16685
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Viola caipira e catira: imaterialidade cultural

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar o uso da viola como característica do povo sertanejo e elemento da cultura imaterial brasileira.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: YouTube, WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom

Valor trabalhado

- Cidadania

- Protagonismo

- Participação

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os alunos identifiquem o uso da viola como característica do povo sertanejo e elemento da cultura imaterial brasileira. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo comentando brevemente que a aula se desenvolverá para entender como um instrumento e uma dança podem se tornar símbolos de uma época e de um povo fazendo parte dos aspectos culturais.

Contextualização (30 minutos)

Após anunciar o tema da aula, envie o slide desta etapa que está no plano original aos estudantes e grave uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. 

Questione os alunos se já conheciam tal obra. Informe que se trata de uma obra de 1899 do artista Almeida Júnior que tem como título “O violeiro”. Faça as seguintes perguntas: o que está acontecendo? O que o homem segura? Para que serve tal objeto? Qual a expressão da face do homem? Ele está feliz? Por que ele segura tal objeto? Como a mulher está reagindo? E atualmente “tocar viola” nas janelas é comum?

Peça que eles façam anotações no caderno e que depois enviem áudios contando suas respostas à turma. Diga que eles irão conhecer uma dança típica do Brasil que utiliza a viola para ser executada.

Problematização (60 minutos - assincronamente)

Envie os dois slides desta etapa que estão disponíveis no plano original e grave um vídeo fazendo a problematização.

Fale sobre a dança Catira, conte um pouco sobre suas características. Peça que analisem as imagens enviadas. Comente que a Catira é uma dança tradicional em Goiás, norte de Minas Gerais e interior de São Paulo, dentre outras regiões. Normalmente há dez dançadores em filas, uma de frente pra outra e dois violeiros. A coreografia basicamente consiste em bater palmas e bater os pés no chão de forma rítmica e similar entre eles, enquanto os violeiros dedilham o instrumento. Era dançada apenas por homens, agricultores, fazendeiros, boiadeiros que se reuniam para comemorar, após período de colheitas, festas religiosas e diversas outras ocasiões e festejavam a noite toda no ritmo ditado pelo bater de palmas e de pés no chão. Há festas na zona rural que ainda utilizam a viola e a catira como: folia de reis, pouso de santos, festa do Divino, dentre outras festas religiosas.

Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)

Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Após comentar sobre viola e peculiaridades da catira, explique que nesse momento vamos apreciar o som da viola em uma música. Peça para a turma fechar os olhos e ouvir com bastante atenção a música “A dança da Catira”, das Irmãs Galvão, dupla do interior de São Paulo. A música tem cerca de três minutos, mas para essa audição utilize apenas até 1:20 o vídeo. A música está disponível neste link.

Reinicie e nesta segunda vez peça para que a turma identifique os trechos na música onde é possível inserir uma coreografia batendo mãos e pés. Se possível, que eles possam dançar em casa com seus familiares. Peça que este momento seja gravado, e enviado no grupo da turma.

Sistematização (dois dias - assincronamente)

Comente que a história do Brasil é permeada pelo uso da viola e que mesmo com a modernização e urbanização do país o costume se mantém. Sendo a Catira uma das danças típicas do interior que utilizam a viola. Oriente que os estudantes produzam uma viola em suas residências, com a ajuda de um adulto. Abaixo segue o link, de como reproduzir a viola, utilizando materiais recicláveis.

- “Como fazer um violão de papelão”, disponível aqui.

Convite às famílias

Oriente que as famílias auxiliem as crianças na produção da viola e do vídeo com a dança da Catira. Abaixo, seguem outros vídeos, que podem auxiliar na etapa da sistematização.

- “Viola reciclável”, disponível aqui 

- “Brinque com Pritt - Como fazer um violão”, disponível aqui 

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_01UND04

(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas