16664
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os modos de vida das comunidades remanescentes de quilombo e seus territórios

os territórios de comunidades remanescentes de quilombos são importantes para preservar a cultura e as tradições desses povos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; tabela e Wordsearch.

Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e a própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que procurem no dicionário as seguintes palavras: REMANESCENTE – TRADIÇÃO – PRESERVAÇÃO.

Peça que registrem o que descobriram.

Contextualização
Encaminhe aos alunos os cinco slides da contextualização.
Conforme previsto no plano original, peça que registrem o que observaram em cada imagem. Para o registro, sugira aos alunos que construam um esquema, como no exemplo a seguir:

 

Problematização
Encaminhe aos alunos o slide a seguir:

 

Peça que leiam a manchete e identifiquem título e data. Em seguida, apresente a questão problematizadora e peça para registrarem suas hipóteses acerca desse questionamento.

Ação propositiva
Peça aos alunos que elaborem um lista de consequências caso os quilombolas perdessem seus territórios. Isso pode ser registrado em uma tabela, como no exemplo a seguir: 

Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

Como mencionado no plano original, espera-se que os alunos evidenciem as atividades dos quilombolas, como, por exemplo, plantar e colher, produzir alimentos com os produtos colhidos, usar o barro para a fabricação de tijolos, fazer artesanato com fibras naturais, pescar, coletar frutos e ervas, tomar banho no rio etc.

Sistematização
Para esta etapa, peça aos alunos que, agora individualmente, criem um caça-palavras com palavras que completem a frase: A existência dos territórios quilombolas ajuda a preservar...
Esta proposta está prevista no plano original.
Eles precisam:
     1. escolher as palavras que serão utilizadas;
     2. assistir ao tutorial disponível aqui;
     3. acessar o site disponível aqui e fazer o caça-palavras;
     4. tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Os alunos podem compartilhar por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
     - Quilombolas preservam tradições, mas não querem parar no tempo - disponível aqui;
     - A vida em um antigo quilombo - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_06UND06

(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas