16677
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Bidimensional e Tridimensional

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar as dimensões com legendas para compreensão das representações espaciais.

Plano 05 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A turma deverá ser dividida em grupos, para organização da ação propositiva.

Materiais necessários: Papel colorido e tesoura.

Material complementar:

Imprimir os modelos de origami, escolha um deles para aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qxhu8adVvyy52paM3XNQMaCNZQ8z5vRWM2Gr7DSCc5EDvCBcRpB5ZKtFwpJE/geo3-07und05-acao-propositiva-modelos-de-origami.pdf

Mapa do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GzCkEkXCXCXPCp9TPYEDjTU5cRWRSmGMjkWsTkV3ntD7qf3AtkWYsjmDGPCq/geo3-07und05-acao-propositiva-mapa.pdf

Para você saber mais:

Caso surja curiosidade a respeito da história do origami, assista o vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=AiZxHXINu5U acesso:16/01/2019 .

PISSINATI, Mariza Cleonice. ARCHELA, Rosely Sampaio. A Alfabetização Cartográfica: Simples e Prática. In: CALVENTE, Maria del Carmem Matilde Huertas Calvente. ARCHELA, Rosely Sampaio.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte aos alunos que existem várias formas de ver o mundo, os objetos que nos cercam podem estar representados de diversas formas. Na aula de hoje eles irão conhecer a representação bidimensional e a tridimensional, através da construção de um origami.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos: Qual a diferença da sombra e da fotografia para a realidade? Aguarde as respostas. Em seguida, insira os termos Bidimensional e Tridimensional no vocabulário deles para compor uma resposta coletiva, escreva no quadro.

Exemplo: Com a sombra só podemos ver a altura e a largura do inseto, como se fosse um desenho na superfície plana. E, por isso, podemos afirmar que a sombra é bidimensional. Já o inseto em seu formato real, fora do papel, aqueles que vemos voando por aí, tem comprimento, largura e altura e muitos outros detalhes, como cor e textura. E fora do plano da fotografia, o inseto que pousa em nós é tridimensional.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: No próprio caderno de aula, os alunos rapidamente irão imaginar o seu lugar preferido e passar para o papel.

Dê 2 minutos para esse momento. Em seguida eles deverão trocar os caderno e escreverem o nome do lugar preferido do colega. Feito isso, cada um poderá pegar seu próprio caderno e ver se o amigo errou ou acertou. Dê 1 minuto para esse momento.

Diga a eles: Todos os desenhos foram feitos de forma bidimensional no plano do papel, porém o traço de cada um e a representação do espaço é diferente. Isso acontece na construção dos mapas, de uma mesma realidade podemos observar e representar características diferentes.

Explique aos alunos que os mapas no slide (você pode imprimir ou utilizar os mapas do livro didático ou do Atlas da escola como alternativas) mostram o Brasil, porém de duas formas diferentes. O primeiro mostra o Brasil e seus aspectos físicos e o segundo é uma mapa político. Explore a legenda dos mapas ampliando o zoom. Em seguida, pergunte se os mapas comprovam a ideia inicial, do que é bidimensional e tridimensional? Relacione realidade com representação.

Material complementar

Mapas disponíveis para impressão no arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GzCkEkXCXCXPCp9TPYEDjTU5cRWRSmGMjkWsTkV3ntD7qf3AtkWYsjmDGPCq/geo3-07und05-acao-propositiva-mapa.pdf

Mapas retirados do site: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage Acesso em 16/01/2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Já passamos pelo bidimensional e agora construiremos um origami para representar o tridimensional.

A turma já deve estar dividida em quatro grupos. Cada grupo receberá o modelo de montagem.

Os grupos deverão seguir as instruções sem perguntar nada ao professor nos primeiros 5 minutos. Os grupos entregarão um origami por aluno, a disposição em grupos e para incentivar a cooperação entre eles.

O aluno que sentir dificuldade após os 5 minutos iniciais pode recorrer à mediação. Só terá um modelo de montagem por grupo, então diga aos alunos que façam as dobraduras em conjunto e só passe para as informações seguintes quando todos já tiverem finalizado a anterior.

Modelos de origami: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qxhu8adVvyy52paM3XNQMaCNZQ8z5vRWM2Gr7DSCc5EDvCBcRpB5ZKtFwpJE/geo3-07und05-acao-propositiva-modelos-de-origami.pdf

Você não precisa trabalhar com todos os modelos de origami. Sugiro que escolha um deles para que não ultrapasse o tempo da aula. Caso a turma termine e ainda tenha tempo poderá fazer outro modelo.

Como adequar à sua realidade: Estimule os alunos a cooperarem com os colegas que, por algum motivo, não concluírem a confecção do origami no tempo proposto.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça os seguintes questionamentos aos alunos: Quando decidimos assistir um filme em 3D, ou seja tridimensional, e na propaganda dizem que os personagens saem da tela, é verdade ou mentira? Por que é verdade e por que é mentira? Dê 30 segundos para reflexão e resposta.

Toda imagem reproduzida em um plano, ou seja, papel, fotografia, quadro e tela de cinema é bidimensional.

Pergunte ao aluno: A propaganda do filme está correta? Qual a diferença do origami construído por vocês e o personagem do filme 3D, “que sai da tela”?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A turma deverá ser dividida em grupos, para organização da ação propositiva.

Materiais necessários: Papel colorido e tesoura.

Material complementar:

Imprimir os modelos de origami, escolha um deles para aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qxhu8adVvyy52paM3XNQMaCNZQ8z5vRWM2Gr7DSCc5EDvCBcRpB5ZKtFwpJE/geo3-07und05-acao-propositiva-modelos-de-origami.pdf

Mapa do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GzCkEkXCXCXPCp9TPYEDjTU5cRWRSmGMjkWsTkV3ntD7qf3AtkWYsjmDGPCq/geo3-07und05-acao-propositiva-mapa.pdf

Para você saber mais:

Caso surja curiosidade a respeito da história do origami, assista o vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=AiZxHXINu5U acesso:16/01/2019 .

PISSINATI, Mariza Cleonice. ARCHELA, Rosely Sampaio. A Alfabetização Cartográfica: Simples e Prática. In: CALVENTE, Maria del Carmem Matilde Huertas Calvente. ARCHELA, Rosely Sampaio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte aos alunos que existem várias formas de ver o mundo, os objetos que nos cercam podem estar representados de diversas formas. Na aula de hoje eles irão conhecer a representação bidimensional e a tridimensional, através da construção de um origami.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos: Qual a diferença da sombra e da fotografia para a realidade? Aguarde as respostas. Em seguida, insira os termos Bidimensional e Tridimensional no vocabulário deles para compor uma resposta coletiva, escreva no quadro.

Exemplo: Com a sombra só podemos ver a altura e a largura do inseto, como se fosse um desenho na superfície plana. E, por isso, podemos afirmar que a sombra é bidimensional. Já o inseto em seu formato real, fora do papel, aqueles que vemos voando por aí, tem comprimento, largura e altura e muitos outros detalhes, como cor e textura. E fora do plano da fotografia, o inseto que pousa em nós é tridimensional.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: No próprio caderno de aula, os alunos rapidamente irão imaginar o seu lugar preferido e passar para o papel.

Dê 2 minutos para esse momento. Em seguida eles deverão trocar os caderno e escreverem o nome do lugar preferido do colega. Feito isso, cada um poderá pegar seu próprio caderno e ver se o amigo errou ou acertou. Dê 1 minuto para esse momento.

Diga a eles: Todos os desenhos foram feitos de forma bidimensional no plano do papel, porém o traço de cada um e a representação do espaço é diferente. Isso acontece na construção dos mapas, de uma mesma realidade podemos observar e representar características diferentes.

Explique aos alunos que os mapas no slide (você pode imprimir ou utilizar os mapas do livro didático ou do Atlas da escola como alternativas) mostram o Brasil, porém de duas formas diferentes. O primeiro mostra o Brasil e seus aspectos físicos e o segundo é uma mapa político. Explore a legenda dos mapas ampliando o zoom. Em seguida, pergunte se os mapas comprovam a ideia inicial, do que é bidimensional e tridimensional? Relacione realidade com representação.

Material complementar

Mapas disponíveis para impressão no arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GzCkEkXCXCXPCp9TPYEDjTU5cRWRSmGMjkWsTkV3ntD7qf3AtkWYsjmDGPCq/geo3-07und05-acao-propositiva-mapa.pdf

Mapas retirados do site: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage Acesso em 16/01/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Já passamos pelo bidimensional e agora construiremos um origami para representar o tridimensional.

A turma já deve estar dividida em quatro grupos. Cada grupo receberá o modelo de montagem.

Os grupos deverão seguir as instruções sem perguntar nada ao professor nos primeiros 5 minutos. Os grupos entregarão um origami por aluno, a disposição em grupos e para incentivar a cooperação entre eles.

O aluno que sentir dificuldade após os 5 minutos iniciais pode recorrer à mediação. Só terá um modelo de montagem por grupo, então diga aos alunos que façam as dobraduras em conjunto e só passe para as informações seguintes quando todos já tiverem finalizado a anterior.

Modelos de origami: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qxhu8adVvyy52paM3XNQMaCNZQ8z5vRWM2Gr7DSCc5EDvCBcRpB5ZKtFwpJE/geo3-07und05-acao-propositiva-modelos-de-origami.pdf

Você não precisa trabalhar com todos os modelos de origami. Sugiro que escolha um deles para que não ultrapasse o tempo da aula. Caso a turma termine e ainda tenha tempo poderá fazer outro modelo.

Como adequar à sua realidade: Estimule os alunos a cooperarem com os colegas que, por algum motivo, não concluírem a confecção do origami no tempo proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça os seguintes questionamentos aos alunos: Quando decidimos assistir um filme em 3D, ou seja tridimensional, e na propaganda dizem que os personagens saem da tela, é verdade ou mentira? Por que é verdade e por que é mentira? Dê 30 segundos para reflexão e resposta.

Toda imagem reproduzida em um plano, ou seja, papel, fotografia, quadro e tela de cinema é bidimensional.

Pergunte ao aluno: A propaganda do filme está correta? Qual a diferença do origami construído por vocês e o personagem do filme 3D, “que sai da tela”?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano