16669
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As transformações nas paisagens do campo

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre descrever as transformações ocorridas nas paisagens do campo.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de descrever as principais transformações ocorridas no campo principalmente a partir do uso da tecnologia.

Materiais necessários: Imagens representando diferentes paisagens do campo; Folhas brancas para representação da paisagem do campo; Cópias do quadro de “As transformações do campo e seus efeitos”. Solicite aos alunos com antecedência que tragam para a sala imagens do espaço rural (campo) do município ou de outros lugares.

Material complementar:

Contextualização - Imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FPu76P6KquD25FHr3V6M4hmbdPnRXKWkMWrWhcTwtYTaXFC5SByrbepcpchN/geo4-04und05-contextualizacao-imagens.pdf

Ação Propositiva - Folha para representação das paisagens do campo antes e depois do uso de tecnologias avançadas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2hdMXmdQJmSQjsDrGCHdBT5mAK9yJGfxTEfKRUPWPMmAHpJ3eBtQKGbYmZDc/geo4-04und05-acao-propositiva-representacao-antes-e-depois.pdf

Sistematização - Quadro “As transformações do campo e seus efeitos”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UeAQdDUHBkb8rS7x8jvgefRgGzzwMuKj7zDbcGp6RKjX5tdQGPSr8c6SNr5t/geo4-04und05-sistematizacao-quadro-de-atividade.pdf

Para você saber mais:

No artigo científico “A Modernização da Agricultura no Brasil e os Novos Usos do Território“ nas páginas de 1 - 4, você encontrará subsídio para identificar as principais alterações na agricultura brasileira.

Link do artigo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ryg84ygA2un4bpykWhcNrBpJcQaQ4GzsbQUYavg3y8te5RkAd9GX3cAyhhay/geo4-04und05-material-de-apoio-ao-professor-artigo-modernizacao-da-agricultura.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, ele poderá ser projetado, escrito no quadro, em um cartaz, ou ainda falado. Após a leitura destaque com a turma que na aula eles identificarão as transformações ocorridas no espaço rural/campo e serão capazes de descrever as principais alterações.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente para a turma a sequência de imagens. Permita que os alunos relatem o que observam na imagem. Na primeira imagem chame a atenção dos alunos para os elementos da paisagem do campo representada e sua organização, destaque a presença de animais, de vegetação e de seres humanos. Para facilitar a análise das imagens seguem alguns questionamentos que você poderá fazer para a turma: Descreva o que vocês estão observando nas imagens? O que mudou da primeira para a segunda imagem? E na terceira? Que novos elementos foram introduzidos? Quem introduziu, para que, qual a função? Como essas transformações estão alterando a paisagem?

Material complementar

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FPu76P6KquD25FHr3V6M4hmbdPnRXKWkMWrWhcTwtYTaXFC5SByrbepcpchN/geo4-04und05-contextualizacao-imagens.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente para a turma a sequência de imagens. Permita que os alunos relatem o que observam na imagem. Na primeira imagem chame a atenção dos alunos para os elementos da paisagem do campo representada e sua organização, destaque a presença de animais, de vegetação e de seres humanos. Para facilitar a análise das imagens seguem alguns questionamentos que você poderá fazer para a turma: Descreva o que vocês estão observando nas imagens? O que mudou da primeira para a segunda imagem? E na terceira? Que novos elementos foram introduzidos? Quem introduziu, para que, qual a função? Como essas transformações estão alterando a paisagem?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente para a turma a sequência de imagens. Permita que os alunos relatem o que observam na imagem. Na primeira imagem chame a atenção dos alunos para os elementos da paisagem do campo representada e sua organização, destaque a presença de animais, de vegetação e de seres humanos. Para facilitar a análise das imagens seguem alguns questionamentos que você poderá fazer para a turma: Descreva o que vocês estão observando nas imagens? O que mudou da primeira para a segunda imagem? E na terceira? Que novos elementos foram introduzidos? Quem introduziu, para que, qual a função? Como essas transformações estão alterando a paisagem?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Após a observação das imagens sobre diferentes paisagens do campo. Leia com a turma o questionamento, permita que eles levantem hipóteses sobre os principais recursos tecnológicos (maquinário e meios de comunicação) que chegaram no campo e que alteram as paisagens e os modos de trabalho.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a cada dupla uma folha em branco ou a disponibilizada no link abaixo, solicite a eles para representarem por meio de desenho a paisagem do campo sem a presença das tecnologias modernas e com a presença da tecnologia, para isso eles podem utilizar as imagens do campo levadas por eles. Chame a atenção das duplas para tentarem destacar a organização espacial das propriedades (tamanho, cultivo e técnicas utilizadas) e o cotidiano dos trabalhadores.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada na zona rural do município uma das ilustrações poderá ser a do espaço de vivência dos alunos.

Material complementar

Folha para ilustração: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2hdMXmdQJmSQjsDrGCHdBT5mAK9yJGfxTEfKRUPWPMmAHpJ3eBtQKGbYmZDc/geo4-04und05-acao-propositiva-representacao-antes-e-depois.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para a sistematização cada dupla receberá uma cópia da tabela. Antes de iniciar o preenchimento as duplas farão a exposição dos desenhos, dê um tempo para que a turma observe os desenhos. Enquanto os alunos apreciam os desenhos, chame atenção da turma para as alterações que ocorreram no campo devido aos avanços tecnológicos destacando onde elas podem ser evidenciadas nas representações. Em seguida de posse da tabela questione a turma o que mais apareceu nos desenhos e construa com eles a tabela destacando a transformação observada e seus efeitos na organização espacial e na vida das pessoas. Na tabela foram inseridas algumas transformações que servem como exemplo, mas podem ser substituídas conforme a realidade do local onde a escola está inserida. Lembre-se de auxiliar a turma nas discussões para o preenchimento do quadro, sempre chamando a atenção deles para as transformações ocorridas no campo geradas principalmente pela incorporação de novas tecnologias. Algumas das possíveis transformações: 1- uso de máquinas - efeito na organização espacial - plantio em grandes áreas; plantio de um só produto; -efeito na vida das pessoas - redução do número de empregos. 2- Uso da internet - monitoramento da produção - mais informações e conhecimento sobre a previsão de tempo, moda, música, etc. 3- Instalação de fábricas no campo - efeitos na organização espacial - presença de indústrias (agroindústrias) próxima às propriedades - efeitos na vida das pessoas - aumento da oferta de vagas de emprego.

Material complementar

Quadro da atividade - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UeAQdDUHBkb8rS7x8jvgefRgGzzwMuKj7zDbcGp6RKjX5tdQGPSr8c6SNr5t/geo4-04und05-sistematizacao-quadro-de-atividade.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de descrever as principais transformações ocorridas no campo principalmente a partir do uso da tecnologia.

Materiais necessários: Imagens representando diferentes paisagens do campo; Folhas brancas para representação da paisagem do campo; Cópias do quadro de “As transformações do campo e seus efeitos”. Solicite aos alunos com antecedência que tragam para a sala imagens do espaço rural (campo) do município ou de outros lugares.

Material complementar:

Contextualização - Imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FPu76P6KquD25FHr3V6M4hmbdPnRXKWkMWrWhcTwtYTaXFC5SByrbepcpchN/geo4-04und05-contextualizacao-imagens.pdf

Ação Propositiva - Folha para representação das paisagens do campo antes e depois do uso de tecnologias avançadas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2hdMXmdQJmSQjsDrGCHdBT5mAK9yJGfxTEfKRUPWPMmAHpJ3eBtQKGbYmZDc/geo4-04und05-acao-propositiva-representacao-antes-e-depois.pdf

Sistematização - Quadro “As transformações do campo e seus efeitos”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UeAQdDUHBkb8rS7x8jvgefRgGzzwMuKj7zDbcGp6RKjX5tdQGPSr8c6SNr5t/geo4-04und05-sistematizacao-quadro-de-atividade.pdf

Para você saber mais:

No artigo científico “A Modernização da Agricultura no Brasil e os Novos Usos do Território“ nas páginas de 1 - 4, você encontrará subsídio para identificar as principais alterações na agricultura brasileira.

Link do artigo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ryg84ygA2un4bpykWhcNrBpJcQaQ4GzsbQUYavg3y8te5RkAd9GX3cAyhhay/geo4-04und05-material-de-apoio-ao-professor-artigo-modernizacao-da-agricultura.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, ele poderá ser projetado, escrito no quadro, em um cartaz, ou ainda falado. Após a leitura destaque com a turma que na aula eles identificarão as transformações ocorridas no espaço rural/campo e serão capazes de descrever as principais alterações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente para a turma a sequência de imagens. Permita que os alunos relatem o que observam na imagem. Na primeira imagem chame a atenção dos alunos para os elementos da paisagem do campo representada e sua organização, destaque a presença de animais, de vegetação e de seres humanos. Para facilitar a análise das imagens seguem alguns questionamentos que você poderá fazer para a turma: Descreva o que vocês estão observando nas imagens? O que mudou da primeira para a segunda imagem? E na terceira? Que novos elementos foram introduzidos? Quem introduziu, para que, qual a função? Como essas transformações estão alterando a paisagem?

Material complementar

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FPu76P6KquD25FHr3V6M4hmbdPnRXKWkMWrWhcTwtYTaXFC5SByrbepcpchN/geo4-04und05-contextualizacao-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente para a turma a sequência de imagens. Permita que os alunos relatem o que observam na imagem. Na primeira imagem chame a atenção dos alunos para os elementos da paisagem do campo representada e sua organização, destaque a presença de animais, de vegetação e de seres humanos. Para facilitar a análise das imagens seguem alguns questionamentos que você poderá fazer para a turma: Descreva o que vocês estão observando nas imagens? O que mudou da primeira para a segunda imagem? E na terceira? Que novos elementos foram introduzidos? Quem introduziu, para que, qual a função? Como essas transformações estão alterando a paisagem?

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente para a turma a sequência de imagens. Permita que os alunos relatem o que observam na imagem. Na primeira imagem chame a atenção dos alunos para os elementos da paisagem do campo representada e sua organização, destaque a presença de animais, de vegetação e de seres humanos. Para facilitar a análise das imagens seguem alguns questionamentos que você poderá fazer para a turma: Descreva o que vocês estão observando nas imagens? O que mudou da primeira para a segunda imagem? E na terceira? Que novos elementos foram introduzidos? Quem introduziu, para que, qual a função? Como essas transformações estão alterando a paisagem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Após a observação das imagens sobre diferentes paisagens do campo. Leia com a turma o questionamento, permita que eles levantem hipóteses sobre os principais recursos tecnológicos (maquinário e meios de comunicação) que chegaram no campo e que alteram as paisagens e os modos de trabalho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a cada dupla uma folha em branco ou a disponibilizada no link abaixo, solicite a eles para representarem por meio de desenho a paisagem do campo sem a presença das tecnologias modernas e com a presença da tecnologia, para isso eles podem utilizar as imagens do campo levadas por eles. Chame a atenção das duplas para tentarem destacar a organização espacial das propriedades (tamanho, cultivo e técnicas utilizadas) e o cotidiano dos trabalhadores.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada na zona rural do município uma das ilustrações poderá ser a do espaço de vivência dos alunos.

Material complementar

Folha para ilustração: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2hdMXmdQJmSQjsDrGCHdBT5mAK9yJGfxTEfKRUPWPMmAHpJ3eBtQKGbYmZDc/geo4-04und05-acao-propositiva-representacao-antes-e-depois.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para a sistematização cada dupla receberá uma cópia da tabela. Antes de iniciar o preenchimento as duplas farão a exposição dos desenhos, dê um tempo para que a turma observe os desenhos. Enquanto os alunos apreciam os desenhos, chame atenção da turma para as alterações que ocorreram no campo devido aos avanços tecnológicos destacando onde elas podem ser evidenciadas nas representações. Em seguida de posse da tabela questione a turma o que mais apareceu nos desenhos e construa com eles a tabela destacando a transformação observada e seus efeitos na organização espacial e na vida das pessoas. Na tabela foram inseridas algumas transformações que servem como exemplo, mas podem ser substituídas conforme a realidade do local onde a escola está inserida. Lembre-se de auxiliar a turma nas discussões para o preenchimento do quadro, sempre chamando a atenção deles para as transformações ocorridas no campo geradas principalmente pela incorporação de novas tecnologias. Algumas das possíveis transformações: 1- uso de máquinas - efeito na organização espacial - plantio em grandes áreas; plantio de um só produto; -efeito na vida das pessoas - redução do número de empregos. 2- Uso da internet - monitoramento da produção - mais informações e conhecimento sobre a previsão de tempo, moda, música, etc. 3- Instalação de fábricas no campo - efeitos na organização espacial - presença de indústrias (agroindústrias) próxima às propriedades - efeitos na vida das pessoas - aumento da oferta de vagas de emprego.

Material complementar

Quadro da atividade - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UeAQdDUHBkb8rS7x8jvgefRgGzzwMuKj7zDbcGp6RKjX5tdQGPSr8c6SNr5t/geo4-04und05-sistematizacao-quadro-de-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano