16680
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Comunidades ciganas

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre conhecer costumes e tradições das comunidades ciganas.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, tabuleiro do jogo impresso, cola, tesoura e caneta.

Materiais complementares:

Texto a língua Romani: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z2Skf2FmH2qgmJdwkAyd3DtYsVMYgFbmcgz6dcNQBVd4wgjkzEJSM5dzBvtK/geo3-03und05-contextualizacao-texto-a-lingua-romani.pdf

Peças do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WXFaszSadVA5XdspnP7JTv7RR9B4tQ5sAMxjQ7aEfmq5WeHWq4FxxEJYVwt9/geo3-03und05-acao-propositiva-pecas-do-jogo.pdf

Jogo e instruções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbc2aEcsyp6QDpqn47GVUgFUUPnGXYnbJssCYtxGx6w3zZjCJDTgrwtSehEg/geo3-03und05-acao-propositiva-jogo-e-instrucoes.pdf

Para você saber mais:

Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Disponível em: (Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000) Acesso em: 13 de novembro de 2018 e http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais Acesso em: 13/11/2018

Conceito de comunidade Cigana: Existem vários grupos que compõem os povos ciganos, por exemplo: os Rom, os Sinti, os Calon. Estão distribuídos em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Cada um desses grupos étnicos possui dialetos, tradições e costumes próprios. Algumas características são comuns a esses grupos. A primeira delas é o espírito viajante. Muitos deles ainda estão voltados às atividades itinerantes tradicionais da cultura cigana, porém nem toda pessoa de etnia cigana é nômade. Os ciganos se utilizam quase exclusivamente da transmissão de conhecimentos, de seus costumes e tradições de maneira oral, em línguas e dialetos próprios do seu povo, sendo caracteristicamente ágrafos. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/informe/Povos_Ciganos.pdf Acesso em: 07/01/2019

Romani: O Romani é a expressão mais evidente da identidade cultural cigana. A língua é, em si, um idioma não territorial que não possui escrita específica.

Referências:

http://www.embaixadacigana.org.br/dancas_ciganas.html Acesso em: 18/01/2019

http://www.embaixadacigana.org.br Acesso em: 18/01/2019

http://www.kumpaniaromai.com.br/textos/termosciganos.htm Acesso em: 18/01/2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula serão apresentadas características da comunidade cigana. Para iniciar, sentem-se em grupos de quatro na sala de aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o título da atividade na língua Romani. Questione os alunos se reconhecem esse idioma. Pergunte o que acham que significa o que acabou de dizer em português e fale sobre a língua Romani, idioma dos ciganos, lendo o texto.

Texto disponível no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z2Skf2FmH2qgmJdwkAyd3DtYsVMYgFbmcgz6dcNQBVd4wgjkzEJSM5dzBvtK/geo3-03und05-contextualizacao-texto-a-lingua-romani.pdf

Trecho retirado da página: http://oziasjornalismo.blogspot.com/2007/12/lngua-cigana-anotaes-sobre-o-vocabulrio.html Acesso em 15/01/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Após a leitura do texto, pergunte aos alunos onde os costumes ciganos se diferenciam dos nossos? Questione como podemos saber o quão diferentes eles são dos nossos costumes e convide-os a descobrir mais a respeito dessa comunidade tradicional. Caso haja a possibilidade, exiba o vídeo do grupo cigano Gipsy King. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oxNK7VBizac Acesso em 16 01 2019

Converse com a turma explicando que a música e a dança são costumes muito fortes na cultura cigana, bem como outras características que poderão descobrir na próxima atividade: jogando! Convide-os a montar as peças necessárias para o jogo. As peças se encontram neste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WXFaszSadVA5XdspnP7JTv7RR9B4tQ5sAMxjQ7aEfmq5WeHWq4FxxEJYVwt9/geo3-03und05-acao-propositiva-pecas-do-jogo.pdf Oriente que reortem nas linhas pontilhadas e nas linhas contínuas, apenas dobrem e colem formando o prisma. Oriente ainda que coloquem seus nomes nos peões para que identifique o peão de cada jogador durante o jogo.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Depois de dado e peões montados e identificados com o nome de cada aluno, convide-os a jogar o jogo de trilha sobre a vida dos ciganos. Oriente-os a lerem as instruções no documento junto ao tabuleiro. Para jogar, oriente-os a andarem o número de casas sorteado nos dados e lerem as instruções nas casas.

O tabuleiro do jogo para impressão e as instruções se encontram no documento disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbc2aEcsyp6QDpqn47GVUgFUUPnGXYnbJssCYtxGx6w3zZjCJDTgrwtSehEg/geo3-03und05-acao-propositiva-jogo-e-instrucoes.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Ao final do jogo, monte coletivamente um mapa conceitual, estimulando os alunos a lembrarem do que aprenderam sobre a cultura cigana durante o jogo. Inicie no quadro negro colocando a cultura cigana como centro do mapa, e deixe que os alunos façam a tempestade de ideias. Vá organizando as informações dos alunos fazendo as conexões e montando o mapa conceitual.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, tabuleiro do jogo impresso, cola, tesoura e caneta.

Materiais complementares:

Texto a língua Romani: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z2Skf2FmH2qgmJdwkAyd3DtYsVMYgFbmcgz6dcNQBVd4wgjkzEJSM5dzBvtK/geo3-03und05-contextualizacao-texto-a-lingua-romani.pdf

Peças do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WXFaszSadVA5XdspnP7JTv7RR9B4tQ5sAMxjQ7aEfmq5WeHWq4FxxEJYVwt9/geo3-03und05-acao-propositiva-pecas-do-jogo.pdf

Jogo e instruções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbc2aEcsyp6QDpqn47GVUgFUUPnGXYnbJssCYtxGx6w3zZjCJDTgrwtSehEg/geo3-03und05-acao-propositiva-jogo-e-instrucoes.pdf

Para você saber mais:

Conceito de comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Disponível em: (Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000) Acesso em: 13 de novembro de 2018 e http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/976-comunidades-ou-populacoes-tradicionais Acesso em: 13/11/2018

Conceito de comunidade Cigana: Existem vários grupos que compõem os povos ciganos, por exemplo: os Rom, os Sinti, os Calon. Estão distribuídos em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Cada um desses grupos étnicos possui dialetos, tradições e costumes próprios. Algumas características são comuns a esses grupos. A primeira delas é o espírito viajante. Muitos deles ainda estão voltados às atividades itinerantes tradicionais da cultura cigana, porém nem toda pessoa de etnia cigana é nômade. Os ciganos se utilizam quase exclusivamente da transmissão de conhecimentos, de seus costumes e tradições de maneira oral, em línguas e dialetos próprios do seu povo, sendo caracteristicamente ágrafos. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/informe/Povos_Ciganos.pdf Acesso em: 07/01/2019

Romani: O Romani é a expressão mais evidente da identidade cultural cigana. A língua é, em si, um idioma não territorial que não possui escrita específica.

Referências:

http://www.embaixadacigana.org.br/dancas_ciganas.html Acesso em: 18/01/2019

http://www.embaixadacigana.org.br Acesso em: 18/01/2019

http://www.kumpaniaromai.com.br/textos/termosciganos.htm Acesso em: 18/01/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesta aula serão apresentadas características da comunidade cigana. Para iniciar, sentem-se em grupos de quatro na sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o título da atividade na língua Romani. Questione os alunos se reconhecem esse idioma. Pergunte o que acham que significa o que acabou de dizer em português e fale sobre a língua Romani, idioma dos ciganos, lendo o texto.

Texto disponível no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z2Skf2FmH2qgmJdwkAyd3DtYsVMYgFbmcgz6dcNQBVd4wgjkzEJSM5dzBvtK/geo3-03und05-contextualizacao-texto-a-lingua-romani.pdf

Trecho retirado da página: http://oziasjornalismo.blogspot.com/2007/12/lngua-cigana-anotaes-sobre-o-vocabulrio.html Acesso em 15/01/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Após a leitura do texto, pergunte aos alunos onde os costumes ciganos se diferenciam dos nossos? Questione como podemos saber o quão diferentes eles são dos nossos costumes e convide-os a descobrir mais a respeito dessa comunidade tradicional. Caso haja a possibilidade, exiba o vídeo do grupo cigano Gipsy King. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oxNK7VBizac Acesso em 16 01 2019

Converse com a turma explicando que a música e a dança são costumes muito fortes na cultura cigana, bem como outras características que poderão descobrir na próxima atividade: jogando! Convide-os a montar as peças necessárias para o jogo. As peças se encontram neste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WXFaszSadVA5XdspnP7JTv7RR9B4tQ5sAMxjQ7aEfmq5WeHWq4FxxEJYVwt9/geo3-03und05-acao-propositiva-pecas-do-jogo.pdf Oriente que reortem nas linhas pontilhadas e nas linhas contínuas, apenas dobrem e colem formando o prisma. Oriente ainda que coloquem seus nomes nos peões para que identifique o peão de cada jogador durante o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Depois de dado e peões montados e identificados com o nome de cada aluno, convide-os a jogar o jogo de trilha sobre a vida dos ciganos. Oriente-os a lerem as instruções no documento junto ao tabuleiro. Para jogar, oriente-os a andarem o número de casas sorteado nos dados e lerem as instruções nas casas.

O tabuleiro do jogo para impressão e as instruções se encontram no documento disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbc2aEcsyp6QDpqn47GVUgFUUPnGXYnbJssCYtxGx6w3zZjCJDTgrwtSehEg/geo3-03und05-acao-propositiva-jogo-e-instrucoes.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Ao final do jogo, monte coletivamente um mapa conceitual, estimulando os alunos a lembrarem do que aprenderam sobre a cultura cigana durante o jogo. Inicie no quadro negro colocando a cultura cigana como centro do mapa, e deixe que os alunos façam a tempestade de ideias. Vá organizando as informações dos alunos fazendo as conexões e montando o mapa conceitual.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano