16674
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Alimentos e receitas de origem indígena

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar os alimentos e receitas alimentares indígenas incorporados pela sociedade no dia a dia.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários

Papel cartolina ou pardo para nuvem de palavras e caça-palavras impresso.

Material complementar:

Caça-palavras para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sXZH2sdngs59pPtbfDZqZSBnVVqhJT7JtnJetndDT6Md4jVVc9kV4bjpqWnp/geo4-01und05-sistematizacao-caca-palavras.pdf

Para você saber mais:

Os alimentos são um traço cultural importante de um povo. As comidas típicas indígenas brasileiras possuem variações entre um povo indígena e outro. Porém, como ingredientes comuns entre elas estão: milho, mandioca, peixes, frutas, ou seja, aqueles retirados e coletados da natureza.

Além disso, são preparadas com diversas finalidades como alimentação e medicamentos. Ainda que muitas comidas tenham sofrido modificações por portugueses e africanos, elas guardam a originalidade de um povo que é responsável pela construção da culinária que compõem a cultura do povo brasileiro. Você pode encontrar mais informações sobre o tema no link abaixo:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=953%3Aindios-do-brasil-alimentacao-e-culinaria&catid=44%3

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento sobre as características da população indígena (moradia, alimentação, hábitos, costumes). Eles podem estar organizados em duplas.

Para a Ação Propositiva, peça antecipadamente que os alunos tenham uma conversa com a família sobre hábitos alimentares indígenas que estão presentes em seu cotidiano.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma já organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão identificar alguns alimentos que consumimos no dia a dia e são de origem indígena. Na impossibilidade de projetar a frase, escreva no quadro.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a imagem. Diga que dentre os vários alimentos que consumimos na rotina, muitos são de origem indígena. Converse com eles sobre a influência da cultura indígena na sociedade atual. Diga que os índios consumiam alimentos que foram incorporados na nossa rotina alimentar. Relembre com eles que muitos povos indígenas ainda retiram da natureza (coletam) seus alimentos.

Na impossibilidade de projetar a imagem, recorte imagem de revista sobre crianças se alimentando. Cole as imagens num papel cartolina a ser afixada no quadro.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a frase do slide ou escreva no quadro. Apresente a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre os alimentos consumidos no seu cotidiano que tenham a origem indígena. Converse com eles sobre quais alimentos gostam de comer. Diga que esses alimentos são naturais, mas que podem passar por algum processo de industrialização para chegar à nossa mesa.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua turma seja de uma comunidade indígena, ou sofra alguma influência direta, transforme a problematização. Exemplo: Como os nossos hábitos alimentares tradicionais influenciam a alimentação de todos os brasileiros?

Enfoque na valorização dos hábitos deles na cultura e culinária brasileira.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete a frase ou escreva no quadro. Leia com os alunos. Permita que compartilhem com o grupo a conversa que tiveram em casa com a família sobre alimentos consumidos de origem indígena. Nessa socialização de descobertas, garanta que circule informações sobre exemplos de consumo de alimentos de origem indígena, se a família teve dificuldade para identificar alimentos de origem indígena, se são consumidos na rotina de todos ou não.

Em seguida, proponha uma nuvem de palavras. Uma nuvem de palavras é uma composição de palavras em que as palavras mais citadas se destacam relativamente em relação às demais. Esse destaque pode ser dado por tamanhos diferentes, quanto maior a frequência de citações, maior fica a palavra na nuvem. Peça que digam exemplos desses alimentos para serem escritos num papel a ser afixado no quadro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Distribua um caça-palavras impresso para cada dupla. Peça que localizem os alimentos de origem indígena. Circule pela sala para garantir que todos consigam encontrar. Em seguida converse com o grupo e permita que comparem a lista do caça palavras com a nuvem de palavras escrita por eles. Espera-se nesse momento, que os alunos identifiquem os hábitos indígenas no seu lugar de vivência e na sua rotina alimentar.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de imprimir o caça-palavras, reproduza-o num papel cartolina ou pardo a ser afixado no quadro. Faça a atividade de forma coletiva, com os alunos agrupados no coletivo.

