10257
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Brincando com o Calendário

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Compreender o calendário; Reconhecer os meses, semanas e dias através de atividades lúdicas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT2_21GRM05

Recursos

-Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet; Calendário anual.
- Opcionais: Google Meet, Zoom. whatsApp.

Para este plano foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal

Para realizar esta atividade encaminhe o documento impresso da atividade principal, mas com as adaptações propostas neste documento para que seja possível a realização por cada um dos alunos em suas casas. O material a ser impresso para o jogo inclui as cartinhas para a descoberta do mês, as cartinhas para a descoberta do dia, e o registro para pontuação; neste caso retire a parte do registro e das regras. Elabore algumas consignas para enviar junto, e diga que terão um desafio que para cumprí-lo deverão se atentar às dicas. Peça que recortem as cartas, sigam as dicas e descubram a data. Oriente que iniciem pelas cartas dos meses, usem um calendário para seguir as dicas e descobrir as respostas delas.

Você pode enviar as cartas uma a uma pelo whatsApp e os alunos podem se apoiar nas imagens enviadas por você e reproduzir as respostas no caderno. Você pode gravar um áudio também com o conteúdo de cada carta e combinar com os alunos para ouvirem um a um e fazer suas reflexões. Deixe os alunos livres para buscarem formas de descobrir os meses, eles podem usar um calendário impresso para se apoiarem, mas podem criar seus próprios esquemas. Peça que depois enviem para você um áudio ou mensagens por texto, contando qual caminho usaram para descartar os meses e as datas e chegar na data do roubo.

Se tiver comunicação síncrona com seus alunos compartilhe a tela do seu computador com as imagens das cartas com as dicas, uma a uma. Faça algumas perguntas para promover uma reflexão sobre as ações necessárias para descobrir as respostas. Depois abra para a discussão.

Discussão das soluções

A socialização das formas que os alunos usaram para chegar n a resposta do desafio proposto é muito importante para que ampliem suas estratégias pessoais de resolução. Por isso, deixe que eles compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou por meio de bate-papo, as diferentes estratégias que usaram para descobrir as respostas. Depois reúna as formas que os colegas usaram e apresente a todos, para que possam verificar caminhos diferentes possíveis de serem usados.

Se não tiver contato on-line com os alunos, reúna as principais respostas enviadas por eles, monte um quadro, e envie junto com a validação das respostas e o encerramento da atividade.

Encerramento

Encerre a atividade retomando com os alunos os passos que seguiram para executar o jogo, relembrando os meses do ano, a quantidade de dias de cada mês, e os dias da semana. Dê uma devolutiva das respostas para os alunos que podem ser coletivas ou individuais, valorizando a criatividade de cada um na busca pela resposta final. Use a imagem ou o conteúdo do slide 12 para sistematizar a aprendizagem envolvida no desafio.

Raio X

Essa atividade também deverá ser adaptada de acordo com a data em que for aplicada. O Raio x é o momento de verificar se todos os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do entendimento do calendário, utilizando uma data específica. Você deverá mudar a data do desafio de acordo com o calendário atual. Depois encaminhe a atividade e oriente que usem um calendário para criar suas dicas.

Convite às famílias

Peça aos responsáveis para que apoiem os filhos na realização da atividade. Oriente que disponibilizem um calendário atual para que eles possam consultar. Solicite que leiam as atividades para eles. Você pode enviar um texto solicitando esse envolvimento dos familiares, ou gravar um áudio e enviar, se tiver comunicação pelo celular com os responsáveis.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_21GRM05

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas