Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta síncrona)
- Optativas: Google Classroom
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem as dimensões com legendas para compreensão das representações espaciais. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e conte que existem várias formas de ver o mundo e que os objetos que nos cercam podem ser representados de diversas formas. Na aula de hoje eles irão conhecer as representações bidimensional e a tridimensional por meio da construção de um origami.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Pergunte: qual a diferença da sombra e da fotografia para a realidade? Aguarde as respostas, que deverão ser enviadas por mensagens de texto ou áudio. Em seguida, insira os termos “bidimensional” e “tridimensional” no vocabulário deles. Peça que pesquisem o significado da palavra no dicionário e anotem no caderno.
Problematização (30 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. No próprio caderno de aula, os alunos rapidamente irão imaginar o seu lugar preferido e passar para o papel. Diga a eles que os desenhos foram feitos de forma bidimensional no plano do papel, porém o traço de cada um e a representação do espaço é diferente. Isso acontece na construção dos mapas de uma mesma realidade, onde podemos observar e representar características diferentes.
Explique aos alunos que os mapas no slide do plano original mostram o Brasil de duas formas diferentes. O primeiro mostra seus aspectos físicos e o segundo é uma mapa político. Explore as legendas, ampliando o zoom. Em seguida, pergunte se os mapas comprovam a ideia inicial, do que é bidimensional e tridimensional? Relacione a realidade com a representação.
Mapas disponíveis aqui. Mapas retirados do site Portal de Mapas, do IBGE, disponível aqui.
Ação propositiva (um dia – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Diga que já passamos pelo bidimensional e agora construiremos um origami para representar o tridimensional. O aluno que sentir dificuldade poderá contar com o auxílio de um adulto da sua família. Modelos de origami estão disponíveis aqui. Peça que enviem fotos de suas produções no grupo da turma.
Sistematização (30 minutos – sincronamente)
Utilize o Google Meet nesta etapa e faça os seguintes questionamentos aos alunos: quando decidimos assistir um filme em 3D, ou seja tridimensional, e na propaganda dizem que os personagens saem da tela, é verdade ou mentira? Por que é verdade e por que é mentira?
Toda imagem reproduzida em um plano, ou seja, papel, fotografia, quadro e tela de cinema é bidimensional. Pergunte: a propaganda do filme está correta? Qual a diferença do origami construído por vocês e o personagem do filme 3D, “que sai da tela”?
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na construção do origami. Deixe a sugestão dos vídeos que seguem abaixo para ajudar na construção das produções:
- “Origami: Tsuru - Instruções em Português”, disponível aqui.