Material complementar:

Imprima o caça-palavras no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sXZH2sdngs59pPtbfDZqZSBnVVqhJT7JtnJetndDT6Md4jVVc9kV4bjpqWnp/geo4-01und05-sistematizacao-caca-palavras.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua um caça-palavras impresso para cada dupla. Peça que localizem os alimentos de origem indígena. Circule pela sala para garantir que todos consigam encontrar. Em seguida converse com o grupo e permita que comparem a lista do caça palavras com a nuvem de palavras escrita por eles. Espera-se nesse momento, que os alunos identifiquem os hábitos indígenas no seu lugar de vivência e na sua rotina alimentar.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de imprimir o caça-palavras, reproduza-o num papel cartolina ou pardo a ser afixado no quadro. Faça a atividade de forma coletiva, com os alunos agrupados no coletivo.

Material complementar:

Imprima o caça-palavras no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sXZH2sdngs59pPtbfDZqZSBnVVqhJT7JtnJetndDT6Md4jVVc9kV4bjpqWnp/geo4-01und05-sistematizacao-caca-palavras.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua um caça-palavras impresso para cada dupla. Peça que localizem os alimentos de origem indígena. Circule pela sala para garantir que todos consigam encontrar. Em seguida converse com o grupo e permita que comparem a lista do caça palavras com a nuvem de palavras escrita por eles. Espera-se nesse momento, que os alunos identifiquem os hábitos indígenas no seu lugar de vivência e na sua rotina alimentar.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de imprimir o caça-palavras, reproduza-o num papel cartolina ou pardo a ser afixado no quadro. Faça a atividade de forma coletiva, com os alunos agrupados no coletivo.

Material complementar:

Imprima o caça-palavras no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sXZH2sdngs59pPtbfDZqZSBnVVqhJT7JtnJetndDT6Md4jVVc9kV4bjpqWnp/geo4-01und05-sistematizacao-caca-palavras.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários

Papel cartolina ou pardo para nuvem de palavras e caça-palavras impresso.

Material complementar:

Caça-palavras para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sXZH2sdngs59pPtbfDZqZSBnVVqhJT7JtnJetndDT6Md4jVVc9kV4bjpqWnp/geo4-01und05-sistematizacao-caca-palavras.pdf

Para você saber mais:

Os alimentos são um traço cultural importante de um povo. As comidas típicas indígenas brasileiras possuem variações entre um povo indígena e outro. Porém, como ingredientes comuns entre elas estão: milho, mandioca, peixes, frutas, ou seja, aqueles retirados e coletados da natureza.

Além disso, são preparadas com diversas finalidades como alimentação e medicamentos. Ainda que muitas comidas tenham sofrido modificações por portugueses e africanos, elas guardam a originalidade de um povo que é responsável pela construção da culinária que compõem a cultura do povo brasileiro. Você pode encontrar mais informações sobre o tema no link abaixo:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=953%3Aindios-do-brasil-alimentacao-e-culinaria&catid=44%3

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento sobre as características da população indígena (moradia, alimentação, hábitos, costumes). Eles podem estar organizados em duplas.

Para a Ação Propositiva, peça antecipadamente que os alunos tenham uma conversa com a família sobre hábitos alimentares indígenas que estão presentes em seu cotidiano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma já organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão identificar alguns alimentos que consumimos no dia a dia e são de origem indígena. Na impossibilidade de projetar a frase, escreva no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a imagem. Diga que dentre os vários alimentos que consumimos na rotina, muitos são de origem indígena. Converse com eles sobre a influência da cultura indígena na sociedade atual. Diga que os índios consumiam alimentos que foram incorporados na nossa rotina alimentar. Relembre com eles que muitos povos indígenas ainda retiram da natureza (coletam) seus alimentos.

Na impossibilidade de projetar a imagem, recorte imagem de revista sobre crianças se alimentando. Cole as imagens num papel cartolina a ser afixada no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a frase do slide ou escreva no quadro. Apresente a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre os alimentos consumidos no seu cotidiano que tenham a origem indígena. Converse com eles sobre quais alimentos gostam de comer. Diga que esses alimentos são naturais, mas que podem passar por algum processo de industrialização para chegar à nossa mesa.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua turma seja de uma comunidade indígena, ou sofra alguma influência direta, transforme a problematização. Exemplo: Como os nossos hábitos alimentares tradicionais influenciam a alimentação de todos os brasileiros?

Enfoque na valorização dos hábitos deles na cultura e culinária brasileira.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete a frase ou escreva no quadro. Leia com os alunos. Permita que compartilhem com o grupo a conversa que tiveram em casa com a família sobre alimentos consumidos de origem indígena. Nessa socialização de descobertas, garanta que circule informações sobre exemplos de consumo de alimentos de origem indígena, se a família teve dificuldade para identificar alimentos de origem indígena, se são consumidos na rotina de todos ou não.

Em seguida, proponha uma nuvem de palavras. Uma nuvem de palavras é uma composição de palavras em que as palavras mais citadas se destacam relativamente em relação às demais. Esse destaque pode ser dado por tamanhos diferentes, quanto maior a frequência de citações, maior fica a palavra na nuvem. Peça que digam exemplos desses alimentos para serem escritos num papel a ser afixado no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Distribua um caça-palavras impresso para cada dupla. Peça que localizem os alimentos de origem indígena. Circule pela sala para garantir que todos consigam encontrar. Em seguida converse com o grupo e permita que comparem a lista do caça palavras com a nuvem de palavras escrita por eles. Espera-se nesse momento, que os alunos identifiquem os hábitos indígenas no seu lugar de vivência e na sua rotina alimentar.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de imprimir o caça-palavras, reproduza-o num papel cartolina ou pardo a ser afixado no quadro. Faça a atividade de forma coletiva, com os alunos agrupados no coletivo.

Material complementar:

Imprima o caça-palavras no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sXZH2sdngs59pPtbfDZqZSBnVVqhJT7JtnJetndDT6Md4jVVc9kV4bjpqWnp/geo4-01und05-sistematizacao-caca-palavras.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua um caça-palavras impresso para cada dupla. Peça que localizem os alimentos de origem indígena. Circule pela sala para garantir que todos consigam encontrar. Em seguida converse com o grupo e permita que comparem a lista do caça palavras com a nuvem de palavras escrita por eles. Espera-se nesse momento, que os alunos identifiquem os hábitos indígenas no seu lugar de vivência e na sua rotina alimentar.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de imprimir o caça-palavras, reproduza-o num papel cartolina ou pardo a ser afixado no quadro. Faça a atividade de forma coletiva, com os alunos agrupados no coletivo.

Material complementar:

Imprima o caça-palavras no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sXZH2sdngs59pPtbfDZqZSBnVVqhJT7JtnJetndDT6Md4jVVc9kV4bjpqWnp/geo4-01und05-sistematizacao-caca-palavras.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua um caça-palavras impresso para cada dupla. Peça que localizem os alimentos de origem indígena. Circule pela sala para garantir que todos consigam encontrar. Em seguida converse com o grupo e permita que comparem a lista do caça palavras com a nuvem de palavras escrita por eles. Espera-se nesse momento, que os alunos identifiquem os hábitos indígenas no seu lugar de vivência e na sua rotina alimentar.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de imprimir o caça-palavras, reproduza-o num papel cartolina ou pardo a ser afixado no quadro. Faça a atividade de forma coletiva, com os alunos agrupados no coletivo.

Material complementar:

Imprima o caça-palavras no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sXZH2sdngs59pPtbfDZqZSBnVVqhJT7JtnJetndDT6Md4jVVc9kV4bjpqWnp/geo4-01und05-sistematizacao-caca-palavras.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano