16684
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O campo e a cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar e comparar características da vida no campo e na cidade.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os alunos deverão estar em trios durante toda a aula. Prepare previamente a impressão do enigma, do texto e suas questões, uma caixinha e o jogo das cartinhas. Em quantidade suficiente para que cada trio receba o material. As questões deverão ser cortadas e já inseridas na caixinha. O jogo com as 3 cartinhas também deve ser preparado antes da execução da aula.

Materiais necessários: quadro, materiais impressos (enigma, história, questões, jogo), caixinha, cronômetro ou relógio, papel pardo, e caneta para cartaz.

Material complementar:

Atividade de Enigma da contextualização: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ShUaJg93REKeza76uTAUZujMp5dwB7VPzYDzSa8reeKQQ7Hqg8qJBEjUyXyh/geo3-01undd05-contextualizacao-enigma.pdf >

História adaptada e questões para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5hKeTqabvWtxeAnFCnYcMDUATFjPbgWgcyRunmJ4aTav67KTaxz82nk78d2p/geo3-01und05-problematizacao-historia-e-atividade.pdf>

Jogo: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3KequxxEcnWd6Az3d4PJqzmenyZJd3jfxN2KF7vZDWu68zpFXdzxHfYhD8n5/geo3-01und05-acao-propositiva-jogo.pdf>

Para saber mais:

Analisando a relação cidade campo e as formas de ruralidade no bairro Pinheirinho- Alfenas MG. Disponivel em: <https://www.unifal-mg.edu.br/simgeo/system/files/anexos/Let%C3%ADcia%20Silv%C3%A9rio%20da%20Silva.pdf> Acesso em 11 de março de 2019

O campo e a cidade no ensino de Geografia. Disponível em: <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404586863_ARQUIVO_CBGVALERIARPEREIRA.pdf> Acesso em 11 de março de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete e leia o tema da aula para a turma: O campo e a cidade. Pergunte onde estamos (se campo ou cidade) e diga que essa aula será para refletir algumas questões relacionadas ao campo e a cidade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Distribua uma cópia do enigma, encontrado no link a seguir, para cada trio e orientar que descubram a frase escrita. Diga que entre os membros dos trios deverão fazer a pergunta um para o outro e ouvir com atenção as respostas. Enquanto os alunos trabalham, ande entre eles para verificar quem precisa de ajuda e orientar o processo corretamente. Se julgar necessário peça aos trios que concluíram primeiro que ajude os demais colegas.

Selecione 3 alunos para comentar o que conversaram. Diga que as suposições deles sobre o que é viver no campo e na cidade são válidas e que logo as utilizaremos.

Material complementar

Enigma para impressão:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ShUaJg93REKeza76uTAUZujMp5dwB7VPzYDzSa8reeKQQ7Hqg8qJBEjUyXyh/geo3-01undd05-contextualizacao-enigma.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Repita a pergunta: “Como será a vida no campo e na cidade?” Comente que contará uma adaptação da fábula: O rato do campo e o rato da Cidade. A história fala de dois ratos, primos, um que mora na cidade e o outro no campo e que antes da carta passaram uma temporada um na casa do outro. Eles não gostaram da estadia pela grande diferença do modo de vida em cada um dos locais. O rato do campo constata que na cidade não há o costume de prestar atenção à fase da lua e demais astros..

O rato da cidade se admirou por conhecer mais intimamente o vizinho de fazenda. falou do acolhimento que teve mesmo que as casas estivessem tão distantes.

Link para a história adaptada e atividade para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5hKeTqabvWtxeAnFCnYcMDUATFjPbgWgcyRunmJ4aTav67KTaxz82nk78d2p/geo3-01und05-problematizacao-historia-e-atividade.pdf>

Peça que prestem atenção pois alguns trios serão questionadas sobre a história. Em seguida, leia o texto com ênfase e entusiasmo para a turma. Em seguida, pegue sua caixinha com questões para a turma responder.

As questões estão logo após a história e, nesta etapam é necessário estar pronta para uso.

Selecione o primeiro aluno para responder. Peça que ele retire um dos papéis e responda. Em seguida ele escolherá o próximo colega a participar. Faça assim até que todas as questões sejam feitas.

As perguntas da caixinha são:

  • Onde vivem os animais da história?
  • O rato do campo tem algum parentesco com o rato da cidade? Qual?
  • Antes de escrever as cartas, o que cada um fez?
  • Você acha que os ratinhos gostaram da temporada na casa do primo?
  • Há a identificação de quem escreveu cada um dos trechos das cartas?
  • A vida na cidade é mesmo tão diferente da vida no campo? Justifique.
  • Quem poderia ter escrevido a frase: “Muito estranho!!! O tempo é ditado por um instrumento pequeno no pulso e muitas vezes nem percebemos em que lua estamos. Estrelas? Difícil ver em meio aquela claridade toda.”
  • Quem poderia ter escrevido a frase: “A casa do vizinho mais próximo fica há algumas léguas, ficamos muito amigos, conheci seus filhos e esposa. Achei muito legal”.

Ouça cada resposta atentamente e diga que agora faremos suposições e comparações acerca da vivência no campo e na cidade.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

Aqui o jogo deve estar pronto e em quantidade suficiente para todos os trios. São três cartinhas por trio.

Oriente que agora faremos um mini jogo de cartinhas.

Distribua, colocando-as uma sobre a outra em montinho com a pergunta virada para baixo. Avise que com seu comando, qualquer um de cada trio pegará a cartinha de cima, e que juntos façam o que foi pedido até o seu aviso de finalizar e trocar de cartinha. O tempo estabelecido (3 minutos para leitura e reflexão para cada carta) é cronometrado por você. Ao término do tempo, outro aluno deverá rapidamente pegar a próxima do monte, com uma nova questão para pensar.

Faça isso até que todas tenham sido concluídas.

As questões para reflexão contidas nas cartinhas são:

-CIRCULAÇÃO DE PESSOAS: Imaginem e descrevam sobre as vias e ruas e meios de transporte, no campo e na cidade.

-PAISAGEM: Feche os olhos e imagine uma paisagem campestre e outra da cidade. Diga aos colegas como seriam estes locais.

-ALIMENTAÇÃO: Que tipo de alimento é consumido por quem vive no campo e na cidade? Liste 5 tipos para cada um.

Material complementar

Jogo para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3KequxxEcnWd6Az3d4PJqzmenyZJd3jfxN2KF7vZDWu68zpFXdzxHfYhD8n5/geo3-01und05-acao-propositiva-jogo.pdf>

Esta tabela deverá ser cortada em três partes e coladas em um papel com maior gramatura. Cada quadrado abaixo será uma cartinha que deverá ser entregue aos alunos em trios. Sugerimos que faça previamente a quantidade suficiente para a turma.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após desenvolvimento da atividade anterior, diga que juntos produzirão um painel com as informações de cada trio. Cole o papel em uma altura que os alunos consigam acessar, sob o título: O campo e a Cidade. Podem ir para o pátio ou um espaço livre da sala. Coloque o papel no chão e peça para todos sentarem em volta dele para esse momento de reflexão. Pegue cartinha por cartinha e pergunte aos alunos o que responderam quando leram tal questão. Ouça os trios com atenção e peça que cada trio escreva no painel duas palavras que resumam a resposta de cada cartinha. Sendo uma referente ao campo e outra a cidade. Enquanto eles escrevem ouça os demais alunos. Deixar fixado na sala de aula.

Esteja atento às discussões para evitar o aprofundamento de estereótipos sobre a vida do campo e da cidade. Destaque que hoje cada vez mais valores e hábitos de vida urbanos chegam ao campo.

Para saber mais:

O campo e a cidade devem ser vistos como lugares que possuem complementaridade, apesar da existência de técnicas de trabalho distintas. A era técnico-científico-informacional chega para os dois, adaptando-se às suas peculiaridades.

Analisando a relação cidade campo e as formas de ruralidade no bairro Pinheirinho - Alfenas MG. Disponivel em: <https://www.unifal-mg.edu.br/simgeo/system/files/anexos/Let%C3%ADcia%20Silv%C3%A9rio%20da%20Silva.pdf> Acesso em 11 de março de 2019

O campo e a cidade no ensino de Geografia. Disponível em: <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404586863_ARQUIVO_CBGVALERIARPEREIRA.pdf> Acesso em 11 de março de 2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os alunos deverão estar em trios durante toda a aula. Prepare previamente a impressão do enigma, do texto e suas questões, uma caixinha e o jogo das cartinhas. Em quantidade suficiente para que cada trio receba o material. As questões deverão ser cortadas e já inseridas na caixinha. O jogo com as 3 cartinhas também deve ser preparado antes da execução da aula.

Materiais necessários: quadro, materiais impressos (enigma, história, questões, jogo), caixinha, cronômetro ou relógio, papel pardo, e caneta para cartaz.

Material complementar:

Atividade de Enigma da contextualização: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ShUaJg93REKeza76uTAUZujMp5dwB7VPzYDzSa8reeKQQ7Hqg8qJBEjUyXyh/geo3-01undd05-contextualizacao-enigma.pdf >

História adaptada e questões para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5hKeTqabvWtxeAnFCnYcMDUATFjPbgWgcyRunmJ4aTav67KTaxz82nk78d2p/geo3-01und05-problematizacao-historia-e-atividade.pdf>

Jogo: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3KequxxEcnWd6Az3d4PJqzmenyZJd3jfxN2KF7vZDWu68zpFXdzxHfYhD8n5/geo3-01und05-acao-propositiva-jogo.pdf>

Para saber mais:

Analisando a relação cidade campo e as formas de ruralidade no bairro Pinheirinho- Alfenas MG. Disponivel em: <https://www.unifal-mg.edu.br/simgeo/system/files/anexos/Let%C3%ADcia%20Silv%C3%A9rio%20da%20Silva.pdf> Acesso em 11 de março de 2019

O campo e a cidade no ensino de Geografia. Disponível em: <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404586863_ARQUIVO_CBGVALERIARPEREIRA.pdf> Acesso em 11 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete e leia o tema da aula para a turma: O campo e a cidade. Pergunte onde estamos (se campo ou cidade) e diga que essa aula será para refletir algumas questões relacionadas ao campo e a cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Distribua uma cópia do enigma, encontrado no link a seguir, para cada trio e orientar que descubram a frase escrita. Diga que entre os membros dos trios deverão fazer a pergunta um para o outro e ouvir com atenção as respostas. Enquanto os alunos trabalham, ande entre eles para verificar quem precisa de ajuda e orientar o processo corretamente. Se julgar necessário peça aos trios que concluíram primeiro que ajude os demais colegas.

Selecione 3 alunos para comentar o que conversaram. Diga que as suposições deles sobre o que é viver no campo e na cidade são válidas e que logo as utilizaremos.

Material complementar

Enigma para impressão:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ShUaJg93REKeza76uTAUZujMp5dwB7VPzYDzSa8reeKQQ7Hqg8qJBEjUyXyh/geo3-01undd05-contextualizacao-enigma.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Repita a pergunta: “Como será a vida no campo e na cidade?” Comente que contará uma adaptação da fábula: O rato do campo e o rato da Cidade. A história fala de dois ratos, primos, um que mora na cidade e o outro no campo e que antes da carta passaram uma temporada um na casa do outro. Eles não gostaram da estadia pela grande diferença do modo de vida em cada um dos locais. O rato do campo constata que na cidade não há o costume de prestar atenção à fase da lua e demais astros..

O rato da cidade se admirou por conhecer mais intimamente o vizinho de fazenda. falou do acolhimento que teve mesmo que as casas estivessem tão distantes.

Link para a história adaptada e atividade para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5hKeTqabvWtxeAnFCnYcMDUATFjPbgWgcyRunmJ4aTav67KTaxz82nk78d2p/geo3-01und05-problematizacao-historia-e-atividade.pdf>

Peça que prestem atenção pois alguns trios serão questionadas sobre a história. Em seguida, leia o texto com ênfase e entusiasmo para a turma. Em seguida, pegue sua caixinha com questões para a turma responder.

As questões estão logo após a história e, nesta etapam é necessário estar pronta para uso.

Selecione o primeiro aluno para responder. Peça que ele retire um dos papéis e responda. Em seguida ele escolherá o próximo colega a participar. Faça assim até que todas as questões sejam feitas.

As perguntas da caixinha são:

  • Onde vivem os animais da história?
  • O rato do campo tem algum parentesco com o rato da cidade? Qual?
  • Antes de escrever as cartas, o que cada um fez?
  • Você acha que os ratinhos gostaram da temporada na casa do primo?
  • Há a identificação de quem escreveu cada um dos trechos das cartas?
  • A vida na cidade é mesmo tão diferente da vida no campo? Justifique.
  • Quem poderia ter escrevido a frase: “Muito estranho!!! O tempo é ditado por um instrumento pequeno no pulso e muitas vezes nem percebemos em que lua estamos. Estrelas? Difícil ver em meio aquela claridade toda.”
  • Quem poderia ter escrevido a frase: “A casa do vizinho mais próximo fica há algumas léguas, ficamos muito amigos, conheci seus filhos e esposa. Achei muito legal”.

Ouça cada resposta atentamente e diga que agora faremos suposições e comparações acerca da vivência no campo e na cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

Aqui o jogo deve estar pronto e em quantidade suficiente para todos os trios. São três cartinhas por trio.

Oriente que agora faremos um mini jogo de cartinhas.

Distribua, colocando-as uma sobre a outra em montinho com a pergunta virada para baixo. Avise que com seu comando, qualquer um de cada trio pegará a cartinha de cima, e que juntos façam o que foi pedido até o seu aviso de finalizar e trocar de cartinha. O tempo estabelecido (3 minutos para leitura e reflexão para cada carta) é cronometrado por você. Ao término do tempo, outro aluno deverá rapidamente pegar a próxima do monte, com uma nova questão para pensar.

Faça isso até que todas tenham sido concluídas.

As questões para reflexão contidas nas cartinhas são:

-CIRCULAÇÃO DE PESSOAS: Imaginem e descrevam sobre as vias e ruas e meios de transporte, no campo e na cidade.

-PAISAGEM: Feche os olhos e imagine uma paisagem campestre e outra da cidade. Diga aos colegas como seriam estes locais.

-ALIMENTAÇÃO: Que tipo de alimento é consumido por quem vive no campo e na cidade? Liste 5 tipos para cada um.

Material complementar

Jogo para impressão: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3KequxxEcnWd6Az3d4PJqzmenyZJd3jfxN2KF7vZDWu68zpFXdzxHfYhD8n5/geo3-01und05-acao-propositiva-jogo.pdf>

Esta tabela deverá ser cortada em três partes e coladas em um papel com maior gramatura. Cada quadrado abaixo será uma cartinha que deverá ser entregue aos alunos em trios. Sugerimos que faça previamente a quantidade suficiente para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após desenvolvimento da atividade anterior, diga que juntos produzirão um painel com as informações de cada trio. Cole o papel em uma altura que os alunos consigam acessar, sob o título: O campo e a Cidade. Podem ir para o pátio ou um espaço livre da sala. Coloque o papel no chão e peça para todos sentarem em volta dele para esse momento de reflexão. Pegue cartinha por cartinha e pergunte aos alunos o que responderam quando leram tal questão. Ouça os trios com atenção e peça que cada trio escreva no painel duas palavras que resumam a resposta de cada cartinha. Sendo uma referente ao campo e outra a cidade. Enquanto eles escrevem ouça os demais alunos. Deixar fixado na sala de aula.

Esteja atento às discussões para evitar o aprofundamento de estereótipos sobre a vida do campo e da cidade. Destaque que hoje cada vez mais valores e hábitos de vida urbanos chegam ao campo.

Para saber mais:

O campo e a cidade devem ser vistos como lugares que possuem complementaridade, apesar da existência de técnicas de trabalho distintas. A era técnico-científico-informacional chega para os dois, adaptando-se às suas peculiaridades.

Analisando a relação cidade campo e as formas de ruralidade no bairro Pinheirinho - Alfenas MG. Disponivel em: <https://www.unifal-mg.edu.br/simgeo/system/files/anexos/Let%C3%ADcia%20Silv%C3%A9rio%20da%20Silva.pdf> Acesso em 11 de março de 2019

O campo e a cidade no ensino de Geografia. Disponível em: <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404586863_ARQUIVO_CBGVALERIARPEREIRA.pdf> Acesso em 11 de março de 2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano