16686
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Conhecendo os usos da água

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecer a importância da água e sua utilização para diversos fins.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom e YouTube

Valor trabalhado

- Cidadania

Apresentação do tema da aula (25 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes reconheçam a importância da água e sua utilização para diversos fins. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie o slide do plano original aos alunos. Na apresentação do tema, grave um vídeo e informe-os que nesta aula eles observarão amostras de água e tentarão adivinhar onde elas foram coletadas. Para isso, colete algumas amostras e coloque-as em potinhos transparentes para facilitar a visualização. Explique que na aula eles farão experimentos que os ajudarão a perceber onde encontramos e para que usamos a água.

Contextualização (30 minutos)

Envie o slide do plano original aos estudantes e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Encaminhe as imagens disponíveis aqui, utilizando alguma das ferramentas sugeridas anteriormente.

Se achar mais adequado, procure outras figuras de locais onde encontramos água naturalmente (cachoeira, mar, rio etc.) e a encontramos devido à interferência dos seres humanos (torneira, caixa d'água, piscina, represa etc.). Em seguida, explique aos alunos que nós podemos encontrá-la em diferentes lugares, alguns naturais e outros graças à interferência dos seres humanos. Explique também que nós podemos perceber de onde a água foi coletada apenas ao observarmos seus aspectos (cor, cheiro, toque e resíduos).

Conte, por fim, que eles farão todas essas observações. A foto da cachoeira é das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Conte esse fato às crianças. Você pode até, em outros momentos, observar o mapa para encontrá-las e mostrar o vídeo disponível aqui.

Problematização (60 minutos - assincronamente)

Encaminhe as imagens do plano original, utilizando alguma das ferramentas sugeridas no início do plano. Pergunte aos alunos: de onde vem essa água? Se preferir, encaminhe as imagens que estão disponíveis aqui

Em seguida, questione se eles conseguiriam dizer de onde veio ou onde foi usada a água presente nas três amostras. Aguarde as respostas, que poderão ser enviadas por mensagens de texto ou áudio, sem interferir. Depois, faça outra pergunta: como poderíamos ter uma ideia de onde veio essa água e para o que ela foi usada, sem precisar necessariamente ir até o local onde elas foram coletadas?

Ação propositiva (dois dias - um para a coleta, outro para o momento síncrono)

Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Nesta etapa, proponha que os alunos coletem amostras de água em casa e registrem. Diga que eles brincarão de cientistas e examinarão as amostras.

Divida a turma em grupos de acordo com os critérios que achar mais adequado. Distribua o tipo de amostra que eles deverão coletar. Se a turma for pequena, faça duplas. Cada grupo ficará responsável por uma amostra:

- Grupo 1 - Água com sabão

- Grupo 2 - Água com terra do vaso

- Grupo 3 - Água com pedaços de legumes

- Grupo 4 - Água com corante

- Grupo 5 - Água da chuva

- Grupo 6 - Água da lavagem do quintal

- Grupo 7 - Água com pó de café

- Grupo 8 - Água com sal (ou água do mar)

Em seguida, peça que, em um momento síncrono, todos se reúnam e tragam suas coletas. Explique aos alunos que eles deverão examinar a água observando a cor e percebendo se há resíduos (pedaços de algum elemento). A partir dessas observações, eles deverão adivinhar para que aquela água foi usada ou de onde veio. Cada grupo deverá expor sua amostra por meio de uma fotografia compartilhada com a turma ou ligando a câmera durante o encontro. Este momento pode ser organizado pelo Google Meet.

Permita que os demais colegas façam suas considerações. Peça os grupos não dêem pistas de onde coletaram a água, mas compartilhem o que perceberam no momento do exame. Solicite que eles ressaltem o que mais chamou atenção: se foi o cheiro, a cor, o toque ou a presença de resíduos e que, só depois, falem de onde retiram a água.

Sistematização (60 minutos)

Encaminhe o slide do plano original ou as imagens que se encontram disponíveis aqui. Comente com os alunos que eles foram ótimos cientistas e descobriram muitas coisas sobre a água. Reforce a ideia de que a usamos em várias coisas, como as imagens do slide sugerem. Para sistematizar o fim da aula, reproduza a música “Quando eu era um peixinho” do grupo Palavra Cantada. Conte que com ela eles descobrirão mais lugares onde podem encontrar água. Você pode reproduzir a música a partir deste link.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças às duas sugestões de vídeos sobre o tema da aula:

- “Filme infantil - A água é um mundo fantástico”, disponível aqui.  

- “Vídeo conscientização - Conexão água”, disponível aqui.  

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_11UND01

(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas