16688
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Diferentes Profissões

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar profissionais que exercem seus trabalhos de dia e de noite no lugar de viver dos alunos.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula você vai separar os alunos em duplas e entregar imagens de algumas profissões para que classifiquem em diurna, noturna ou ambas, pois, algumas profissões são realizadas durante a noite e o dia. Caso você não consiga imprimir as imagens, pode utilizar desenhos de outros livros ou apenas os nomes das profissões. Para sistematização final você pode imprimir a tabela para cada dupla preencher com as profissões dos adultos que moram com eles e classificá-las. Ao final você pode fazer uma tabela coletiva no quadro para que todos visualizem as informações adquiridas pelas duplas.

Material complementar:

Imagens das profissões para que os alunos classifiquem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VnFZgcbTKFcNmXRgjZcvCgeWGYRWfwZtp2zHgXpFAwgQwHqCcayg4SVwzQzr/geo2-06und01-acao-propositiva-imagem.pdf

Modelo de tabela para o trabalho em dupla:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NJaugS8b3Y75pDENYCRdMW3hhrYUQeghWxaT8fh9pJ5bKtVSGZG5NVG3Ya9u/geo2-06und01-sistematizacao-tabela.pdf

Contextos prévios: Garanta que os alunos saibam as profissões dos adultos que vivem com eles antes de aplicar este plano, peça para casa uma pesquisa ou estimule um dia das profissões com os responsáveis na escola. Você pode aproveitar o dia da reunião e fazer uma atividade coletiva com os alunos, cada pai ou responsável fala da sua

profissão e importância, ou durante as aulas, agende com os adultos a apresentação de sua profissão.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos se todos sabem o que são profissões? Ouça as respostas e se necessário defina o conceito de profissões. Depois disso, pergunte se conhecem alguém que trabalhe a noite? Relacione o horário de dormir das crianças ao início do trabalho de alguns adultos, talvez algum deles tenha pais ou responsáveis que trabalham durante a noite, não explore ainda esta informação, teremos a sistematização para tal fim.

Para você saber mais:

A definição de profissão é a atividade que as pessoas realizam em troca de remuneração econômica. Caso necessite ler mais um pouco, segue link: https://conceito.de/profissao

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia para os alunos a situação descrita no slide, uma garota ficou com febre na madrugada e seus responsáveis foram levá-la ao hospital. Há uma proposta para orientar a conversa, no caso o relato desta experiência por parte dos alunos.

Você pode perguntar diretamente se esta situação já aconteceu com algum deles. Caso a respostas seja positivas, busque conduzir a reflexão para apreender a possibilidade de que tenham percebido algum diferencial na dinâmica em seus lugar de vivência durante a noite. questione: O que eles observaram no caminho?

Você pode explorar a situação exposta no slide e criar a continuação dela, por exemplo: os responsáveis por Aninha não tinham carro e tiveram que chamar um táxi até o hospital. No caminho tinham farmácias, lanchonetes, postos policiais e outros estabelecimentos abertos. Ao chegar no hospital, centenas de pessoas estavam ali trabalhando (seguranças, enfermeiros, médicos e atendentes) e Aninha ficou impressionada com a quantidade de pessoas trabalhando, enquanto ela estaria dormindo.

Você pode utilizar alguma história contada pelos próprios alunos se preferir, o importante é destacar a variedade de profissões inclusive noturnas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a pergunta problematizadora ou escreva no quadro e escute as considerações dos alunos. Provavelmente a situação descrita na etapa anterior já destaque para os alunos que algumas profissões são importantes durante a noite, pois algumas emergências podem acontecer e sempre é necessário ter profissionais dispostos a ajudar. De qualquer maneira, utilize perguntas para a reflexão dos alunos, mas busque não oferecer respostas prontas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com imagens de algumas profissões, os alunos devem recortá-las e agrupá-las de acordo com a frequência que observam a presença desses profissionais no seu cotidiano. Solicite a classificação em ALTA (quando observam diariamente esses profissionais), MÉDIA (quando observam uma vez ou outra esses profissionais) ou Baixa (quando nunca ou raramente observam essa profissão). Por exemplo, eles podem agrupar nas profissões de alta frequência, pois, estão em contato diário com você. Pode deixá-los realizar a atividade em dupla, para que um colega auxilie o outro. Caso não consiga imprimir as imagens, utilize fotografias de livros ou escreva o nome das profissões para que possam agrupar nos cadernos.

As imagens selecionadas neste plano podem ser classificadas da seguinte forma: alta frequência (cozinheiro, homem de negócios ou administrador, atendente/ garçonete e professora) média frequência (policial, bombeiro e médica) baixa frequência (bailarina, pintora e astronauta).

Material complementar

Acesse a imagem dos slides no documento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VnFZgcbTKFcNmXRgjZcvCgeWGYRWfwZtp2zHgXpFAwgQwHqCcayg4SVwzQzr/geo2-06und01-acao-propositiva-imagem.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Na mesma dupla da ação propositiva, peça para que os alunos façam uma tabela com as profissões dos adultos que moram com eles e classifiquem a frequência de visualização da profissão e se os pais trabalham de manhã ou a noite. Ao final, peça para que as duplas falem sobre as profissões do colega e você pode montar uma tabela com as informações no quadro para que todos acompanhem as informações.

Material complementar:

Tabela modelo para as duplas classificarem as diferentes profissões. Cada colega fala o nome do adulto, a profissão, a frequência que a profissão é analisada e o período de trabalho (manhã, tarde ou noite):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NJaugS8b3Y75pDENYCRdMW3hhrYUQeghWxaT8fh9pJ5bKtVSGZG5NVG3Ya9u/geo2-06und01-sistematizacao-tabela.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula você vai separar os alunos em duplas e entregar imagens de algumas profissões para que classifiquem em diurna, noturna ou ambas, pois, algumas profissões são realizadas durante a noite e o dia. Caso você não consiga imprimir as imagens, pode utilizar desenhos de outros livros ou apenas os nomes das profissões. Para sistematização final você pode imprimir a tabela para cada dupla preencher com as profissões dos adultos que moram com eles e classificá-las. Ao final você pode fazer uma tabela coletiva no quadro para que todos visualizem as informações adquiridas pelas duplas.

Material complementar:

Imagens das profissões para que os alunos classifiquem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VnFZgcbTKFcNmXRgjZcvCgeWGYRWfwZtp2zHgXpFAwgQwHqCcayg4SVwzQzr/geo2-06und01-acao-propositiva-imagem.pdf

Modelo de tabela para o trabalho em dupla:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NJaugS8b3Y75pDENYCRdMW3hhrYUQeghWxaT8fh9pJ5bKtVSGZG5NVG3Ya9u/geo2-06und01-sistematizacao-tabela.pdf

Contextos prévios: Garanta que os alunos saibam as profissões dos adultos que vivem com eles antes de aplicar este plano, peça para casa uma pesquisa ou estimule um dia das profissões com os responsáveis na escola. Você pode aproveitar o dia da reunião e fazer uma atividade coletiva com os alunos, cada pai ou responsável fala da sua

profissão e importância, ou durante as aulas, agende com os adultos a apresentação de sua profissão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos se todos sabem o que são profissões? Ouça as respostas e se necessário defina o conceito de profissões. Depois disso, pergunte se conhecem alguém que trabalhe a noite? Relacione o horário de dormir das crianças ao início do trabalho de alguns adultos, talvez algum deles tenha pais ou responsáveis que trabalham durante a noite, não explore ainda esta informação, teremos a sistematização para tal fim.

Para você saber mais:

A definição de profissão é a atividade que as pessoas realizam em troca de remuneração econômica. Caso necessite ler mais um pouco, segue link: https://conceito.de/profissao

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia para os alunos a situação descrita no slide, uma garota ficou com febre na madrugada e seus responsáveis foram levá-la ao hospital. Há uma proposta para orientar a conversa, no caso o relato desta experiência por parte dos alunos.

Você pode perguntar diretamente se esta situação já aconteceu com algum deles. Caso a respostas seja positivas, busque conduzir a reflexão para apreender a possibilidade de que tenham percebido algum diferencial na dinâmica em seus lugar de vivência durante a noite. questione: O que eles observaram no caminho?

Você pode explorar a situação exposta no slide e criar a continuação dela, por exemplo: os responsáveis por Aninha não tinham carro e tiveram que chamar um táxi até o hospital. No caminho tinham farmácias, lanchonetes, postos policiais e outros estabelecimentos abertos. Ao chegar no hospital, centenas de pessoas estavam ali trabalhando (seguranças, enfermeiros, médicos e atendentes) e Aninha ficou impressionada com a quantidade de pessoas trabalhando, enquanto ela estaria dormindo.

Você pode utilizar alguma história contada pelos próprios alunos se preferir, o importante é destacar a variedade de profissões inclusive noturnas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a pergunta problematizadora ou escreva no quadro e escute as considerações dos alunos. Provavelmente a situação descrita na etapa anterior já destaque para os alunos que algumas profissões são importantes durante a noite, pois algumas emergências podem acontecer e sempre é necessário ter profissionais dispostos a ajudar. De qualquer maneira, utilize perguntas para a reflexão dos alunos, mas busque não oferecer respostas prontas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com imagens de algumas profissões, os alunos devem recortá-las e agrupá-las de acordo com a frequência que observam a presença desses profissionais no seu cotidiano. Solicite a classificação em ALTA (quando observam diariamente esses profissionais), MÉDIA (quando observam uma vez ou outra esses profissionais) ou Baixa (quando nunca ou raramente observam essa profissão). Por exemplo, eles podem agrupar nas profissões de alta frequência, pois, estão em contato diário com você. Pode deixá-los realizar a atividade em dupla, para que um colega auxilie o outro. Caso não consiga imprimir as imagens, utilize fotografias de livros ou escreva o nome das profissões para que possam agrupar nos cadernos.

As imagens selecionadas neste plano podem ser classificadas da seguinte forma: alta frequência (cozinheiro, homem de negócios ou administrador, atendente/ garçonete e professora) média frequência (policial, bombeiro e médica) baixa frequência (bailarina, pintora e astronauta).

Material complementar

Acesse a imagem dos slides no documento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VnFZgcbTKFcNmXRgjZcvCgeWGYRWfwZtp2zHgXpFAwgQwHqCcayg4SVwzQzr/geo2-06und01-acao-propositiva-imagem.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Na mesma dupla da ação propositiva, peça para que os alunos façam uma tabela com as profissões dos adultos que moram com eles e classifiquem a frequência de visualização da profissão e se os pais trabalham de manhã ou a noite. Ao final, peça para que as duplas falem sobre as profissões do colega e você pode montar uma tabela com as informações no quadro para que todos acompanhem as informações.

Material complementar:

Tabela modelo para as duplas classificarem as diferentes profissões. Cada colega fala o nome do adulto, a profissão, a frequência que a profissão é analisada e o período de trabalho (manhã, tarde ou noite):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NJaugS8b3Y75pDENYCRdMW3hhrYUQeghWxaT8fh9pJ5bKtVSGZG5NVG3Ya9u/geo2-06und01-sistematizacao-tabela.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano