Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Word
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Direitos humanos
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes conheçam costumes e tradições das comunidades extrativistas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que será apresentada o modo de vida das comunidades ribeirinhas.
Contextualização (30 minutos)
Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Leia a lenda de Iati para os alunos (grave no vídeo). Ressalte que folclore constitui um conjunto de tradições e manifestações culturais de um povo, constituído por lendas, mitos, entre outros. Conduza os alunos a refletir sobre a importância dos rios para essas comunidades e de que forma essas pessoas retiravam seu sustento dele. Quais seriam as coisas boas e o que eles acreditam que seria ruim em viver em locais próximos aos rios?
O texto com a lenda para leitura está disponível aqui.
Problematização (50 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo para a problematização para analisar melhor o modo de vida dessas pessoas. Comente com os alunos que muitas pessoas vivem perto de regiões cercadas por diferentes espécies de plantas. Um exemplo são comunidades de regiões próximas aos rios da Floresta Amazônica.
A partir da observação desta imagem disponível aqui, pergunte: como será que as pessoas conseguem se deslocar em espaços como esses? No que podem trabalhar? Como escapar dos períodos das cheias dos rios morando perto deles?
Peça que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto ou áudio no grupo da turma.
Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Solicite que os alunos se reúnam em grupos de quatro pessoas e que este encontro seja realizado por meio de alguma ferramenta virtual. Cada grupo deverá observar a seguinte imagem, disponível aqui.
Solicite que eles conversem, discutam e tracem hipóteses em seus cadernos sobre o modo de vida da população ribeirinha. Para nortear a observação, os alunos deverão pensar sobre as questões apresentadas anteriormente:
- Como os ribeirinhos conseguem se deslocar por espaços como esses?
- No que podem trabalhar?
- Como escapar dos períodos das cheias dos rios morando perto deles?
- O que os rios podem fornecer para essa população?
- O que mais vocês imaginam a respeito da vida dos ribeirinhos?
Disponibilize essas orientações e a imagem do rio para os alunos.
Sistematização (40 minutos)
Peça que os alunos enviem todas as hipóteses levantadas por eles. Faça uma tabela, no Word ou Google Docs, e a envie para a turma. Peça que escolham cinco das melhores hipóteses para anotarem em seus cadernos, como forma de sistematização da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças às sugestões que seguem abaixo do cotidiano das populações ribeirinhas:
- “Comunidades ribeirinhas”, disponível aqui
- “Comunidade paraense mantém cultura e tradições mesmo com chegada de mineradora à região”, disponível aqui