GEO3_01UND04 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Viola caipira e catira: imaterialidade cultural
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de paisagem cultural: imaterialidades que constituem o espaço.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Inicie a aula com a turma em círculo.
Materiais necessários: Quadro, projetor, download da música sugerida e/ou vídeo do youtube
Material complementar:
Imagens da contextualização e problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ScmD4NfzyhnShmDV2mTgArkdvjKrw5GdgKSPdwJuQsTh2cHuH9cCdJPksYhp/geo3-01und04-imagens-para-impressao.pdf
Música da Ação Propositiva: https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM
Para você saber mais:
http://www.picanhanalenha.com.br/catira-historia-e-tradicao-em-uberaba/
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18736/almeida-junior/obras?p=3>
Sobre a viola caipira, também vale conferir o video produzido pela unesp no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=kdVdzh0Q_F4>
MACHADO, Juliana Alves. CATIRA COMO INSTRUMENTO DE SOCIABILIDADE E BEM ESTAR.
IV Simpósio Nacional do CieAA, II Simpósio Nacional de História e o I Colóquio Nacional UEG na Escola.v. 2 n. 1 (2012). Disponível em: <http://www.anais.ueg.br/index.php/simposiocieaa/article/view/231-240 > Acesso em 16 de janeiro de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Utilize a sala com as carteiras em círculo, de forma que o centro esteja livre. Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Peça aos alunos que leiam o tema em voz alta e juntos. Comente brevemente que a aula se desenvolverá para entender como um instrumento e uma dança podem se tornar símbolo de uma época e de um povo fazendo parte dos aspectos culturais.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Projete a tela e peça aos alunos que, silenciosamente, a observem. Questione se já conheciam tal obra. Informe que se trata de uma obra de 1899 do artista Almeida Júnior que tem como título “O violeiro”. Peça a alguns alunos que, após instantes de observação comentem sobre o que veem na imagem. Induza esse momento de compartilhamento de informações com estas perguntas: O que está acontecendo? O que o homem segura? Para que serve tal objeto? Qual a expressão da face do homem? Ele está feliz? Por que ele segura tal objeto? Como a mulher está reagindo? E atualmente “tocar viola” nas janelas é comum? Peça também para que levante a mão quem já viu tal instrumento.
Ouça-os com atenção e diga que vamos conhecer uma dança típica do Brasil que utiliza a viola para ser executada.
Como adequar à sua realidade: Na falta de projetor, imprima esta imagem e distribua entre os alunos. É válido também levar uma viola e/ou um músico que toque tal instrumento para iniciar esta aula. Sugerimos também a possibilidade de levar uma música, um som, um áudio com o toque da viola, pedir aos alunos que fechem os olhos e apenas ouçam. Depois questionar se conhecem tal instrumento que produziu o som. Indicação de música com som de viola: A vaca foi pro brejo, de Tião Carreiro disponível no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=OCzImF0ugqU&list=PL6Jn-TbEvTSHOYCfIObilwEJ7k17KH26X&index=3>
Para você saber mais:
Almeida Júnior foi um grande pintor do séc. XIX que retratou o dia-a-dia do homem do campo, o caipira, de forma simples em seu ambiente pobre, respeitando-o. A obra o Violeiro, foi muito importante para atrair atenção de artistas estrangeiros sob seu trabalho. Mais obras autorais podem ser encontradas em diversos sites, como no: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18736/almeida-junior/obras?p=3>
Sobre a viola caipira, também vale conferir o video produzido pela unesp no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=kdVdzh0Q_F4>
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Há dois slides para esta etapa. Neste primeiro fique apenas 5 minutos, reservando mais tempo para o próximo slide.
Projete o slide e peça para alguém ler o que está escrito nele e responder. Em seguida peça à turma: “ Levanta a mão quem já ouviu falar dessa dança chamada Catira? À medida em que eles responderem, aprofunde o questionamento: “Pelo nome, como imaginam que seja?” Será que é dançada em pares? Ou em grupos? Quais seriam as regras para os dançarinos? Todos podem dançar? Há um tipo de roupa específico? Podemos dançar descalços? Vá questionando e verificando as ideias que a turma possui acerca do tema ou como imagina que seja. Anote-as no quadro em forma de tópicos sob o título de catira. Deixe-os se expressar livremente e tenha o cuidado para ouvir aqueles que ainda não participaram. Concluídas as participações, comente que vamos conhecer um pouco dessa dança.
Como adequar à sua realidade: Verifique em sua região qual manifestação cultural tem a viola como parte da tradição e utilize neste exemplo para que a turma se reconheça na aula. Em caso de impossibilidade de projeção da tela, pode fazer os questionamentos oralmente com a turma.
Problematização
Orientações: Neste slide programe-se para cerca de 10 minutos. Projete estas imagens e diga que são de grupos de dançarinos tradicionais de catira. Peça que analisem por alguns instantes em seguida faça a comparação com as suposições anteriores sobre o tema. Use cada tópico anotado anteriormente. Pergunte se gostariam de acrescentar algo mais.
Comente que a Catira é uma dança tradicional em Goiás, norte de Minas Gerais e interior de São Paulo, dentre outras regiões. Normalmente há dez dançadores em filas, uma de frente pra outra e dois violeiros. A coreografia basicamente consiste em bater palmas e bater os pés no chão de forma rítmica e similar entre eles, enquanto os violeiros dedilham o instrumento. Era dançada apenas por homens, agricultores, fazendeiros, boiadeiros e etc se reuniam para comemorar, após período de colheitas, festas religiosas e diversas outras ocasiões e festejavam a noite toda no ritmo ditado pelo bater de palmas e de pés no chão.
Há festas na zona rural que ainda utilizam a viola e a catira como: folia de reis, pouso de santos, festa do Divino, dentre outras festas religiosas.
Como adequar à sua realidade: Imprima estas imagens e distribuir entre os alunos. No caso de utilizar danças de sua região, busque imagens referentes e entregue a turma para análise também.
Para você saber mais:
Sobre catira:
MACHADO, Juliana Alves. CATIRA COMO INSTRUMENTO DE SOCIABILIDADE E BEM ESTAR.
IV Simpósio Nacional do CieAA, II Simpósio Nacional de História e o I Colóquio Nacional UEG na Escola.v. 2 n. 1 (2012). Disponível em: <http://www.anais.ueg.br/index.php/simposiocieaa/article/view/231-240 > Acesso em 16 de janeiro de 2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Após comentar sobre viola e peculiaridades da catira, explique que nesse momento vamos apreciar o som da viola em uma música. Peça para a turma fechar os olhos e ouvir com bastante atenção a música A dança da Catira, das Irmãs Galvão, dupla do interior de São Paulo. A música tem cerca de 3 minutos, mas para esta audição utilize apenas até 1:20 o vídeo.
Disponível neste link:< https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM>.
Reinicie e nesta segunda vez peça para que a turma identifique os trechos na música onde é possível inserir uma coreografia batendo mãos e pés. Se possível coloque todos para fazer os movimentos.
Oriente que criaremos agora uma coreografia nossa. E a depender do tamanho de sua turma, separe-os em grupos de 6 ou 8 alunos e peça que imaginem e criem uma coreografia, com movimentos batendo as mãos e os pés e que deve durar no máximo um minuto. No decorrer desta atividade, verifique se há grupos precisando de suporte e ajuda para a criação da coreografia. E os oriente conforme a necessidade. Fique de olho no tempo pois deverá ser o mesmo para todos.
Como adequar à sua realidade: Na falta de um meio de disponibilizar o som, cante para a turma a cantiga popular Roda Roda Roda E faça a coreografia com a turma. Explicando que, assim como esta cantiga de roda usa os pés e as mãos, a catira também usa. Utilize outras músicas de sua região. Se considerar oportuno e puder, projete um dos vídeos indicados abaixo para que os grupos se inspirem a criar a coreografia.
Para você saber mais:
Grupo de catira: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YWAluRu8Jfo> acesso em 16 janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Concluído o tempo de criação da coreografia, avise que faremos um show de talentos. A dinâmica consiste em imitar um programa onde as crianças apresentarão as coreografias criadas a partir do som da viola.
Comente que a história do Brasil é permeada pelo uso da viola e que mesmo com a modernização e urbanização do país o costume se mantém. Sendo a Catira uma das danças típicas do interior que utilizam a viola. Avise que a turma agora demonstrará a coreografia que criaram.
Coloque o som de viola, por um minuto e cada grupo deve apresentar sua coreografia. Encoraje ao final de cada apresentação palmas, vivas e comemorações por todos presentes. Finalizados todos os grupos, diga que todos são vencedores pois foram super corajosos e criativos para sua dança.
Para a avaliação, peça que levantem a mão para alguém lembrar o que é uma viola e como ela influencia alguns costumes. Peça para quem levantou a mão responder de modo que todos possam ouvir. Verifique se mais alguém gostaria de complementar e em seguida peça que batam 2 palmas, e 3 vezes o pé direito no chão quem gostou da atividade.
Caso algum aluno não queira apresentar, ao final selecione-os e junto a eles crie uma nova coreografia e peça a todos os demais para acompanhar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: YouTube, WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos identifiquem o uso da viola como característica do povo sertanejo e elemento da cultura imaterial brasileira. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo comentando brevemente que a aula se desenvolverá para entender como um instrumento e uma dança podem se tornar símbolos de uma época e de um povo fazendo parte dos aspectos culturais.
Contextualização (30 minutos)
Após anunciar o tema da aula, envie o slide desta etapa que está no plano original aos estudantes e grave uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Questione os alunos se já conheciam tal obra. Informe que se trata de uma obra de 1899 do artista Almeida Júnior que tem como título “O violeiro”. Faça as seguintes perguntas: o que está acontecendo? O que o homem segura? Para que serve tal objeto? Qual a expressão da face do homem? Ele está feliz? Por que ele segura tal objeto? Como a mulher está reagindo? E atualmente “tocar viola” nas janelas é comum?
Peça que eles façam anotações no caderno e que depois enviem áudios contando suas respostas à turma. Diga que eles irão conhecer uma dança típica do Brasil que utiliza a viola para ser executada.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Envie os dois slides desta etapa que estão disponíveis no plano original e grave um vídeo fazendo a problematização.
Fale sobre a dança Catira, conte um pouco sobre suas características. Peça que analisem as imagens enviadas. Comente que a Catira é uma dança tradicional em Goiás, norte de Minas Gerais e interior de São Paulo, dentre outras regiões. Normalmente há dez dançadores em filas, uma de frente pra outra e dois violeiros. A coreografia basicamente consiste em bater palmas e bater os pés no chão de forma rítmica e similar entre eles, enquanto os violeiros dedilham o instrumento. Era dançada apenas por homens, agricultores, fazendeiros, boiadeiros que se reuniam para comemorar, após período de colheitas, festas religiosas e diversas outras ocasiões e festejavam a noite toda no ritmo ditado pelo bater de palmas e de pés no chão. Há festas na zona rural que ainda utilizam a viola e a catira como: folia de reis, pouso de santos, festa do Divino, dentre outras festas religiosas.
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Após comentar sobre viola e peculiaridades da catira, explique que nesse momento vamos apreciar o som da viola em uma música. Peça para a turma fechar os olhos e ouvir com bastante atenção a música “A dança da Catira”, das Irmãs Galvão, dupla do interior de São Paulo. A música tem cerca de três minutos, mas para essa audição utilize apenas até 1:20 o vídeo. A música está disponível neste link.
Reinicie e nesta segunda vez peça para que a turma identifique os trechos na música onde é possível inserir uma coreografia batendo mãos e pés. Se possível, que eles possam dançar em casa com seus familiares. Peça que este momento seja gravado, e enviado no grupo da turma.
Sistematização (dois dias - assincronamente)
Comente que a história do Brasil é permeada pelo uso da viola e que mesmo com a modernização e urbanização do país o costume se mantém. Sendo a Catira uma das danças típicas do interior que utilizam a viola. Oriente que os estudantes produzam uma viola em suas residências, com a ajuda de um adulto. Abaixo segue o link, de como reproduzir a viola, utilizando materiais recicláveis.
- “Como fazer um violão de papelão”, disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na produção da viola e do vídeo com a dança da Catira. Abaixo, seguem outros vídeos, que podem auxiliar na etapa da sistematização.
- “Viola reciclável”, disponível aqui
- “Brinque com Pritt - Como fazer um violão”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Ferreira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar o uso da viola como característica do povo sertanejo e elemento da cultura imaterial brasileira.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA