16675
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Carnaval: manifestação cultural do povo brasileiro

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre conhecer diferentes manifestações culturais que representam o Carnaval e representá-lo em seu lugar de vivência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e YouTube.

Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos

Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos aluno o seguinte vídeo:
     - Viagem pelo carnaval sergipano revela histórico de tradição e censura, disponível aqui.

Peça para registrarem o assunto tratado no vídeo, bem como a que local se refere.

Contextualização
Encaminhe os slides da contextualização, apresentados no plano original. A ideia é que os alunos possam identificar o carnaval como uma tradição cultural do nosso país, e que, dependendo do local do Brasil, a festa apresenta características específicas. Portanto, nesta etapa, conforme apontado nas orientações, é importante que identifiquem:
     - Imagem do slide 3: Carnaval de Olinda (PE), em que aparecem os bonecos gigantes;
     - Imagem do slide 4: Carnaval do Maranhão e do Pará, em que aparecem os bonecos sobre a lenda do Bumba Meu Boi;
     - Imagem do slide 5: Tradição do desfile de escolas de samba, no Rio de Janeiro e em São Paulo;
     - Imagem do slide 6: Carnaval de Pernambuco, em que aparece o frevo.

Problematização
Encaminhe os slides da contextualização, apresentados no plano original, insira as perguntas e peça para fazerem o registro.

Ação propositiva
A proposta para esta etapa é uma adaptação do plano original.

Agora individualmente, a ideia é que investiguem e registrem, por meio de uma tabela, o Carnaval do local onde moram.

Veja o exemplo a seguir:

 

Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

Sistematização
A proposta é que os alunos criem um acróstico sobre o Carnaval. Para isso, precisam:
     1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
     2. Assistir ao vídeo: Acróstico – você sabe o que é?, disponível aqui;
     3. Acessar o site disponível aqui e fazer o acróstico;
     4. Tirar uma foto do acróstico e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
     - História do Carnaval no Brasil – disponível aqui;
     - Marchinhas – Abre alas – disponível aqui;
     - A história do Carnaval brasileiro – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_01UND04

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas