diferença entre eles, pois apesar de morarem em um mesmo local existem questões que poderão ser diferentes.
Caso queira ir além você pode, com antecedência, entrar em contato com alguma escola em outra região e propor uma “troca de bilhetes”. Desta forma os alunos se sentiriam ainda mais motivados com a aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta que permita um encontro síncrono com os alunos)
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Paint e Google Desenhos
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (40 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é analisar o modo de viver de pessoas em diferentes locais e identificar diferenças e semelhanças com o lugar de vivência. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Na apresentação do tema, grave um vídeo, conte o que será tratado na aula e oriente que os alunos façam um desenho utilizando o Paint, Google Desenhos ou em uma folha de papel sulfite sobre como é o local onde vivem.
Contextualização (40 minutos)
Esta etapa deve ser realizada de forma assíncrona. Encaminhe a pergunta do slide que está no plano original aos alunos. Grave um áudio ou vídeo fazendo o seguinte questionamento: como você acha que é a vida dessas pessoas no local onde vivem?
Peça para que eles observem a imagem. Em seguida, dê oportunidade para que enviem mensagens de texto ou áudios respondendo. Durante a discussão, levante outros questionamentos, como:
- Esse local se parece com onde vivemos?
- Você acha que esse lugar está localizado no Brasil?
- É possível identificar alguma diferença entre a foto e o local onde vivemos?
Chame a atenção dos alunos para os aspectos culturais expostos na imagem. É importante que eles entendam que cada lugar tem seus próprios hábitos e sua própria cultura.
Problematização (60 minutos)
Nesta etapa, organize uma vídeoaula assíncrona e diga aos alunos que você irá apresentar alguns bilhetes de crianças que vivem em lugares diversos. Os textos estão disponíveis aqui. Se quiser ilustrar sua narração, encontre imagens e mostre na sua vídeoaula.
Após a leitura dos bilhetes, leia para eles a pergunta do slide e peça que cada aluno se manifeste para respondê-la oralmente. Após responderem a questão inicial, levantes outras que os ajudarão a complementar a proposta:
- O que faz com que as pessoas tenham diferentes formas de viver?
- O local onde vivemos é importante para determinar a forma como vivemos?
- Que diferenças no modo de viver podemos citar?
Durante esse momento é importante que os alunos entendam que o local onde vivemos está diretamente ligado ao modo como vivemos. Exemplos: as atividades que realizamos, o tipo de alimentos que consumimos, a forma como falamos (destaque o fato de falarmos a mesma língua em todo o país, mas cada região ter o seu próprio sotaque), a forma como nos vestimos etc.
Ação propositiva (60 minutos)
Etapa a ser realizada de forma síncrona. Proponha aos alunos o jogo “Desenho ou mímica”. O objetivo da brincadeira é permitir que os alunos reflitam sobre as características próprias do local onde vivem.
Organize os alunos em grupos. Diga que eles terão um momento síncrono. Você pode usar o Google Meet para esta etapa.
Escreva em pedaços de papéis as categorias do jogo: vestimenta, alimentos, estilo musical ou dança, brincadeiras, costumes, festas ou comemorações. Coloque os papéis dentro de uma caixa. Você pode modificar as categorias de acordo com o que achar pertinente. Cada grupo ficará responsável por uma categoria. Os alunos terão um minuto para discutirem e definirem o que irão representar e de que forma farão (desenho ou mímica). Sugira que esse combinado seja feito no WhatsApp, onde eles só retornarão para a representação no Meet. O objetivo é que os alunos de outro time descubram o que foi representado pela equipe. O time que acertar será o próximo a sortear e assim por diante.
Ao final da brincadeira, promova uma breve discussão com os alunos e questione-os se eles concordaram com todas as características que apareceram na brincadeira e se eles acreditam que ficou faltando alguma que eles considerem importante.
Sistematização (60 minutos)
Proponha aos alunos que cada um, individualmente, faça um breve bilhete contando um pouco sobre como é a vida no local onde moram. Este momento permitirá destacar a realidade individual de cada um, bem como a forma como ele enxerga a vida nesse local. Ao final da atividade, eles poderão compartilhar seus bilhetes com os colegas, enviando um áudio com a leitura.
É interessante estabelecer uma discussão sobre os bilhetes que os alunos escreveram e observar a diferença entre eles, pois, apesar de morarem em um mesmo local, existem questões que poderão ser diferentes. Caso queira ir além, você pode, com antecedência, entrar em contato com alguma escola de outra região e propor uma troca de bilhetes. Dessa forma, os alunos se sentiriam ainda mais motivados com a aula, assim, você poderá utilizar o e-mail, onde esta troca pode acontecer. Se tiver duas turmas, faça esta troca entre elas.
Convite às famílias
Oriente que as famílias participem com as crianças desta aula e que façam uma carta contando como está sendo o período da quarentena. Aqui, sugere-se que se faça a cápsula do tempo em família. Você encontra o passo para construí-la aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Marina Paulino
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar o modo de viver de pessoas em diferentes locais e identificar diferenças e semelhanças com o lugar de vivência.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
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