16672
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Formação do município

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar aspectos da formação e transformações nas paisagens do município de São Vicente, o mais antigo do Brasil.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE03) - (Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. No detalhamento das habilidades a história do município é trazida como um aspecto a ser trabalhado para melhor compreensão dos estudantes. O objetivo deste plano é analisar algumas transformações dos espaços geográficos do município ao longo do tempo e formação. Cabe destacar que este plano também faz a distinção entre município e cidade, diferenciando município (território) e cidade (envolvendo a urbanização, concentração de pessoas, entre outros aspectos). Para saber mais, acesse o plano “Cidade ou município?” da Nova Escola elaborado também para o 4º ano com essa mesma habilidade EF04GE03 .

Materiais necessários:

Material complementar: Neste plano encontra-se o link para a legislação que regulamenta a criação de um Município.

BRASIL. Lei Complementar Nº 1, de 9 de novembro de 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp01.htm Acesso em 18/12/2018.

Fundação de São Vicente. Disponível em: http://www.historiamais.com/fundacao_sao_vicente.htm Acesso em 01/03/2019.

Link para os vídeos:

O vídeo abaixo traz que São Vicente é considerada o município mais antigo do Brasil. Além de trazer imagens e curiosidades sobre esse município. Vídeo: MONTEIRO, Fábio. Viajante independente. Cidade mais antiga do Brasil. São Vicente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NWQLaMV2Iv4 Acesso 18/12/2018.

Como adequar à sua realidade:

O site: Cidades IBGE - traz informações detalhadas sobre os municípios e direciona os sites específicos de cada município. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em 18/12/2018.

Basta colocar no buscador o nome de sua cidade.

Material complementar:

Enciclopédia Itaucultural. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8777/benedito-calixto Acesso em 01/03/2019.

FUNDAÇÃO DE SÃO VICENTE 1900. [pintura] Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Benedito_Calixto_de_Jesus_-_Funda%C3%A7%C3%A3o_de_S%C3%A3o_Vicente,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP.jpg Acesso em 01/03/2019.

Para saber mais, consulte o artigo: BRANDT, Cristina Thedim. A criação de municípios após a Constituição de 1988: O impacto sobre a repartição do FPM e a Emenda Constitucional no 15, de 1996. Brasília a. 47 n. 187 jul./set. 2010. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/198693/000897816.pdf?sequence=1 Acesso em 18/12/2018.

Além de abordar a criação dos municípios após a Constituição de 1988, traz no item 2 a autonomia municipal no Brasil. Vale a pena conferir.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

- Município: O município é a divisão administrativa de um estado, distrito ou região, com autonomia administrativa, e que se constitui de certos órgãos políticos e administrativos. No caso do Brasil, o município é composto pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.

- Cidade: Dentro do município é possível observar a área de maior concentração populacional, urbanização, maior industrialização, centros comerciais e culturais.

- Manuseio de mapas.

- Análise de imagens.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Formação do município. Neste momento, com a classe toda, inicie uma roda de conversa dizendo que os municípios foram criados ao longo da história do nosso país. Alguns são mais antigos, outros mais novos, isto é, com fundação mais recente. Com o intuito de fazer um levantamento de conhecimentos prévios, pergunte para os estudantes se eles sabem qual é o município mais antigo do Brasil? Se eles sabem quando surgiu o primeiro município do nosso país? Se existe alguma regra para se criar um município em nosso país?

Atente-se que há uma diferença entre município, vila e cidade. No próximo slide serão feitas menções ao município mais antigo (São Vicente), não necessariamente à ocupação e à cidade mais antiga. Dessa forma, há um vídeo selecionado no slide 3 que possibilita um debate sobre o tema. Por exemplo, Porto Seguro na Bahia (o município foi criado recentemente em 1911), contudo há registros históricos da chegada dos portugueses e de ocupação desde 1500. É importante destacar que a história do local pode ser mais antiga, mas a criação do município mais recente, como este exemplo acima.

Como adequar à sua realidade:

Neste momento, você poderá também levantar as hipóteses dos estudantes sobre os conhecimentos que eles têm sobre o município onde residem. Faça alguns questionamentos, tais como: Vocês conhecem a história e a formação do seu município? Quem são as pessoas envolvidas nesse processo de formação do seu município?

Lembre-se esse é um momento de primeiro contato com a temática da aula. A ideia é que os estudantes, numa espécie de brainstorm, (tempestade de ideias), fale tudo o que sabem ou o que não sabem sobre o seu município e você, enquanto mediador do processo educativo, irá direcionar a aula de acordo com as hipóteses dos estudantes.

É importante destacar que a formação e a história de um município começa antes de sua fundação. A fundação é um marco, uma data importante, contudo a formação é mais ampla.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Neste momento de contextualização da aula, o importante é que você instigue os estudantes a quererem descobrir sobre a formação dos municípios. Cada município tem a sua história. Neste plano está em destaque São Vicente como sendo o município mais antigo. Desse modo, projete na tela as imagens do município mais antigo do Brasil. Caso não disponibilize do projetor, você poderá imprimir antecipadamente essas imagens para expor aos estudantes.

Em caso de não for possível a exibição das imagens, comente se os estudantes sabem qual é o município mais antigo. Revele que é São Vicente, pergunte se eles sabem onde que fica este município. Aproveite e leve para a sala um mapa do Brasil político e pergunte se eles conseguem fazer a localização deste município no mapa.

Para você saber mais:

Assista ao vídeo que comenta que a cidade mais antiga do Brasil, segundo os documentos históricos, é São Vicente. Você não precisa expor o vídeo aos estudantes. Esse vídeo é para seu conhecimento, pois traz imagens e dados relevantes, mostrando as características desse município. Você também pode expor o vídeo que tem como tempo de duração: 6 minutos e 13 segundos. Dessa forma, se optar pela exposição do vídeo, lembre-se que terá que ser mais breve nos comentários com os estudantes.

Para assistir ao vídeo, clique no link abaixo:

Vídeo: MONTEIRO, Fábio. Viajante independente. Cidade mais antiga do Brasil. São Vicente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NWQLaMV2Iv4 Acesso 18/12/2018.

Como adequar à sua realidade:

Comente com os estudantes que São Vicente foi elevada à condição de vila e reconhecida pela corte portuguesa em 1532. E pergunte se os seus estudantes sabem como o município onde eles vivem foi formado. Novamente enfatize que a formação de um município e sua história vem antes de sua fundação.

Projete imagens do seu próprio município ou traga algumas imagens impressas. Seria interessante trazer imagens antigas e também as mais atuais. Caso tenha acesso à internet, poderá navegar no site - IBGE cidades. Lá aparecerão informações sobre a fundação (história e fotos), pesquisa, panorama com dados atualizados.

Caso não seja possível traga as informações do seu município. Comente com os estudantes o ano de fundação, algumas transformações sofridas pelo município ao longo dos anos. Alguns aspectos que considere importante destacar para os estudantes, mudanças que podem ser observadas nas transformações das paisagens, nas formas de viver população, etc.

Para acessar esse site, clique no link: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em 06/12/2018. Digite no buscador o nome de sua cidade. Nas imagens, clique em cima da primeira imagem e outras imagens menores aparecerão para serem analisadas e discutidas.

Acesse também o site da prefeitura de seu município que trará imagens para serem utilizadas nesta aula.

Fonte das imagens:

IBGE. Monumento do IV Centenário da Fundação de São Vicente. São Vicente [19--]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-vicente/historico Acesso em 18/12/2018.

IBGE. Praia de Itararé: [vista aérea da cidade]: São Vicente, SP - [19--]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-vicente/historico Acesso em 18/12/2018.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete essa imagem ou realize uma roda de conversa com seus estudantes, explicando que cada um dos 5570 municípios espalhados pelo nosso país possui uma história de formação e um ano de fundação. Esse é o mapa do município de São Vicente que traz a delimitação do município de São Vicente (em vermelho), no box ao lado uma imagem atual e informações sobre São Vicente.

Navegue pelo Google Maps - https://www.google.com/maps digitando o nome de São Vicente e do seu município.

Como adequar à sua realidade:

Neste momento, você poderá acessar o google maps e consultar sobre o seu município.

Caso não disponibilize de internet, projete essa imagem e destaque aos estudantes que este é o município de São Vicente, fundado em 1532 e novamente pergunte se eles sabem quando se iniciou a formação do município onde eles residem. Antecipadamente, selecione a imagem do seu município e projete durante a aula.

Este slide foi posto para que seja explicado que o município remete-se à demarcação do espaço territorial posto em vermelho no mapa, mas é importante diferenciar para os estudantes município X cidade. Além de aparecer algumas imagens mais atuais do município de São Vicente.

Fonte da imagem: Mapa do São Vicente - Divisão Municipal. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/place/S%C3%A3o+Vicente+-+SP/@-23.9869757,-46.5825312,11z/data=!4m13!1m7!3m6!1s0x94ce187b4472edcb:0x847583bb3bbba30d!2sS%C3%A3o+Vicente+-+SP!3b1!8m2!3d-23.9607157!4d-46.3962022!3m4!1s0x94ce187b4472edcb:0x847583bb3bbba30d!8m2!3d-23.9607157!4d-46.3962022 Acesso em 18/12/2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento da aula, comente que ao longo do tempo os espaços públicos dos municípios sofreram transformações. Projete a pergunta. Caso não disponha de projetor, você poderá ler ou escrever no quadro: “Quais transformações podem ser observadas ao longo do tempo na formação no município de São Vicente?

Você já terá acessado o site do IBGE cidades, dessa forma, navegando pelo site, há um item sobre história e imagens. Selecione imagens de espaços públicos presentes no site (pontes, monumentos, praias, prédios, etc) e novamente pergunte aos estudantes. Que transformações podem ser observadas ao longo do tempo nestes espaços?

Espera-se que os estudantes comentem sobre o que conseguiram observar. Instigue os estudantes para que reflitam sobre as mudanças desde 1532 (ano de fundação) até os dias atuais: Como seria um município nesta época? e como ele está agora? Que transformações podem ser observadas na forma de viver das pessoas? Na paisagem? Nos habitações? etc.

Como adequar à sua realidade:

A contextualização está posta sobre o município mais antigo que é São Vicente. Contudo, faça essa contextualização com a sua turma com dados do seu próprio município para que neste momento da aula, na parte da problematização, os estudantes reflitam sobre o espaço onde vivem, assim, poderão pensar nas mudanças ocorridas em seu município ao longo do tempo.

Almeja-se que neste momento, os estudantes reflitam sobre as imagens mais antigas e comentem que as transformações podem ser observadas, tanto nas paisagens (naturais e transformadas), como no aumento da população, nas transformações de alguns prédios, no trânsito, etc.

Para você saber mais:

As informações abaixo servem para que você saiba que para se criar um município, desde o ano de 1967, é preciso seguir alguns itens presentes na lei abaixo.

Para se informar sobre a criação de municípios, acesse a lei complementar Nº 1, de 9 de novembro de 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp01.htm Acesso em: 09/01/2019.

Nesta lei, constam informações importantes sobre a criação de municípios que precisam seguir algumas regras. Em destaque seguem algumas:

Art. 1º - A criação de Município depende de lei estadual que será precedida de comprovação dos requisitos estabelecidos nesta Lei e de consulta às populações interessadas.

Parágrafo único - O processo de criação de Município terá início mediante representação dirigida à Assembléia Legislativa, assinada, no mínimo, por 100 (cem) eleitores, residentes ou domiciliados na área que se deseja desmembrar, com as respectivas firmas reconhecidas.

Art. 2º - Nenhum Município será criado sem a verificação da existência, na respectiva área territorial, dos seguintes requisitos:

I - população estimada, superior a 10.000 (dez mil) habitantes ou não inferior a 5 (cinco) milésimos da existente no Estado;

II - eleitorado não inferior a 10% (dez por cento) da população;

III - centro urbano já constituído, com número de casas superior a 200 (duzentas);

IV - arrecadação, no último exercício, de 5 (cinco) milésimos da receita estadual de impostos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Selecione antecipadamente algumas imagens de seu município (Por exemplo: prefeitura, biblioteca, praça, ponte, algum prédio histórico, etc). Como o plano abordou a cidade de São Vicente, no anexo estão algumas imagens da Ilha Porchat, pertencentes a este município.

Divida a classe em grupos (no máximo de 4 estudantes) e solicite para que eles observem e descrevam essas observações sobre as transformações e ocorridas na paisagem, ao longo do tempo.

Ao analisar imagens (pinturas de Benedito Calixto, fotografias em preto e branco e fotografias coloridas - de diferentes épocas), peça para que discutam e escrevam o que conseguem notar diante das transformações da paisagem.

Para você saber mais:

Acesse o arquivo com imagens de São Vicente, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zKtKEeM5nKT8qHaQ2HZpsahbNuwb5SVMvxp8BNNN9hqjQyE6GJJvQsgdAwh5/ge04-03unid04-acao-propositiva-imagens-de-sao-vicente.pdf

Este é um exemplo do tipo de imagens do seu município que você pode selecionar, você poderá trazer outras imagens de sua preferência. É interessante notar que as imagens foram selecionadas da mesma paisagem (Hoje Ilha Porchat), com pinturas e foto antiga estão em preto e branco e mais recente - do século XXI.

Como adequar à sua realidade:

Pesquise antecipadamente e traga imagens do seu município. Reforço que você pode trazer imagens de arquivo pessoal ou, caso não disponibilize, pesquise no site da prefeitura do seu município e/ou no site do IBGE cidades, os quais possuem imagens mais antigas e também as atuais.

Caso os estudantes tenham interesse e você tenha tempo, você pode continuar essa aula. Com o sentimento de pertencimento ao local onde se vive, peça para que os estudantes, ao se depararem com as imagens já familiares do município, proponham melhorias para estes espaços, objetivando o desenvolvimento de sua cidadania.

Traga imagens suficientes para os agrupamentos que você propor (no máximo 4 estudantes por grupo). Por exemplo, se sua classe tiver 32 estudantes, traga 8 kit de imagens e, assim por diante.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesses minutos finais da aula peça, para que um representante de cada grupo, apresente as considerações das imagens que foram analisadas e exponha para o restante da classe, que aspectos foram observados, as semelhanças, as diferenças entre as imagens, a passagem do tempo, etc.

Oralmente faça a mediação das discussões e estimule que os estudantes compartilhem as respostas.

Finalize a aula destacando que, um município possui uma história e, ao longo do tempo, todo o espaço geográfico desse município sofre transformações das paisagens. Algumas com grande impacto e outras nem tanto. Em relação às imagens de São Vicente, cabe destacar que apresentam um intervalo de cerca de 100 anos ou menos. Desse modo, as mudanças não são muito radicais. Contudo, se utilizássemos imagens ou ilustrações mais antigas, as transformações seriam evidenciadas mais facilmente. Assim, encerre a aula destacando que a formação do município vem antes do ano de fundação e que as mudanças / transformações sofridas pelo município fazem parte da formação do mesmo.

Como adequar à sua realidade:

Essa atividade poderá ser feita com as imagens em anexo (São Vicente) ou, de preferência, com as imagens do município onde moram. Importante que você, faça um fechamento das discussões e, se preferir, pode expor as imagens e as reflexões dos estudantes no mural da escola, assim, outros estudantes também poderão observar o que fora pensado/discutido com o grupo.

Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: https://images.unsplash.com/photo-1509062522246-3755977927d7?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=1404&q=80 Acesso em 12/01/2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE03) - (Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. No detalhamento das habilidades a história do município é trazida como um aspecto a ser trabalhado para melhor compreensão dos estudantes. O objetivo deste plano é analisar algumas transformações dos espaços geográficos do município ao longo do tempo e formação. Cabe destacar que este plano também faz a distinção entre município e cidade, diferenciando município (território) e cidade (envolvendo a urbanização, concentração de pessoas, entre outros aspectos). Para saber mais, acesse o plano “Cidade ou município?” da Nova Escola elaborado também para o 4º ano com essa mesma habilidade EF04GE03 .

Materiais necessários:

Material complementar: Neste plano encontra-se o link para a legislação que regulamenta a criação de um Município.

BRASIL. Lei Complementar Nº 1, de 9 de novembro de 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp01.htm Acesso em 18/12/2018.

Fundação de São Vicente. Disponível em: http://www.historiamais.com/fundacao_sao_vicente.htm Acesso em 01/03/2019.

Link para os vídeos:

O vídeo abaixo traz que São Vicente é considerada o município mais antigo do Brasil. Além de trazer imagens e curiosidades sobre esse município. Vídeo: MONTEIRO, Fábio. Viajante independente. Cidade mais antiga do Brasil. São Vicente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NWQLaMV2Iv4 Acesso 18/12/2018.

Como adequar à sua realidade:

O site: Cidades IBGE - traz informações detalhadas sobre os municípios e direciona os sites específicos de cada município. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em 18/12/2018.

Basta colocar no buscador o nome de sua cidade.

Material complementar:

Enciclopédia Itaucultural. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8777/benedito-calixto Acesso em 01/03/2019.

FUNDAÇÃO DE SÃO VICENTE 1900. [pintura] Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Benedito_Calixto_de_Jesus_-_Funda%C3%A7%C3%A3o_de_S%C3%A3o_Vicente,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP.jpg Acesso em 01/03/2019.

Para saber mais, consulte o artigo: BRANDT, Cristina Thedim. A criação de municípios após a Constituição de 1988: O impacto sobre a repartição do FPM e a Emenda Constitucional no 15, de 1996. Brasília a. 47 n. 187 jul./set. 2010. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/198693/000897816.pdf?sequence=1 Acesso em 18/12/2018.

Além de abordar a criação dos municípios após a Constituição de 1988, traz no item 2 a autonomia municipal no Brasil. Vale a pena conferir.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

- Município: O município é a divisão administrativa de um estado, distrito ou região, com autonomia administrativa, e que se constitui de certos órgãos políticos e administrativos. No caso do Brasil, o município é composto pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.

- Cidade: Dentro do município é possível observar a área de maior concentração populacional, urbanização, maior industrialização, centros comerciais e culturais.

- Manuseio de mapas.

- Análise de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Formação do município. Neste momento, com a classe toda, inicie uma roda de conversa dizendo que os municípios foram criados ao longo da história do nosso país. Alguns são mais antigos, outros mais novos, isto é, com fundação mais recente. Com o intuito de fazer um levantamento de conhecimentos prévios, pergunte para os estudantes se eles sabem qual é o município mais antigo do Brasil? Se eles sabem quando surgiu o primeiro município do nosso país? Se existe alguma regra para se criar um município em nosso país?

Atente-se que há uma diferença entre município, vila e cidade. No próximo slide serão feitas menções ao município mais antigo (São Vicente), não necessariamente à ocupação e à cidade mais antiga. Dessa forma, há um vídeo selecionado no slide 3 que possibilita um debate sobre o tema. Por exemplo, Porto Seguro na Bahia (o município foi criado recentemente em 1911), contudo há registros históricos da chegada dos portugueses e de ocupação desde 1500. É importante destacar que a história do local pode ser mais antiga, mas a criação do município mais recente, como este exemplo acima.

Como adequar à sua realidade:

Neste momento, você poderá também levantar as hipóteses dos estudantes sobre os conhecimentos que eles têm sobre o município onde residem. Faça alguns questionamentos, tais como: Vocês conhecem a história e a formação do seu município? Quem são as pessoas envolvidas nesse processo de formação do seu município?

Lembre-se esse é um momento de primeiro contato com a temática da aula. A ideia é que os estudantes, numa espécie de brainstorm, (tempestade de ideias), fale tudo o que sabem ou o que não sabem sobre o seu município e você, enquanto mediador do processo educativo, irá direcionar a aula de acordo com as hipóteses dos estudantes.

É importante destacar que a formação e a história de um município começa antes de sua fundação. A fundação é um marco, uma data importante, contudo a formação é mais ampla.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Neste momento de contextualização da aula, o importante é que você instigue os estudantes a quererem descobrir sobre a formação dos municípios. Cada município tem a sua história. Neste plano está em destaque São Vicente como sendo o município mais antigo. Desse modo, projete na tela as imagens do município mais antigo do Brasil. Caso não disponibilize do projetor, você poderá imprimir antecipadamente essas imagens para expor aos estudantes.

Em caso de não for possível a exibição das imagens, comente se os estudantes sabem qual é o município mais antigo. Revele que é São Vicente, pergunte se eles sabem onde que fica este município. Aproveite e leve para a sala um mapa do Brasil político e pergunte se eles conseguem fazer a localização deste município no mapa.

Para você saber mais:

Assista ao vídeo que comenta que a cidade mais antiga do Brasil, segundo os documentos históricos, é São Vicente. Você não precisa expor o vídeo aos estudantes. Esse vídeo é para seu conhecimento, pois traz imagens e dados relevantes, mostrando as características desse município. Você também pode expor o vídeo que tem como tempo de duração: 6 minutos e 13 segundos. Dessa forma, se optar pela exposição do vídeo, lembre-se que terá que ser mais breve nos comentários com os estudantes.

Para assistir ao vídeo, clique no link abaixo:

Vídeo: MONTEIRO, Fábio. Viajante independente. Cidade mais antiga do Brasil. São Vicente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NWQLaMV2Iv4 Acesso 18/12/2018.

Como adequar à sua realidade:

Comente com os estudantes que São Vicente foi elevada à condição de vila e reconhecida pela corte portuguesa em 1532. E pergunte se os seus estudantes sabem como o município onde eles vivem foi formado. Novamente enfatize que a formação de um município e sua história vem antes de sua fundação.

Projete imagens do seu próprio município ou traga algumas imagens impressas. Seria interessante trazer imagens antigas e também as mais atuais. Caso tenha acesso à internet, poderá navegar no site - IBGE cidades. Lá aparecerão informações sobre a fundação (história e fotos), pesquisa, panorama com dados atualizados.

Caso não seja possível traga as informações do seu município. Comente com os estudantes o ano de fundação, algumas transformações sofridas pelo município ao longo dos anos. Alguns aspectos que considere importante destacar para os estudantes, mudanças que podem ser observadas nas transformações das paisagens, nas formas de viver população, etc.

Para acessar esse site, clique no link: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em 06/12/2018. Digite no buscador o nome de sua cidade. Nas imagens, clique em cima da primeira imagem e outras imagens menores aparecerão para serem analisadas e discutidas.

Acesse também o site da prefeitura de seu município que trará imagens para serem utilizadas nesta aula.

Fonte das imagens:

IBGE. Monumento do IV Centenário da Fundação de São Vicente. São Vicente [19--]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-vicente/historico Acesso em 18/12/2018.

IBGE. Praia de Itararé: [vista aérea da cidade]: São Vicente, SP - [19--]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-vicente/historico Acesso em 18/12/2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete essa imagem ou realize uma roda de conversa com seus estudantes, explicando que cada um dos 5570 municípios espalhados pelo nosso país possui uma história de formação e um ano de fundação. Esse é o mapa do município de São Vicente que traz a delimitação do município de São Vicente (em vermelho), no box ao lado uma imagem atual e informações sobre São Vicente.

Navegue pelo Google Maps - https://www.google.com/maps digitando o nome de São Vicente e do seu município.

Como adequar à sua realidade:

Neste momento, você poderá acessar o google maps e consultar sobre o seu município.

Caso não disponibilize de internet, projete essa imagem e destaque aos estudantes que este é o município de São Vicente, fundado em 1532 e novamente pergunte se eles sabem quando se iniciou a formação do município onde eles residem. Antecipadamente, selecione a imagem do seu município e projete durante a aula.

Este slide foi posto para que seja explicado que o município remete-se à demarcação do espaço territorial posto em vermelho no mapa, mas é importante diferenciar para os estudantes município X cidade. Além de aparecer algumas imagens mais atuais do município de São Vicente.

Fonte da imagem: Mapa do São Vicente - Divisão Municipal. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/place/S%C3%A3o+Vicente+-+SP/@-23.9869757,-46.5825312,11z/data=!4m13!1m7!3m6!1s0x94ce187b4472edcb:0x847583bb3bbba30d!2sS%C3%A3o+Vicente+-+SP!3b1!8m2!3d-23.9607157!4d-46.3962022!3m4!1s0x94ce187b4472edcb:0x847583bb3bbba30d!8m2!3d-23.9607157!4d-46.3962022 Acesso em 18/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento da aula, comente que ao longo do tempo os espaços públicos dos municípios sofreram transformações. Projete a pergunta. Caso não disponha de projetor, você poderá ler ou escrever no quadro: “Quais transformações podem ser observadas ao longo do tempo na formação no município de São Vicente?

Você já terá acessado o site do IBGE cidades, dessa forma, navegando pelo site, há um item sobre história e imagens. Selecione imagens de espaços públicos presentes no site (pontes, monumentos, praias, prédios, etc) e novamente pergunte aos estudantes. Que transformações podem ser observadas ao longo do tempo nestes espaços?

Espera-se que os estudantes comentem sobre o que conseguiram observar. Instigue os estudantes para que reflitam sobre as mudanças desde 1532 (ano de fundação) até os dias atuais: Como seria um município nesta época? e como ele está agora? Que transformações podem ser observadas na forma de viver das pessoas? Na paisagem? Nos habitações? etc.

Como adequar à sua realidade:

A contextualização está posta sobre o município mais antigo que é São Vicente. Contudo, faça essa contextualização com a sua turma com dados do seu próprio município para que neste momento da aula, na parte da problematização, os estudantes reflitam sobre o espaço onde vivem, assim, poderão pensar nas mudanças ocorridas em seu município ao longo do tempo.

Almeja-se que neste momento, os estudantes reflitam sobre as imagens mais antigas e comentem que as transformações podem ser observadas, tanto nas paisagens (naturais e transformadas), como no aumento da população, nas transformações de alguns prédios, no trânsito, etc.

Para você saber mais:

As informações abaixo servem para que você saiba que para se criar um município, desde o ano de 1967, é preciso seguir alguns itens presentes na lei abaixo.

Para se informar sobre a criação de municípios, acesse a lei complementar Nº 1, de 9 de novembro de 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp01.htm Acesso em: 09/01/2019.

Nesta lei, constam informações importantes sobre a criação de municípios que precisam seguir algumas regras. Em destaque seguem algumas:

Art. 1º - A criação de Município depende de lei estadual que será precedida de comprovação dos requisitos estabelecidos nesta Lei e de consulta às populações interessadas.

Parágrafo único - O processo de criação de Município terá início mediante representação dirigida à Assembléia Legislativa, assinada, no mínimo, por 100 (cem) eleitores, residentes ou domiciliados na área que se deseja desmembrar, com as respectivas firmas reconhecidas.

Art. 2º - Nenhum Município será criado sem a verificação da existência, na respectiva área territorial, dos seguintes requisitos:

I - população estimada, superior a 10.000 (dez mil) habitantes ou não inferior a 5 (cinco) milésimos da existente no Estado;

II - eleitorado não inferior a 10% (dez por cento) da população;

III - centro urbano já constituído, com número de casas superior a 200 (duzentas);

IV - arrecadação, no último exercício, de 5 (cinco) milésimos da receita estadual de impostos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Selecione antecipadamente algumas imagens de seu município (Por exemplo: prefeitura, biblioteca, praça, ponte, algum prédio histórico, etc). Como o plano abordou a cidade de São Vicente, no anexo estão algumas imagens da Ilha Porchat, pertencentes a este município.

Divida a classe em grupos (no máximo de 4 estudantes) e solicite para que eles observem e descrevam essas observações sobre as transformações e ocorridas na paisagem, ao longo do tempo.

Ao analisar imagens (pinturas de Benedito Calixto, fotografias em preto e branco e fotografias coloridas - de diferentes épocas), peça para que discutam e escrevam o que conseguem notar diante das transformações da paisagem.

Para você saber mais:

Acesse o arquivo com imagens de São Vicente, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zKtKEeM5nKT8qHaQ2HZpsahbNuwb5SVMvxp8BNNN9hqjQyE6GJJvQsgdAwh5/ge04-03unid04-acao-propositiva-imagens-de-sao-vicente.pdf

Este é um exemplo do tipo de imagens do seu município que você pode selecionar, você poderá trazer outras imagens de sua preferência. É interessante notar que as imagens foram selecionadas da mesma paisagem (Hoje Ilha Porchat), com pinturas e foto antiga estão em preto e branco e mais recente - do século XXI.

Como adequar à sua realidade:

Pesquise antecipadamente e traga imagens do seu município. Reforço que você pode trazer imagens de arquivo pessoal ou, caso não disponibilize, pesquise no site da prefeitura do seu município e/ou no site do IBGE cidades, os quais possuem imagens mais antigas e também as atuais.

Caso os estudantes tenham interesse e você tenha tempo, você pode continuar essa aula. Com o sentimento de pertencimento ao local onde se vive, peça para que os estudantes, ao se depararem com as imagens já familiares do município, proponham melhorias para estes espaços, objetivando o desenvolvimento de sua cidadania.

Traga imagens suficientes para os agrupamentos que você propor (no máximo 4 estudantes por grupo). Por exemplo, se sua classe tiver 32 estudantes, traga 8 kit de imagens e, assim por diante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesses minutos finais da aula peça, para que um representante de cada grupo, apresente as considerações das imagens que foram analisadas e exponha para o restante da classe, que aspectos foram observados, as semelhanças, as diferenças entre as imagens, a passagem do tempo, etc.

Oralmente faça a mediação das discussões e estimule que os estudantes compartilhem as respostas.

Finalize a aula destacando que, um município possui uma história e, ao longo do tempo, todo o espaço geográfico desse município sofre transformações das paisagens. Algumas com grande impacto e outras nem tanto. Em relação às imagens de São Vicente, cabe destacar que apresentam um intervalo de cerca de 100 anos ou menos. Desse modo, as mudanças não são muito radicais. Contudo, se utilizássemos imagens ou ilustrações mais antigas, as transformações seriam evidenciadas mais facilmente. Assim, encerre a aula destacando que a formação do município vem antes do ano de fundação e que as mudanças / transformações sofridas pelo município fazem parte da formação do mesmo.

Como adequar à sua realidade:

Essa atividade poderá ser feita com as imagens em anexo (São Vicente) ou, de preferência, com as imagens do município onde moram. Importante que você, faça um fechamento das discussões e, se preferir, pode expor as imagens e as reflexões dos estudantes no mural da escola, assim, outros estudantes também poderão observar o que fora pensado/discutido com o grupo.

Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: https://images.unsplash.com/photo-1509062522246-3755977927d7?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=1404&q=80 Acesso em 12/01/2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano