16683
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Atividades econômicas do campo e da cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar o local de procedência dos produtos que utilizamos no dia a dia, avaliando a interdependência entre o campo e a cidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Google Jamboard, Google Desenhos, Paint e Youtube

Valores trabalhados

- Cidadania

- Solidariedade

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem o local de procedência dos produtos que utilizamos no dia a dia, avaliando a interdependência entre o campo e a cidade. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nessa aula vocês discutirão sobre as atividades econômicas que existem no campo e na cidade e como elas possuem relação entre si.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após anunciar o tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Esta etapa pode ser organizado de forma assíncrona.

Este é o momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e quais informações trazidas por eles podem acrescentar na construção do conhecimento. Incentive que, por mensagens de texto ou áudio, eles possam argumentar sobre a origem dos produtos que consomem, dizendo se vêm do campo ou da cidade. Peça que, com o auxílio de um adulto, eles escrevam em seu caderno suas percepções.

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave o texto que traz uma descrição sobre uma conversa de bate papo virtual entre Pedro e Bianca, dois adolescentes que moram no campo e na cidade, respectivamente. Nessa conversa, eles falam sobre suas rotinas diárias e o que suas famílias fazem. A partir do diálogo, é possível perceber algumas das atividades econômicas desempenhadas pelas populações das áreas em que Pedro e Bianca residem. O texto está disponível aqui.

Ação propositiva (um dia - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Envie aos alunos palavras que apontam o nome de produtos que são produzidos no campo e na cidade, assim como produtos que são feitos ou consumidos nessas localidades. A partir dessa dinâmica, solicite que preencham o painel temático com as palavras que acharem corretas para ocupar as colunas “campo” e “cidade”. 

Além de palavras, você também pode pesquisar e enviar imagens que ilustrem as atividades econômicas que desejar demonstrar aos alunos. As palavras e imagens que sugerimos para serem usadas você encontra aqui. Mas fique à vontade para fazer a busca por outras que atendam melhor sua demanda. Já o modelo de painel temático está disponível aqui.

Se preferir, substitua esta etapa de envio material pelo uso do Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, onde os estudantes poderão colocarem suas respostas. O vídeo com o passo a passo para acesso à ferramenta encontra-se disponível aqui. Caso queira, utilize o Google Docs para o preenchimento da tabela.

Sistematização (40 minutos - assincronamente)

Convide os alunos a observarem o painel criado por eles. Incentive-os a observar que tudo que consumimos tem um local de fabricação e que as matérias-primas, em sua maioria, são trazidas do campo para a produção e consumo na cidade. Esta, contudo, também produz artefatos consumidos pelo campo, como o computador que a Bianca usou para conversar com Pedro.

Evidencie também que nos últimos anos muitas indústrias têm procurado a região do campo para a instalação de suas filiais, considerando principalmente a disponibilidade de espaço para construção, além da proximidade com a matéria-prima. Em contrapartida, algumas empresas preferem manter suas indústrias em áreas próximas aos centros urbanos, visando agilidade na distribuição dos produtos, assim como a diminuição da distância entre a fábrica e o mercado consumidor.

A sugestão de resposta do painel temático está disponível aqui. Incentive que com base na análise das tabelas, os estudantes produzam desenhos. Eles podem utilizar o Google Desenhos (veja aqui como usar a ferramenta) ou Paint para executarem esta ação de sistematização.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças às sugestões dos vídeos que seguem abaixo, que têm o objetivo de complementar o plano adaptado:

- “O trabalho no campo (agricultura, pecuária e extrativismo) – Geografia”, disponível aqui

- “Zona urbana X zona rural”, disponível aqui

- “Guido e a zona rural - Genoma Filminhos”, disponível aqui 

- “Gabi e a zona urbana - Genoma Filminhos”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_02UND04

(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas