16676
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Consumo e Consumismo

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre refletir sobre os fatores que levam ao consumismo infantil, compreendendo a importância de ter consciência ao consumir.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE08) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Providenciar jogos como: pega-vareta, dominó, dama, mico-preto, adedanha, quebra-cabeça, forca, uno, trunfo, peteca, amarelinha, polícia e ladrão, detetive.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça uma breve reflexão sobre a frase que está no slide. A partir de exemplos exagerados faça os alunos compreenderem o sentido da frase, para o tema da aula - Consumo e Consumismo. Faça relação com aquilo que às crianças necessitam ter e com aquilo que elas podem ter.

Exemplo: Uma criança de 8 anos pode comprar um avião mesmo que ela queira?

Para saber mais:

http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil.pdf acesso: 10/03/2019

http://criancaeconsumo.org.br/ acesso:10/03/2019

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que cada um dos alunos enumere cinco itens (exemplos: brinquedos ou peças de roupas) que possuem e que não tenham usado no período de um ano. Dê 2 minutos para esse momento.

Em seguida, compare junto a eles o item que foi mais escolhido e veja o que apresentam em comum. Por fim, faça as seguintes perguntas: Por que da falta de uso periódico do objeto? E se esse objeto ficou durante um tempo sem uso, será que ele é tão importante assim? Já que não estão usando poderiam doá-lo?

As duas últimas perguntas podem ser respondidas com Sim ou Não. Coloque a quantidade de alunos que responderam sim ou não no quadro, para que possam fazer um comparativo e se questionar sobre o tema da aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Faça uma roda e peçam para que observem as imagens do slide. Em seguida cada aluno deverá fazer uma comparação com os brinquedos que tem, hoje em dia e compartilhar oralmente, às semelhanças e diferenças do seu jeito de brincar com o que viram nas imagens. Por fim, eles deverão criar uma frase que represente esse momento.

Para ajudar na mediação, você poderá dar o seu próprio exemplo de como brincava quando criança.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Fale para os alunos: Podemos garantir a diversão de qualquer forma. E com pouco custo. Podemos consumir mas não exageradamente, pois se não nos tornamos consumistas e acumuladores. Temos que ter a consciência que no mundo existem pessoas com muito e que não compartilham com as que têm pouco e assim vemos um mundo desigual ou igual? (Pause e espere as respostas, tire possíveis dúvidas)

Forme quatro estações, em cada estação você disponibilizará um jogo, para que os alunos leiam as instruções e comecem a brincar.

Sugestões de jogos: pega-vareta, dominó, dama, mico-preto, adedanha, quebra-cabeça, forca, uno, trunfo, peteca, amarelinha, polícia e ladrão, detetive.

Você não poderá ajudá-los no primeiro momento. Cada jogo tem uma instrução e por isso devem ler atentamente e seguir cada regra. Passados 10 minutos poderá interferir na brincadeira, em caso de dúvida.

Se puder saia da sala de aula e procure um ambiente aberto para que os alunos fiquem mais à vontade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: É a hora da decisão. Faça uma roda e escreva as perguntas no quadro: Para você, querer é poder no mundo do consumo? O que você gostaria de mudar nas suas atitudes? Quais seriam as vantagens de brincar com poucos brinquedos?

Os alunos deverão expor suas respostas para a turma. Você deverá mediar a conversar, no intuito de conduzi-los a pensar no bem que fariam com relação ao consumo e os recursos naturais. Aproveite para ampliar o espírito de socialização da turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE08) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Providenciar jogos como: pega-vareta, dominó, dama, mico-preto, adedanha, quebra-cabeça, forca, uno, trunfo, peteca, amarelinha, polícia e ladrão, detetive.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça uma breve reflexão sobre a frase que está no slide. A partir de exemplos exagerados faça os alunos compreenderem o sentido da frase, para o tema da aula - Consumo e Consumismo. Faça relação com aquilo que às crianças necessitam ter e com aquilo que elas podem ter.

Exemplo: Uma criança de 8 anos pode comprar um avião mesmo que ela queira?

Para saber mais:

http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil.pdf acesso: 10/03/2019

http://criancaeconsumo.org.br/ acesso:10/03/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que cada um dos alunos enumere cinco itens (exemplos: brinquedos ou peças de roupas) que possuem e que não tenham usado no período de um ano. Dê 2 minutos para esse momento.

Em seguida, compare junto a eles o item que foi mais escolhido e veja o que apresentam em comum. Por fim, faça as seguintes perguntas: Por que da falta de uso periódico do objeto? E se esse objeto ficou durante um tempo sem uso, será que ele é tão importante assim? Já que não estão usando poderiam doá-lo?

As duas últimas perguntas podem ser respondidas com Sim ou Não. Coloque a quantidade de alunos que responderam sim ou não no quadro, para que possam fazer um comparativo e se questionar sobre o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Faça uma roda e peçam para que observem as imagens do slide. Em seguida cada aluno deverá fazer uma comparação com os brinquedos que tem, hoje em dia e compartilhar oralmente, às semelhanças e diferenças do seu jeito de brincar com o que viram nas imagens. Por fim, eles deverão criar uma frase que represente esse momento.

Para ajudar na mediação, você poderá dar o seu próprio exemplo de como brincava quando criança.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Fale para os alunos: Podemos garantir a diversão de qualquer forma. E com pouco custo. Podemos consumir mas não exageradamente, pois se não nos tornamos consumistas e acumuladores. Temos que ter a consciência que no mundo existem pessoas com muito e que não compartilham com as que têm pouco e assim vemos um mundo desigual ou igual? (Pause e espere as respostas, tire possíveis dúvidas)

Forme quatro estações, em cada estação você disponibilizará um jogo, para que os alunos leiam as instruções e comecem a brincar.

Sugestões de jogos: pega-vareta, dominó, dama, mico-preto, adedanha, quebra-cabeça, forca, uno, trunfo, peteca, amarelinha, polícia e ladrão, detetive.

Você não poderá ajudá-los no primeiro momento. Cada jogo tem uma instrução e por isso devem ler atentamente e seguir cada regra. Passados 10 minutos poderá interferir na brincadeira, em caso de dúvida.

Se puder saia da sala de aula e procure um ambiente aberto para que os alunos fiquem mais à vontade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: É a hora da decisão. Faça uma roda e escreva as perguntas no quadro: Para você, querer é poder no mundo do consumo? O que você gostaria de mudar nas suas atitudes? Quais seriam as vantagens de brincar com poucos brinquedos?

Os alunos deverão expor suas respostas para a turma. Você deverá mediar a conversar, no intuito de conduzi-los a pensar no bem que fariam com relação ao consumo e os recursos naturais. Aproveite para ampliar o espírito de socialização da turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano