16679
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Todas as paisagens são iguais?

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar diferentes características em paisagens distintas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet ou alguma ferramenta que possa ser utilizada para um momento síncrono

- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos e Paint

Valores trabalhados

- Respeito ao ambiente

- Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem diferentes características em paisagens distintas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que conversarão a respeito das paisagens e de como elas podem se apresentar no nosso cotidiano, possuindo características diversas, de acordo com o lugar de onde sejam vistas.

Contextualização (20 minutos)

Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. 

Incentive os alunos a pensarem nas diversas paisagens existentes a partir do seu próprio cotidiano. Para tanto, questione-os quanto às paisagens que eles têm contato no dia a dia, seja a caminho da escola, seja em qualquer outra situação que o aluno sinta-se confortável a pensar. Alguns exemplos de paisagens que eles podem citar são: rios, prédios, parques, aldeias, cachoeiras, viadutos, pessoas atravessando faixas de pedestres, o pai levando a criança para a escola etc. Ou seja, recortes que eles conseguem perceber no dia a dia.

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Após o primeiro momento de registros, envie para os alunos um trecho da letra da música “Paisagem da Janela”, de autoria de Lô Borges, composta em 1972. Para esta parte da aula, serão utilizados apenas os quatro primeiros versos da canção, que trazem uma breve descrição do que o sujeito da música vê a partir da janela do seu quarto. Faça a leitura gravando um vídeo, para contextualizar. 

A letra da canção pode ser encontrada aqui. Já a música está disponível neste link.

Ação propositiva (um dia - assincronamente)

Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Peça que peguem papel e caneta e escrevam as seguintes questões:

- Quais características da paisagem descrita na canção estão presentes no seu dia a dia?

- Quando você olha pela janela do seu quarto ou de outro lugar da sua casa, você vê as mesmas paisagens descritas na canção? Quais são diferentes?

Com base nas respostas, cada um irá desenhar a representação da paisagem descrita. Caso eles prefiram, podem usar o Google Desenhos (acesse aqui o tutorial da ferramenta) ou Paint para representarem suas produções. Ao terminarem esta etapa, oriente que enviem a atividade no grupo turma.

Sistematização (50 minutos - sincronamente)

Realize um momento síncrono pelo Google Meet. Solicite que expliquem para os demais colegas quais foram as paisagens descritas em seus desenhos. Ao longo da conversa, vá incentivando-os a perceberem novos elementos que possam surgir nas respostas e também coisas que se repetem muitas vezes, caracterizando paisagens semelhantes.

Ao final, pergunte aos alunos se as paisagens descritas por eles são iguais, ajudando-os a responder o questionamento inicial da aula “Todas as paisagens são iguais?”. As respostas podem ser enviadas por mensagem de texto ou áudio.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças aos dois vídeos que seguem como sugestão. Eles complementam a adaptação deste plano:

- “Mundo Bita - Natureza sempre se transforma”, disponível aqui 

- “A paisagem em transformação - 3 º ano fundamental”, disponível aqui 

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_04UND01

(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas