16663
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - O trabalho no campo e na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar no campo e na cidade os diferentes tipos de trabalho.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e WordArt.

Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos

Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, peça aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada ou recomendada pela escola, que pesquisem no dicionário a palavra TRABALHO.

Contextualização
De maneira assincrônica, apresente aos alunos o seguinte slide:

 

Solicite que registrem o que aparece em cada imagem. Faça perguntas como: 
     - Aparecem pessoas nas imagens?
     - O que essas pessoas estão fazendo? 
     - Essas tarefas estão sendo feitas ou podem ser feitas por crianças, adultos, homens e mulheres? 
     - Essas tarefas são remuneradas?

Problematização
Ainda de maneira assincrônica, faça o seguinte questionamento:
“As tarefas apresentadas anteriormente são realizadas por pessoas no campo ou na cidade?

Peça que os alunos reflitam se há tarefas que só são desempenhadas no campo e outras só são desempenhadas na cidade.

Ação propositiva
Encaminhe aos alunos a atividade da ação propositiva original do plano GEO4_07UND01, disponível aqui. Peça que, com ajuda dos familiares, preencham a tabela destacando primeiro a atividade econômica entre todas as palavras da lista, identifiquem o tipo de trabalho e depois façam um X na coluna, evidenciando se é um tipo de tarefa mais característico do ambiente do campo ou da cidade.

É importante que observem que as palavras da atividade se referem a tarefas desenvolvidas tanto no campo quanto na cidade e diferentes profissões associadas a elas.

Peça ainda que acrescentem mais uma ou duas tarefas que podem ser desenvolvidas em ambos os espaços, como, por exemplo, atividades de comércio (ex: mercado e farmácia) e serviço (ex: posto de saúde e escola).

A fim de refletir sobre o momento peculiar pelo qual todos estamos passando com a pandemia da Covid-19, coloque aos alunos, posteriormente, a seguinte questão:
     - Como estão as atividades de trabalho na quarentena, no campo e na cidade?

Sistematização
A sugestão para a sistematização é a criação de uma nuvem de palavras com o tema: O que eu aprendi sobre os tipos de trabalho no campo e na cidade.
Eles precisam:
     1. escolher as palavras que serão utilizadas;
     2. assistir ao tutorial disponível aqui;
     3. acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
     4. tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
     - Comida que alimenta - disponível aqui;
     - Colheita mecanizada de café - disponível aqui;
     - Colheita de café com Pedro e seus amigos - disponível aqui;
     - Mecanização na produção de ovos - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_07UND01

(EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas