Sugestão de adaptação para ensino remoto
Sugere-se a adaptação por sequência uma vez que os planos de aula apresentam diferentes possibilidades para a mesma análise, focada na percepção das transformações das paisagens do campo e da cidade.
Habilidades da base: reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Novos objetos de aprendizagem: identificar situações de cooperação entre campo e cidade reconhecendo sua interdependência.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Jamboard.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta adotada pela escola, o vídeo disponível aqui. Peça para registrarem do que se trata o conteúdo.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Peça para:
1. observarem a imagem do slide e identificarem o que está sendo retratado;
2. levantarem hipóteses sobre o significado dos termos: “elos frágeis” e “cadeia de alimentos”;
3. anotarem as respostas a cada questionamento.
Espera-se que os alunos reconheçam que o “Projeto Campo Favela” surgiu neste momento peculiar que estamos vivendo, de combate à Covid-19, entre espaços, produções e pessoas do campo e da cidade.
Esses elos frágeis mencionados, tanto na imagem quanto no vídeo, referem-se aos moradores de favelas e comunidades da cidade, e pequenos produtores rurais ou agrícolas, ou seja, de agricultura familiar, do campo.
Problematização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Ainda de maneira assincrônica, quatro questionamentos são encadeados para reflexão da temática:
Questionamento 1:
“Por quais etapas os produtos que consumimos passam até chegar em nossa mesa”?
(Problematização da proposta original do plano GEO4_04UND02)
Peça que os alunos anotem as respostas ao questionamento.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o seguintes materiais:
- Ficha com as cadeias produtivas do pão e da banana, disponível aqui;
- Esquema para montagem da cadeia produtiva, disponível aqui.
Peça aos alunos que, individualmente, organizem os espaços da cadeia produtiva do pão e da banana, como previsto no plano GEO4_04UND02.
Espera-se que eles percebam como o fluxo de uma cadeia produtiva ocorre de forma articulada entre os espaços do campo e da cidade, e como cada produto pode chegar, de forma mais rápida, sem grandes transformações, como as frutas e verduras, ou mais lenta, devido às várias etapas de transformação, como, por exemplo, o açúcar e a farinha de trigo.
Sistematização
Nesta etapa, peça aos alunos para escolherem um produto alimentício em suas casas, identificarem no rótulo o local de produção e traçarem o caminho, etapas e locais por onde esse produto passou até chegar às suas mesas.
Eles poderão fazer isso utilizando o Google Jamboard para inserir imagens e notas adesivas.
Veja o modelo abaixo:
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui. Peça para compartilharem o arquivo depois.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Cadeia produtiva e de distribuição de alimentos é comprometida - disponível aqui;
- Cadeia produtiva do milho - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Trechos do artigo Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro, sugerido no plano original e disponível aqui.