16689
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Hábitos em diferentes lugares

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre promover o respeito às diferenças e a valorização da multiculturalidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Youtube e Jogo Online Seterra

Valores trabalhados

- Cidadania

- Direitos humanos

- Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

Neste plano de aula o objetivo é promover o respeito às diferenças e a valorização da multiculturalidade. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Na apresentação do tema, grave um vídeo que os leve a refletir sobre o que são hábitos, sem dar muitos exemplos. Envie o slide desta etapa que consta no plano original por meio da ferramenta de comunicação escolhida para a aula.

Contextualização (30 minutos)

Pergunte às crianças: será que todas as pessoas têm os mesmos hábitos? Envie esse questionamento por foto, áudio ou vídeo. Independente do formato escolhido, garanta que este momento aconteça de forma assíncrona.

Em seguida, discuta com os alunos sobre o por que de os hábitos serem diferentes. Nesse momento é importante levá-los a entender que diferentes aspectos, como regiões, tradições familiares etc., explicam as mudanças de hábitos de um lugar para o outro.

Problematização (40 minutos)

Este momento da aula deve ser realizado de forma assíncrona. Envie o slide do plano original aos estudantes por meio de alguma das ferramentas sugeridas. Em seguida, chame a atenção ao fato de existir duas expressões diferentes para tratar de um mesmo objeto. Aproveite e faça alguns questionamentos como:

- Por que as pessoas usam palavras diferentes sobre um mesmo objeto?

- Qual das duas expressões é mais utilizada no local onde vivemos?

- Que outros exemplos podemos dar de situações como essa?

- Por que as pessoas têm diversos hábitos e costumes de acordo com a localidade onde vivem?

Aproveite esse momento para explicar que essas diferenças podem estar presentes em nosso cotidiano, como, por exemplo, no modo de se vestir, de se alimentar etc. Não se aprofunde nos exemplos, pois eles serão trabalhados com mais ênfase na etapa a seguir. 

Ação propositiva (60 minutos)

Encaminhe aos alunos a atividade que está disponível aqui. O objetivo da brincadeira é que eles relacionem as imagens com as expressões adequadas. Caso eles não tenham como imprimir, o jogo pode ser adaptado com o uso de imagens de revistas e jornais e de tarjetas manuscritas.

Retome todos os hábitos que foram apresentados durante a brincadeira, a fim de que os alunos façam as devidas correções. Você pode retomar enviando uma videoaula às crianças.

Sistematização (60 minutos)

Aula a ser realizada de forma síncrona. Encaminhe para os alunos a primeira parte do slide. Em seguida, promova uma atividade onde eles irão relacionar cada hábito apresentado durante a brincadeira com as regiões do Brasil. Envie o mapa do Brasil disponível aqui. Caso eles não possam imprimir o mapa, a imagem do livro didático é suficiente.

Em seguida, pegue cada imagem individualmente e pergunte aos alunos se eles sabem em que lugar do Brasil esse hábito é comum. Mostre as imagens por meio da câmera da webcam ou projete na tela. Após responderem a questão, oriente que colem a imagem no mapa. É possível que os alunos apresentem dificuldade em relacionar todos os hábitos, por isso, será necessário fazer algumas intervenções. Aproveite este momento para perguntar se esses hábitos são comuns no lugar onde vivem e se eles já os conheciam.

É importante que os alunos relacionem os hábitos da seguinte forma:

- Festival folclórico de Parintins: Região Norte (Festa popular da cidade de Parintins, Amazonas)

- Lutar capoeira: Região Nordeste

- Usar o pequi para temperar arroz: Região Centro-oeste

- Usar poncho em dias frios: Região Sul

- Ouvir música sertaneja: Região Sudeste e/ou Centro-oeste

- Comer pão de queijo: Região Sudeste (em especial Minas Gerais)

- Beber chimarrão: Região Sul

- Andar de jangada: Região Norte e/ou Nordeste

- Dançar frevo: Região Nordeste (Pernambuco)

Você pode substituir algumas imagens por outras que julgar mais pertinente para o desenvolvimento de sua turma. Esta etapa deve ser feita utilizando o Google Classroom ou outra ferramenta síncrona.

Convite às famílias

Oriente que as famílias participem com as crianças de um jogo sobre a localização de Estados no mapa do Brasil, disponível aqui. A Seterra é jogo gratuito de mapa que o ensina sobre os países, estados e capitais de todo o mundo. Essa é a versão online em HTML5. Ela funciona com a versão mais recente da maioria dos navegadores.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_04UND04

(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas