16680
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Comunidades ciganas

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre conhecer costumes e tradições das comunidades ciganas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: Google Jamboard; WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom e Youtube

Valores trabalhados

- Cidadania

- Respeito ao ambiente

- Direitos humanos

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os alunos conheçam costumes e tradições das comunidades ciganas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nesta aula serão apresentadas características da comunidade cigana.

Contextualização (20 minutos)

Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.

Leia o título da atividade na língua Romani. Questione os alunos se reconhecem esse idioma. Pergunte o que acham que significa o que você acabou de dizer em português e fale sobre a língua Romani, idioma dos ciganos. O texto disponível para leitura está disponível aqui

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo e pergunte aos alunos como os costumes ciganos se diferenciam dos nossos. Questione como podemos saber o quão diferentes eles são dos nossos costumes e convide-os a descobrir mais a respeito dessa comunidade tradicional. Envie o vídeo da comunidade cigana, disponível aqui. Oriente que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.

Converse com a turma explicando que a música e a dança são costumes muito fortes na cultura cigana, bem como outras características que poderão descobrir na próxima atividade: jogando! Convide-os a montar as peças necessárias para o jogo. As peças se encontram neste documento aqui

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Depois de dado e peões montados e identificados, convide-os a jogar o jogo de trilha sobre a vida dos ciganos. Oriente-os a lerem as instruções no documento junto ao tabuleiro. Para jogar, oriente-os a andarem o número de casas sorteado nos dados e lerem as instruções nas casas. Peça que eles convidem seus familiares para esta ação.

O tabuleiro do jogo e as instruções se encontram no documento disponível aqui. Caso eles não possam fazer a impressão do jogo, oriente que um adulto os ajude a desenharem em uma cartolina.

Sistematização (60 minutos - assincronamente)

Ao final do jogo, monte coletivamente um mapa conceitual, estimulando os alunos a lembrarem do que aprenderam sobre a cultura cigana durante o jogo. Com o auxílio do programa da Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, os estudantes poderão colocar suas respostas, escrevendo no painel duas palavras que resumam a aula. O vídeo com o passo a passo para acesso à ferramenta encontra-se disponível aqui

Convite às famílias

Oriente que as famílias participem com as crianças no jogo de tabuleiro sobre a cultura cigana.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_03UND05

(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas