16685
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Viola caipira e catira: imaterialidade cultural

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar o uso da viola como característica do povo sertanejo e elemento da cultura imaterial brasileira.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Inicie a aula com a turma em círculo.

Materiais necessários: Quadro, projetor, download da música sugerida e/ou vídeo do youtube

Material complementar:

Imagens da contextualização e problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ScmD4NfzyhnShmDV2mTgArkdvjKrw5GdgKSPdwJuQsTh2cHuH9cCdJPksYhp/geo3-01und04-imagens-para-impressao.pdf

Música da Ação Propositiva: https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM

Para você saber mais:

http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/noticias-menu/340-minas-gerais-reconhece-as-violas-como-patrimonio-cultural-do-estado

http://www.picanhanalenha.com.br/catira-historia-e-tradicao-em-uberaba/

<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18736/almeida-junior/obras?p=3>

Sobre a viola caipira, também vale conferir o video produzido pela unesp no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=kdVdzh0Q_F4>

MACHADO, Juliana Alves. CATIRA COMO INSTRUMENTO DE SOCIABILIDADE E BEM ESTAR.

IV Simpósio Nacional do CieAA, II Simpósio Nacional de História e o I Colóquio Nacional UEG na Escola.v. 2 n. 1 (2012). Disponível em: <http://www.anais.ueg.br/index.php/simposiocieaa/article/view/231-240 > Acesso em 16 de janeiro de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Utilize a sala com as carteiras em círculo, de forma que o centro esteja livre. Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Peça aos alunos que leiam o tema em voz alta e juntos. Comente brevemente que a aula se desenvolverá para entender como um instrumento e uma dança podem se tornar símbolo de uma época e de um povo fazendo parte dos aspectos culturais.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete a tela e peça aos alunos que, silenciosamente, a observem. Questione se já conheciam tal obra. Informe que se trata de uma obra de 1899 do artista Almeida Júnior que tem como título “O violeiro”. Peça a alguns alunos que, após instantes de observação comentem sobre o que veem na imagem. Induza esse momento de compartilhamento de informações com estas perguntas: O que está acontecendo? O que o homem segura? Para que serve tal objeto? Qual a expressão da face do homem? Ele está feliz? Por que ele segura tal objeto? Como a mulher está reagindo? E atualmente “tocar viola” nas janelas é comum? Peça também para que levante a mão quem já viu tal instrumento.

Ouça-os com atenção e diga que vamos conhecer uma dança típica do Brasil que utiliza a viola para ser executada.

Como adequar à sua realidade: Na falta de projetor, imprima esta imagem e distribua entre os alunos. É válido também levar uma viola e/ou um músico que toque tal instrumento para iniciar esta aula. Sugerimos também a possibilidade de levar uma música, um som, um áudio com o toque da viola, pedir aos alunos que fechem os olhos e apenas ouçam. Depois questionar se conhecem tal instrumento que produziu o som. Indicação de música com som de viola: A vaca foi pro brejo, de Tião Carreiro disponível no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=OCzImF0ugqU&list=PL6Jn-TbEvTSHOYCfIObilwEJ7k17KH26X&index=3>

Para você saber mais:

Almeida Júnior foi um grande pintor do séc. XIX que retratou o dia-a-dia do homem do campo, o caipira, de forma simples em seu ambiente pobre, respeitando-o. A obra o Violeiro, foi muito importante para atrair atenção de artistas estrangeiros sob seu trabalho. Mais obras autorais podem ser encontradas em diversos sites, como no: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18736/almeida-junior/obras?p=3>

Sobre a viola caipira, também vale conferir o video produzido pela unesp no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=kdVdzh0Q_F4>

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Há dois slides para esta etapa. Neste primeiro fique apenas 5 minutos, reservando mais tempo para o próximo slide.

Projete o slide e peça para alguém ler o que está escrito nele e responder. Em seguida peça à turma: “ Levanta a mão quem já ouviu falar dessa dança chamada Catira? À medida em que eles responderem, aprofunde o questionamento: “Pelo nome, como imaginam que seja?” Será que é dançada em pares? Ou em grupos? Quais seriam as regras para os dançarinos? Todos podem dançar? Há um tipo de roupa específico? Podemos dançar descalços? Vá questionando e verificando as ideias que a turma possui acerca do tema ou como imagina que seja. Anote-as no quadro em forma de tópicos sob o título de catira. Deixe-os se expressar livremente e tenha o cuidado para ouvir aqueles que ainda não participaram. Concluídas as participações, comente que vamos conhecer um pouco dessa dança.

Como adequar à sua realidade: Verifique em sua região qual manifestação cultural tem a viola como parte da tradição e utilize neste exemplo para que a turma se reconheça na aula. Em caso de impossibilidade de projeção da tela, pode fazer os questionamentos oralmente com a turma.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste slide programe-se para cerca de 10 minutos. Projete estas imagens e diga que são de grupos de dançarinos tradicionais de catira. Peça que analisem por alguns instantes em seguida faça a comparação com as suposições anteriores sobre o tema. Use cada tópico anotado anteriormente. Pergunte se gostariam de acrescentar algo mais.

Comente que a Catira é uma dança tradicional em Goiás, norte de Minas Gerais e interior de São Paulo, dentre outras regiões. Normalmente há dez dançadores em filas, uma de frente pra outra e dois violeiros. A coreografia basicamente consiste em bater palmas e bater os pés no chão de forma rítmica e similar entre eles, enquanto os violeiros dedilham o instrumento. Era dançada apenas por homens, agricultores, fazendeiros, boiadeiros e etc se reuniam para comemorar, após período de colheitas, festas religiosas e diversas outras ocasiões e festejavam a noite toda no ritmo ditado pelo bater de palmas e de pés no chão.

Há festas na zona rural que ainda utilizam a viola e a catira como: folia de reis, pouso de santos, festa do Divino, dentre outras festas religiosas.

Como adequar à sua realidade: Imprima estas imagens e distribuir entre os alunos. No caso de utilizar danças de sua região, busque imagens referentes e entregue a turma para análise também.

Para você saber mais:

Sobre catira:

MACHADO, Juliana Alves. CATIRA COMO INSTRUMENTO DE SOCIABILIDADE E BEM ESTAR.

IV Simpósio Nacional do CieAA, II Simpósio Nacional de História e o I Colóquio Nacional UEG na Escola.v. 2 n. 1 (2012). Disponível em: <http://www.anais.ueg.br/index.php/simposiocieaa/article/view/231-240 > Acesso em 16 de janeiro de 2019

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Após comentar sobre viola e peculiaridades da catira, explique que nesse momento vamos apreciar o som da viola em uma música. Peça para a turma fechar os olhos e ouvir com bastante atenção a música A dança da Catira, das Irmãs Galvão, dupla do interior de São Paulo. A música tem cerca de 3 minutos, mas para esta audição utilize apenas até 1:20 o vídeo.

Disponível neste link:< https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM>.

Reinicie e nesta segunda vez peça para que a turma identifique os trechos na música onde é possível inserir uma coreografia batendo mãos e pés. Se possível coloque todos para fazer os movimentos.

Oriente que criaremos agora uma coreografia nossa. E a depender do tamanho de sua turma, separe-os em grupos de 6 ou 8 alunos e peça que imaginem e criem uma coreografia, com movimentos batendo as mãos e os pés e que deve durar no máximo um minuto. No decorrer desta atividade, verifique se há grupos precisando de suporte e ajuda para a criação da coreografia. E os oriente conforme a necessidade. Fique de olho no tempo pois deverá ser o mesmo para todos.

Como adequar à sua realidade: Na falta de um meio de disponibilizar o som, cante para a turma a cantiga popular Roda Roda Roda E faça a coreografia com a turma. Explicando que, assim como esta cantiga de roda usa os pés e as mãos, a catira também usa. Utilize outras músicas de sua região. Se considerar oportuno e puder, projete um dos vídeos indicados abaixo para que os grupos se inspirem a criar a coreografia.

Para você saber mais:

Grupo de catira: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YWAluRu8Jfo> acesso em 16 janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Concluído o tempo de criação da coreografia, avise que faremos um show de talentos. A dinâmica consiste em imitar um programa onde as crianças apresentarão as coreografias criadas a partir do som da viola.

Comente que a história do Brasil é permeada pelo uso da viola e que mesmo com a modernização e urbanização do país o costume se mantém. Sendo a Catira uma das danças típicas do interior que utilizam a viola. Avise que a turma agora demonstrará a coreografia que criaram.

Coloque o som de viola, por um minuto e cada grupo deve apresentar sua coreografia. Encoraje ao final de cada apresentação palmas, vivas e comemorações por todos presentes. Finalizados todos os grupos, diga que todos são vencedores pois foram super corajosos e criativos para sua dança.

Para a avaliação, peça que levantem a mão para alguém lembrar o que é uma viola e como ela influencia alguns costumes. Peça para quem levantou a mão responder de modo que todos possam ouvir. Verifique se mais alguém gostaria de complementar e em seguida peça que batam 2 palmas, e 3 vezes o pé direito no chão quem gostou da atividade.

Caso algum aluno não queira apresentar, ao final selecione-os e junto a eles crie uma nova coreografia e peça a todos os demais para acompanhar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Inicie a aula com a turma em círculo.

Materiais necessários: Quadro, projetor, download da música sugerida e/ou vídeo do youtube

Material complementar:

Imagens da contextualização e problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ScmD4NfzyhnShmDV2mTgArkdvjKrw5GdgKSPdwJuQsTh2cHuH9cCdJPksYhp/geo3-01und04-imagens-para-impressao.pdf

Música da Ação Propositiva: https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM

Para você saber mais:

http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/noticias-menu/340-minas-gerais-reconhece-as-violas-como-patrimonio-cultural-do-estado

http://www.picanhanalenha.com.br/catira-historia-e-tradicao-em-uberaba/

<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18736/almeida-junior/obras?p=3>

Sobre a viola caipira, também vale conferir o video produzido pela unesp no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=kdVdzh0Q_F4>

MACHADO, Juliana Alves. CATIRA COMO INSTRUMENTO DE SOCIABILIDADE E BEM ESTAR.

IV Simpósio Nacional do CieAA, II Simpósio Nacional de História e o I Colóquio Nacional UEG na Escola.v. 2 n. 1 (2012). Disponível em: <http://www.anais.ueg.br/index.php/simposiocieaa/article/view/231-240 > Acesso em 16 de janeiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Utilize a sala com as carteiras em círculo, de forma que o centro esteja livre. Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Peça aos alunos que leiam o tema em voz alta e juntos. Comente brevemente que a aula se desenvolverá para entender como um instrumento e uma dança podem se tornar símbolo de uma época e de um povo fazendo parte dos aspectos culturais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete a tela e peça aos alunos que, silenciosamente, a observem. Questione se já conheciam tal obra. Informe que se trata de uma obra de 1899 do artista Almeida Júnior que tem como título “O violeiro”. Peça a alguns alunos que, após instantes de observação comentem sobre o que veem na imagem. Induza esse momento de compartilhamento de informações com estas perguntas: O que está acontecendo? O que o homem segura? Para que serve tal objeto? Qual a expressão da face do homem? Ele está feliz? Por que ele segura tal objeto? Como a mulher está reagindo? E atualmente “tocar viola” nas janelas é comum? Peça também para que levante a mão quem já viu tal instrumento.

Ouça-os com atenção e diga que vamos conhecer uma dança típica do Brasil que utiliza a viola para ser executada.

Como adequar à sua realidade: Na falta de projetor, imprima esta imagem e distribua entre os alunos. É válido também levar uma viola e/ou um músico que toque tal instrumento para iniciar esta aula. Sugerimos também a possibilidade de levar uma música, um som, um áudio com o toque da viola, pedir aos alunos que fechem os olhos e apenas ouçam. Depois questionar se conhecem tal instrumento que produziu o som. Indicação de música com som de viola: A vaca foi pro brejo, de Tião Carreiro disponível no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=OCzImF0ugqU&list=PL6Jn-TbEvTSHOYCfIObilwEJ7k17KH26X&index=3>

Para você saber mais:

Almeida Júnior foi um grande pintor do séc. XIX que retratou o dia-a-dia do homem do campo, o caipira, de forma simples em seu ambiente pobre, respeitando-o. A obra o Violeiro, foi muito importante para atrair atenção de artistas estrangeiros sob seu trabalho. Mais obras autorais podem ser encontradas em diversos sites, como no: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18736/almeida-junior/obras?p=3>

Sobre a viola caipira, também vale conferir o video produzido pela unesp no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=kdVdzh0Q_F4>

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Há dois slides para esta etapa. Neste primeiro fique apenas 5 minutos, reservando mais tempo para o próximo slide.

Projete o slide e peça para alguém ler o que está escrito nele e responder. Em seguida peça à turma: “ Levanta a mão quem já ouviu falar dessa dança chamada Catira? À medida em que eles responderem, aprofunde o questionamento: “Pelo nome, como imaginam que seja?” Será que é dançada em pares? Ou em grupos? Quais seriam as regras para os dançarinos? Todos podem dançar? Há um tipo de roupa específico? Podemos dançar descalços? Vá questionando e verificando as ideias que a turma possui acerca do tema ou como imagina que seja. Anote-as no quadro em forma de tópicos sob o título de catira. Deixe-os se expressar livremente e tenha o cuidado para ouvir aqueles que ainda não participaram. Concluídas as participações, comente que vamos conhecer um pouco dessa dança.

Como adequar à sua realidade: Verifique em sua região qual manifestação cultural tem a viola como parte da tradição e utilize neste exemplo para que a turma se reconheça na aula. Em caso de impossibilidade de projeção da tela, pode fazer os questionamentos oralmente com a turma.

Slide Plano Aula

Orientações: Neste slide programe-se para cerca de 10 minutos. Projete estas imagens e diga que são de grupos de dançarinos tradicionais de catira. Peça que analisem por alguns instantes em seguida faça a comparação com as suposições anteriores sobre o tema. Use cada tópico anotado anteriormente. Pergunte se gostariam de acrescentar algo mais.

Comente que a Catira é uma dança tradicional em Goiás, norte de Minas Gerais e interior de São Paulo, dentre outras regiões. Normalmente há dez dançadores em filas, uma de frente pra outra e dois violeiros. A coreografia basicamente consiste em bater palmas e bater os pés no chão de forma rítmica e similar entre eles, enquanto os violeiros dedilham o instrumento. Era dançada apenas por homens, agricultores, fazendeiros, boiadeiros e etc se reuniam para comemorar, após período de colheitas, festas religiosas e diversas outras ocasiões e festejavam a noite toda no ritmo ditado pelo bater de palmas e de pés no chão.

Há festas na zona rural que ainda utilizam a viola e a catira como: folia de reis, pouso de santos, festa do Divino, dentre outras festas religiosas.

Como adequar à sua realidade: Imprima estas imagens e distribuir entre os alunos. No caso de utilizar danças de sua região, busque imagens referentes e entregue a turma para análise também.

Para você saber mais:

Sobre catira:

MACHADO, Juliana Alves. CATIRA COMO INSTRUMENTO DE SOCIABILIDADE E BEM ESTAR.

IV Simpósio Nacional do CieAA, II Simpósio Nacional de História e o I Colóquio Nacional UEG na Escola.v. 2 n. 1 (2012). Disponível em: <http://www.anais.ueg.br/index.php/simposiocieaa/article/view/231-240 > Acesso em 16 de janeiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Após comentar sobre viola e peculiaridades da catira, explique que nesse momento vamos apreciar o som da viola em uma música. Peça para a turma fechar os olhos e ouvir com bastante atenção a música A dança da Catira, das Irmãs Galvão, dupla do interior de São Paulo. A música tem cerca de 3 minutos, mas para esta audição utilize apenas até 1:20 o vídeo.

Disponível neste link:< https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM>.

Reinicie e nesta segunda vez peça para que a turma identifique os trechos na música onde é possível inserir uma coreografia batendo mãos e pés. Se possível coloque todos para fazer os movimentos.

Oriente que criaremos agora uma coreografia nossa. E a depender do tamanho de sua turma, separe-os em grupos de 6 ou 8 alunos e peça que imaginem e criem uma coreografia, com movimentos batendo as mãos e os pés e que deve durar no máximo um minuto. No decorrer desta atividade, verifique se há grupos precisando de suporte e ajuda para a criação da coreografia. E os oriente conforme a necessidade. Fique de olho no tempo pois deverá ser o mesmo para todos.

Como adequar à sua realidade: Na falta de um meio de disponibilizar o som, cante para a turma a cantiga popular Roda Roda Roda E faça a coreografia com a turma. Explicando que, assim como esta cantiga de roda usa os pés e as mãos, a catira também usa. Utilize outras músicas de sua região. Se considerar oportuno e puder, projete um dos vídeos indicados abaixo para que os grupos se inspirem a criar a coreografia.

Para você saber mais:

Grupo de catira: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YWAluRu8Jfo> acesso em 16 janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Concluído o tempo de criação da coreografia, avise que faremos um show de talentos. A dinâmica consiste em imitar um programa onde as crianças apresentarão as coreografias criadas a partir do som da viola.

Comente que a história do Brasil é permeada pelo uso da viola e que mesmo com a modernização e urbanização do país o costume se mantém. Sendo a Catira uma das danças típicas do interior que utilizam a viola. Avise que a turma agora demonstrará a coreografia que criaram.

Coloque o som de viola, por um minuto e cada grupo deve apresentar sua coreografia. Encoraje ao final de cada apresentação palmas, vivas e comemorações por todos presentes. Finalizados todos os grupos, diga que todos são vencedores pois foram super corajosos e criativos para sua dança.

Para a avaliação, peça que levantem a mão para alguém lembrar o que é uma viola e como ela influencia alguns costumes. Peça para quem levantou a mão responder de modo que todos possam ouvir. Verifique se mais alguém gostaria de complementar e em seguida peça que batam 2 palmas, e 3 vezes o pé direito no chão quem gostou da atividade.

Caso algum aluno não queira apresentar, ao final selecione-os e junto a eles crie uma nova coreografia e peça a todos os demais para acompanhar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano