16662
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Produção do Papel

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar etapas do processo de produção do papel, desde sua matéria-prima até o produto disponível para uso e consumo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- WhatsApp

- E-mail

- Word

Valores trabalhados

- Cidadania

- Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula

Um dia antes da aula de Geografia, peça que os alunos listem ações do dia a dia em que usam papel. Não entre em detalhes sobre a tarefa. A ideia é que eles tenham conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser ensinado.

Oriente os alunos a compartilharem suas anotações no grupo que estiver sendo usado para comunicação. Como previsto no plano original, espera-se que eles mencionem exemplos com diferentes tipos de papel, tamanho e formas presentes nos cadernos, nos livros, jornais, embalagens, revistas, papel higiênico etc.

Contextualização

De maneira assincrônica, siga a proposta do plano de aula original e encaminhe aos alunos:

- Os slides da problematização

- O vídeo “Kika - De onde vem o papel?”, disponível aqui 

Problematização

De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos a problematização original do plano: “Quais são as etapas que envolvem o processo de fabricação do papel?”. Acrescente à reflexão outras questões, como:

- Será que o processo de fabricação do papel neste momento de combate ao covid-19 se modificou?

- Há algum tipo de papel que está sendo mais comercializado que outro neste momento de quarentena?

Ação propositiva

Neste momento, a ideia é que com o auxílio dos familiares os alunos elaborem um mapa mental, no papel ou no Word, sobre o ciclo de produção do papel. Para isso, é importante que eles assistam aos seguintes vídeos:

- “Mapa mental: um método criativo de estudo”, disponível aqui 

- “Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes”, disponível aqui 

Peça que tirem uma foto do mapa mental elaborado e a compartilhem no grupo que a classe estiver usando para comunicação.

Sistematização

Nesta etapa, socialize com a sala toda os mapas mentais compartilhados.

Convite às famílias

Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares a alguns vídeos:

- “Como é fabricado o papel”, disponível aqui 

- “Processo produtivo – Papel”, disponível aqui  

- “O processo de produção da celulose na Fibria”, disponível aqui 

E que leiam as seguintes matérias:

- “Consumo de papel higiênico aumenta 211% durante pandemia, diz estudo”, disponível aqui 

- “Efeitos do covid-19 na indústria florestal brasileira”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_08UND01

(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas