16687
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Lateralidade: noções espaciais

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre desenvolver relações espaciais topológicas tendo como referência o corpo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Jamboard e Google Docs

Valores trabalhados

- Cidadania

- Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

Neste plano de aula o objetivo é que os alunos desenvolvam relações espaciais topológicas tendo como referência o corpo. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie o slide do plano original. Na apresentação do tema, grave um vídeo e pergunte aos alunos o que entendem sobre a relação entre o próprio corpo e a maneira de se localizar nos diferentes espaços. Se julgar necessário, contextualize diferentes momentos em que a localização espacial requer o conhecimento da lateralidade, como, por exemplo, ao se receber as coordenadas de algum lugar que se pretende chegar (siga em frente, vire à direita etc.), ao se posicionar em uma fila indiana, em algumas brincadeiras e jogos etc. As respostas poderão ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma, assim como a apresentação da aula.

Contextualização (40 minutos)

Oriente por meio de um vídeo que os alunos encontrem um espaço amplo em suas moradias. Pode ser sua sala, no quarto, enfim, algum cômodo que tenha espaço. Oriente que fiquem em pé e dancem de acordo com os comandos da música que você irá disponibilizar. Em seguida apresente a canção “Vem que eu vou te ensinar” da cantora Xuxa, presente no álbum “Xuxa Só Para Baixinhos Especial”. Caso não seja possível eles ouvirem, a letra está disponível aqui.

Ao terminar, grave novamente um vídeo ou áudio perguntando:

- Foi fácil realizar os comandos solicitados pela música? Por quê?

- Quais palavras te causaram mais dificuldades para entender e executar o movimento?

Provavelmente haverá confusão quanto a alguns referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora. Na segunda etapa da atividade, encaminhe o vídeo com a dança, disponível aqui. Finalize com o questionamento: quais referências podemos usar para indicarmos a localização de objetos e pessoas no dia a dia? Peça que anotem em seus cadernos as respostas.

Problematização (60 minutos - assincronamente)

Encaminhe as imagens do plano original utilizando alguma das ferramentas sugeridas. Envie o espelho de classe da turma e uma planta da sala de aula. Questione-os:

- Quem está sentado a sua frente? E atrás de você?

- Qual objeto temos do lado esquerdo da sala de aula? E do lado direito?

- O que vocês guardam dentro da mochila?

- Há algum objeto fora da sala de aula?

- Quais referências podemos usar para indicarmos a localização de objetos e pessoas no dia a dia?

Os alunos poderão se manifestar livremente, por mensagens de texto ou áudio. Neste momento é importante que você escute atentamente as considerações e não antecipe nenhum assunto que será construído ao longo do plano. Anote, no Google Docs, esses registros.

Ação propositiva (30 minutos- assincronamente)

Peça que os estudantes enviem um vídeo, utilizando seu celular, sobre o passo a passo da música da Xuxa. Encaminhe o vídeo com a dança novamente, disponível aqui. Deixe como sugestão que as famílias participem deste momento.

Sistematização (60 minutos para esta etapa)

Encaminhe o slide do plano original e pergunte aos alunos quais palavras ditas na música foram ou são necessárias para nos localizarmos e guiarmos nosso corpo no espaço em que vivemos, neste caso, a sala de aula e a escola. Peça que enviem as respostas por mensagens de texto ou áudio. Uma sugestão é usar o Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, onde os estudantes poderão inserir as palavras ditas na canção. O vídeo com o passo a passo para acesso e uso da ferramenta encontra-se disponível aqui.

Espera-se que os alunos relacionem que em decorrência do aprendizado das noções de referenciais espaciais a sua localização no espaço torna-se mais assertiva, permitindo ir e vir com mais facilidade, encontrar objetos a partir de uma descrição do local, dar uma informação precisa sobre localização etc.

Convite às famílias

Oriente que as famílias participem da gravação do vídeo da música da Xuxa seguindo o passo a passo das orientações com as crianças. Encaminhe o vídeo disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_10UND01

(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas