16682
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - As manifestações culturais no campo e na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar marcas da contribuição cultural a partir dos diferentes modos de vida no campo e na cidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos ou Paint

Valores trabalhados

- Cidadania

- Solidariedade

- Protagonismo

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem marcas da contribuição cultural a partir dos diferentes modos de vida no campo e na cidade. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e enfatize que nesta aula vocês discutirão sobre as diferentes manifestações culturais que refletem os modos de vida em áreas do campo e da cidade.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. 

Nesta etapa, você pode abordar o legado cultural do município ou região onde o aluno está inserido, ou de outras realidades que favoreçam a compreensão da relação entre os modos de vida e a produção cultural materializada nas manifestações típicas de cada lugar. Por exemplo: as danças feitas nos períodos de colheita, na chegada de estações ou ainda trazidas por comunidades de imigrantes, além das realizadas nas cidades como o hip hop ou dança de rua. Para auxiliar nesta etapa, envie o vídeo com a música de todos os povos, disponível aqui.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes. A partir do questionamento proposto, complemente com indagações como: quais diferenças podemos encontrar nas paisagens do campo e da cidade? De que forma manifestações culturais estão presentes nas paisagens urbanas e rurais? O que danças como hip hop, prédios pintados com pop art ou grafite ou quadras enfeitadas com bandeirolas e danças de roda como quadrilhas podem revelar sobre a produção dos espaços como o campo e as cidades? Peça que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto ou áudio. Se preferir, oriente que eles anotem em seus cadernos, façam um registro fotográfico e enviem a foto.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, oriente os estudantes a produzirem um desenho que represente o lugar de vivência através da técnica do grafite. Esclareça que o grafite é uma forma de arte contemporânea com características urbanas, constituído de pinturas e desenhos feitos em muros e paredes. Buscam transmitir ideias a partir de diferentes objetos motivadores. Peça que escolham um tema mobilizador que poderá ser algo que queira reivindicar, um problema, uma lembrança, um sentimento, uma tradição do local, ou seja algo que possibilite expressar o espaço geográfico local. Enfatize que o desenho deve estar relacionado à realidade local.

A atividade 1 está disponível aqui

A atividade 2 está disponível aqui.

Diga aos estudantes que eles podem usar o Google Desenhos ou o Paint, caso prefiram. Para isso, disponibilize o tutorial do Google Desenhos que você encontra aqui. Oriente que as produções sejam enviadas no grupo da turma.

Sistematização (30 minutos - assincronamente)

Estimule a turma a apresentar os desenhos que foram confeccionados. Peça que expliquem o que sentiram ao representar o lugar onde vivem através da produção do grafite. Ao fim das apresentações, questione os alunos sobre o que aprenderam a respeito das relações entre manifestações culturais e os modos de vida do campo e da cidade. Peça que eles gravem um vídeo contando o que sentiram e mostrem suas produções. Diga que eles devem enviar no grupo da turma.

Convite às famílias

Oriente que as famílias auxiliem as crianças na produção dos seus trabalhos com grafite.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_02UND05

(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas