16681
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Comunidades Ribeirinhas

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre conhecer costumes e tradições das comunidades extrativistas.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para o desenvolvimento da ação propositiva os alunos deverão estar organizados em grupos de 4 pessoas.

Materiais necessários:

Imagem da Matinta Perera para apresentar aos alunos: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Witch_of_Endor_%28Martynov%29_detail.jpg Acesso em: 03/01/2019

Material complementar:

Texto com a lenda para leitura e impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GuHhwbrvntzm8r5sj8A9HKsYMRgSn7FqWKh5sDuz3m6EUVHj7wRJJzsb2nxN/geo3-03und04-contextualizacao-lenda-iati.pdf

Vídeo Matinta Perera - Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/9a11/diz-a-lenda/13068-matinta-perera Acesso em: 27/12/2018

Para você saber mais:

Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Disponível em: (Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000) Acesso em: 13 de novembro de 2018 e http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais Acesso em: 13 de novembro de 2018

Conceito de comunidade Ribeirinha: Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. Disponível em: http://www.ecobrasil.eco.br/site_content/30-categoria-conceitos/1195-comunidades-tradicionais-ribeirinhos Acesso em: 27/12/2018

Matinta Perera: Conta a lenda, que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, ocasião em que o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo. A Matinta Perera é uma ave de vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem. Dizem que ela é o Saci Pererê em uma de suas formas. Também assume a forma de uma velha vestida de preto, com o rosto parcialmente coberto. Prefere sair nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sozinha, ela dá um assobio ou grito estridente, cujo som lembra a palavra: “Matinta Perêra…” Disponível em: https://noamazonaseassim.com.br/a-lenda-da-matinta-perera/ Acesso em: 27/12/2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada o modo de vida das comunidades ribeirinhas. Para iniciar, solicite que os alunos leiam em conjunto o tema da aula e comentem o que conhecem a respeito desse povo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a lenda de Iati para os alunos. Ressalte que folclore constitui um conjunto de tradições e manifestações culturais de um povo, constituído por lendas, mitos dentre outros. São histórias criadas a partir de um contexto, como as características de um local. As lendas fazem parte da cultura brasileira. No caso, a lenda de Iati relata o surgimento do Rio São Francisco, um dos maiores rios do Brasil, onde habitam diversas comunidades que retiram do rio o seu sustento.

Conduza os alunos a refletir sobre a importância dos rios para estas comunidades e de que forma estas pessoas retiravam seu sustento dele. Quais seriam as coisas boas e o que eles acreditam que seria ruim viver em locais próximos aos rios?

Material complementar

Texto com a lenda para leitura e impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GuHhwbrvntzm8r5sj8A9HKsYMRgSn7FqWKh5sDuz3m6EUVHj7wRJJzsb2nxN/geo3-03und04-contextualizacao-lenda-iati.pdf

Disponível em:

https://mpabrasil.org.br/das-lagrimas-da-india-iati-as-lagrimas-do-velho-chico/ Acesso em 10.03.2019

Link da imagem:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sereia_do_Rio_(10071665606).jpg

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para analisar melhor o modo de vida dessas pessoas, comente com os alunos que muitas pessoas vivem próximo a regiões cercadas por diferentes espécies de plantas. Um exemplo são comunidades que vivem em regiões bem próximas aos rios da Floresta Amazônica. Pergunte aos alunos, a partir da observação dessa imagem, como será que as pessoas conseguem se deslocar em espaços como esses? No que podem trabalhar? Como escapar dos períodos das cheias dos rios morando perto deles?

Reserve alguns instantes para que a classe reflita sobre essas questões.

Imagem do rio para apresentar aos alunos: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amazon_CIAT_(2).jpg, acesso em 09/03/2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Após a discussão sobre o folclore presente na cultura das comunidades ribeirinhas. Solicite que os alunos se reúnam em grupos de 4 pessoas. Cada grupo deverá observar a imagem projetada, discutir e traçar hipóteses em seus cadernos sobre o modo de vida da população ribeirinha. Para nortear a observação, os alunos deverão pensar sobre as questões apresentadas anteriormente:

  • Como os ribeirinhos conseguem se deslocar por espaços como esses?
  • No que podem trabalhar?
  • Como escapar dos períodos das cheias dos rios morando perto deles?
  • O que os rios podem fornecer para essa população?
  • O que mais vocês imaginam a respeito da vida dos ribeirinhos?

Imagem do rio para apresentar aos alunos: Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Workshop_jornalistas_desmatamento_na_Amazonia_7846.jpg, acesso em 09/03/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva na lousa as características da população ribeirinha e solicite que os alunos verifiquem se as hipóteses levantadas por eles estavam corretas. Quando eles acabarem de conferir, pergunte o que eles acertaram e o que escreveram de diferente. Permita que os alunos exponham as suas percepções sobre o tema trabalhado.

Para você saber mais

Conceito de comunidade Ribeirinha: Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. Disponível em: http://www.ecobrasil.eco.br/site_content/30-categoria-conceitos/1195-comunidades-tradicionais-ribeirinhos Acesso em: 27/12/2018

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para o desenvolvimento da ação propositiva os alunos deverão estar organizados em grupos de 4 pessoas.

Materiais necessários:

Imagem da Matinta Perera para apresentar aos alunos: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Witch_of_Endor_%28Martynov%29_detail.jpg Acesso em: 03/01/2019

Material complementar:

Texto com a lenda para leitura e impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GuHhwbrvntzm8r5sj8A9HKsYMRgSn7FqWKh5sDuz3m6EUVHj7wRJJzsb2nxN/geo3-03und04-contextualizacao-lenda-iati.pdf

Vídeo Matinta Perera - Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/9a11/diz-a-lenda/13068-matinta-perera Acesso em: 27/12/2018

Para você saber mais:

Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Disponível em: (Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000) Acesso em: 13 de novembro de 2018 e http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais Acesso em: 13 de novembro de 2018

Conceito de comunidade Ribeirinha: Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. Disponível em: http://www.ecobrasil.eco.br/site_content/30-categoria-conceitos/1195-comunidades-tradicionais-ribeirinhos Acesso em: 27/12/2018

Matinta Perera: Conta a lenda, que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, ocasião em que o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo. A Matinta Perera é uma ave de vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem. Dizem que ela é o Saci Pererê em uma de suas formas. Também assume a forma de uma velha vestida de preto, com o rosto parcialmente coberto. Prefere sair nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sozinha, ela dá um assobio ou grito estridente, cujo som lembra a palavra: “Matinta Perêra…” Disponível em: https://noamazonaseassim.com.br/a-lenda-da-matinta-perera/ Acesso em: 27/12/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula, será apresentada o modo de vida das comunidades ribeirinhas. Para iniciar, solicite que os alunos leiam em conjunto o tema da aula e comentem o que conhecem a respeito desse povo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a lenda de Iati para os alunos. Ressalte que folclore constitui um conjunto de tradições e manifestações culturais de um povo, constituído por lendas, mitos dentre outros. São histórias criadas a partir de um contexto, como as características de um local. As lendas fazem parte da cultura brasileira. No caso, a lenda de Iati relata o surgimento do Rio São Francisco, um dos maiores rios do Brasil, onde habitam diversas comunidades que retiram do rio o seu sustento.

Conduza os alunos a refletir sobre a importância dos rios para estas comunidades e de que forma estas pessoas retiravam seu sustento dele. Quais seriam as coisas boas e o que eles acreditam que seria ruim viver em locais próximos aos rios?

Material complementar

Texto com a lenda para leitura e impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GuHhwbrvntzm8r5sj8A9HKsYMRgSn7FqWKh5sDuz3m6EUVHj7wRJJzsb2nxN/geo3-03und04-contextualizacao-lenda-iati.pdf

Disponível em:

https://mpabrasil.org.br/das-lagrimas-da-india-iati-as-lagrimas-do-velho-chico/ Acesso em 10.03.2019

Link da imagem:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sereia_do_Rio_(10071665606).jpg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para analisar melhor o modo de vida dessas pessoas, comente com os alunos que muitas pessoas vivem próximo a regiões cercadas por diferentes espécies de plantas. Um exemplo são comunidades que vivem em regiões bem próximas aos rios da Floresta Amazônica. Pergunte aos alunos, a partir da observação dessa imagem, como será que as pessoas conseguem se deslocar em espaços como esses? No que podem trabalhar? Como escapar dos períodos das cheias dos rios morando perto deles?

Reserve alguns instantes para que a classe reflita sobre essas questões.

Imagem do rio para apresentar aos alunos: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amazon_CIAT_(2).jpg, acesso em 09/03/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Após a discussão sobre o folclore presente na cultura das comunidades ribeirinhas. Solicite que os alunos se reúnam em grupos de 4 pessoas. Cada grupo deverá observar a imagem projetada, discutir e traçar hipóteses em seus cadernos sobre o modo de vida da população ribeirinha. Para nortear a observação, os alunos deverão pensar sobre as questões apresentadas anteriormente:

  • Como os ribeirinhos conseguem se deslocar por espaços como esses?
  • No que podem trabalhar?
  • Como escapar dos períodos das cheias dos rios morando perto deles?
  • O que os rios podem fornecer para essa população?
  • O que mais vocês imaginam a respeito da vida dos ribeirinhos?

Imagem do rio para apresentar aos alunos: Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Workshop_jornalistas_desmatamento_na_Amazonia_7846.jpg, acesso em 09/03/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva na lousa as características da população ribeirinha e solicite que os alunos verifiquem se as hipóteses levantadas por eles estavam corretas. Quando eles acabarem de conferir, pergunte o que eles acertaram e o que escreveram de diferente. Permita que os alunos exponham as suas percepções sobre o tema trabalhado.

Para você saber mais

Conceito de comunidade Ribeirinha: Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. Disponível em: http://www.ecobrasil.eco.br/site_content/30-categoria-conceitos/1195-comunidades-tradicionais-ribeirinhos Acesso em: 27/12/2018

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano