16662
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Produção do Papel

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar etapas do processo de produção do papel, desde sua matéria-prima até o produto disponível para uso e consumo.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Imagens da produção do papel (árvores, produção do papel, jornais, revistas, leitura ou escrita (uso do papel), reciclagem do papel, processo de reciclagem, etc);
  • Vídeo: Kika - De onde vem o papel? - Episódio 5.
  • Folhas de cartolina; cola ou fita adesiva; canetinhas hidrocor;
  • TV ou projetor multimídia (datashow) e computador para exibição dos slides.

Material complementar: Neste plano encontram-se alguns materiais para enriquecer o seu trabalho em sala de aula. Dependendo do seu interesse e também da disponibilidade de aulas é possível realizar um trabalho interdisciplinar com a área de ciências da natureza.

Link para os vídeos:

Kika - De onde vem o papel? Episódio 5 - O papel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k

Acesso em 21/01/2019.

Para você saber mais:

Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão disponíveis os seguintes links:

Consulte os materiais antecipadamente. Caso não disponha de acesso à internet no decorrer da aula, salve os arquivos mais relevantes que deseje compartilhar com os estudantes.

Caso você tenha interesse em continuar essa temática em sala de aula, poderá também acessar novos planos da Revista Nova Escola, como é o caso do plano: “Reciclagem do papel” - que abordará a continuidade da produção do papel e sua reciclagem.

Livros infantis:

ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. O livro do papel. São Paulo: Melhoramentos, 2005.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.

Indústria: é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.

Agricultura: é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, bebidas, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Produção do Papel. Comente com os estudantes se eles sabem qual é a origem do papel. Qual é a matéria prima utilizada para a confecção do papel. Numa espécie de roda de conversa, pergunte onde utilizamos o papel do nosso cotidiano. Espera-se nesse momento que o estudante diga que o papel está presente: nos cadernos, nos livros, jornais, embalagens, revistas, papel higiênico, etc.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide, comentando que assim como os estudantes já mencionaram, utilizamos o papel em diferentes momentos do nosso dia a dia.

Como adequar à sua realidade:

Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas ou simplesmente utilizar como exemplo o próprio material escolar dos estudantes e o que mais há na sala de aula que é feito com papel.

Fonte das imagens:

Unsplash. Roman Kraft. Disponível em: https://unsplash.com/photos/_Zua2hyvTBk Acesso em 25/01/2019.

Unsplash. Mr. Cup. Fabien Barral. Disponível em: https://unsplash.com/photos/Mwuod2cm8g4 Acesso em 25/01/2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide, comentando que assim como os estudantes já mencionaram, utilizamos o papel em diferentes momentos do nosso dia a dia.

Como adequar à sua realidade:

Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas ou simplesmente utilizar como exemplo o próprio material escolar dos estudantes e o que mais há na sala de aula que é feito com papel.

Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide acima e, exemplifique outros usos do papel (como papel higiênico, materiais para leitura, etc). Após resgatar os conhecimentos prévios dos estudantes, apresente o vídeo: Kika: De onde vem o papel? Episódio 5 - O papel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k Acesso em 21/01/2019.

O vídeo da Kika sobre a origem do papel será a ação mobilizadora e introdutória de sua aula. Depois pergunte aos estudantes o que eles observaram do vídeo. Que informações do vídeo eles já conheciam, quais informações são novidade. Destaque para os estudantes que para que o papel chegue até nossas mãos, passa por um longo percurso que envolve a industrialização.

Como adequar à sua realidade:

Como sugestão, faça o download do vídeo antecipadamente (4’52”), assim, se não tiver acesso à internet, você poderá exibir o vídeo normalmente. Caso você não consiga exibir o vídeo ou não dispor de internet durante a aula, você poderá acessar outros materiais, sites antecipadamente e trazer outras imagens que considere interessante.

Você pode utilizar alguns livros infantis para fazer essa contextualização. Abaixo segue uma dica de livro infantil na qual você encontrará informações e imagens para ilustrar e contextualizar sua aula acerca dessa temática.

Para você saber mais:

Livros infantis:

ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. O livro do papel. São Paulo: Melhoramentos, 2005.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após assistir ao vídeo: “Kika: De onde vem o papel?”, projete a problematização ou leia para a turma. Instigue-os a pensar sobre o processo de produção do papel, contextualizando o campo e a cidade dentro dessa produção.

Por exemplo, comente: para que todos os estudantes tenham um caderno para fazer as atividades, esse produto passou por um processo de transformação, desde a sua matéria-prima até a industrialização.

Neste momento, você será o escriba da turma. Reconstrua no quadro os passos da produção do papel, sempre esperando que os estudantes tenham a iniciativa da fala e indiquem os caminhos para que você faça essas ilustrações. Desse modo, os estudantes serão instigados a refletir sobre esse processo, desde a matéria prima (eucalipto), passando pelo processo de industrialização, até a disponibilização no comércio, como produto para consumo.

Para você saber mais:

Como é fabricado o papel. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/como-e-fabricado-o-papel.htm Acesso em 23/01/2019.

Papel. Ciclo do papel. Livro do aluno. http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/aluno/a-embalagem-e-o-ambiente/papel Acesso em 23/01/2019. Neste link é possível encontrar uma apresentação audiovisual em que o ciclo e o fabrico do papel são expostos.

Para você saber mais:

Caso os estudantes tenham interesse em ampliar a discussão acerca dessa temática, pode ser abordada também a questão da reciclagem e sua importância para o meio ambiente. Ou seja, depois que utilizamos o papel, podemos descartá-lo no lixo reciclável para que seja possível reduzir o consumo de madeira (matéria prima para o papel). Dessa forma, estaremos contribuindo com uma maior sustentabilidade do meio ambiente.

*Acesse o plano da Nova Escola sobre Reciclagem do papel.

Fonte da imagem: Banco de imagens Nova Escola.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Neste momento, divida a classe em grupo (no máximo 4 estudantes por grupo). Entregue uma cartolina e as imagens que estão no arquivo em anexo. Indique que os estudantes recortem as imagens e disponham na cartolina da forma que melhor representem a produção do papel, podendo complementar esse sistematização com flechas, conectores, setas, palavras, título, desenhos, etc. Para que os cartazes não fiquem todos iguais, solicitar aos alunos que componham não só conectores mas que elaborem novos desenhos, símbolos ou fotos outras etapas. Exemplo: plantio dos eucaliptos/pinheiros, corte das árvores, transporte das árvores e do produto final, entre outros.

Imagens para atividade do ciclo do papel: Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z3uVdHd6dPVs8Bb74vQVZp6JubzMbCPeMC4Q4rnmqQzM5NhYRsgpm58rkNVH/ge04-08unid01-sistematizacao-imagens-da-producao-de-papel.pdf

Como adequar a sua realidade:

Como adequar a sua realidade: Caso não seja possível a impressão das imagens para recorte, proponha aos estudantes que, após conhecerem a origem do papel, sua matéria prima, registrem por meio de desenhos, a sequência de todo esse processo de produção do papel.

Caso os estudantes tenham que desenhar todas as imagens, necessitarão de maior tempo. Desse modo, reveja a gestão do tempo em sua aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesses minutos finais da aula, cada grupo mostrará os cartazes que construíram sobre a produção do papel e farão uma breve explanação do caminho que percorreram nesta atividade.

Como adequar à sua realidade: Pode ser que alguns grupos não sigam a sequência esperada. No documento com as imagens de apoio para o professor, consta na 2ª página, a sequência esperada que os estudantes sigam. Assim, você, enquanto mediador da turma, fará as intervenções finais neste momento da aula, sistematizando os conhecimentos junto aos estudantes.

Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: https://images.unsplash.com/photo-1512314889357-e157c22f938d?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=751&q=80 Acesso em 21/01/2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Imagens da produção do papel (árvores, produção do papel, jornais, revistas, leitura ou escrita (uso do papel), reciclagem do papel, processo de reciclagem, etc);
  • Vídeo: Kika - De onde vem o papel? - Episódio 5.
  • Folhas de cartolina; cola ou fita adesiva; canetinhas hidrocor;
  • TV ou projetor multimídia (datashow) e computador para exibição dos slides.

Material complementar: Neste plano encontram-se alguns materiais para enriquecer o seu trabalho em sala de aula. Dependendo do seu interesse e também da disponibilidade de aulas é possível realizar um trabalho interdisciplinar com a área de ciências da natureza.

Link para os vídeos:

Kika - De onde vem o papel? Episódio 5 - O papel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k

Acesso em 21/01/2019.

Para você saber mais:

Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão disponíveis os seguintes links:

Consulte os materiais antecipadamente. Caso não disponha de acesso à internet no decorrer da aula, salve os arquivos mais relevantes que deseje compartilhar com os estudantes.

Caso você tenha interesse em continuar essa temática em sala de aula, poderá também acessar novos planos da Revista Nova Escola, como é o caso do plano: “Reciclagem do papel” - que abordará a continuidade da produção do papel e sua reciclagem.

Livros infantis:

ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. O livro do papel. São Paulo: Melhoramentos, 2005.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.

Indústria: é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.

Agricultura: é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, bebidas, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Produção do Papel. Comente com os estudantes se eles sabem qual é a origem do papel. Qual é a matéria prima utilizada para a confecção do papel. Numa espécie de roda de conversa, pergunte onde utilizamos o papel do nosso cotidiano. Espera-se nesse momento que o estudante diga que o papel está presente: nos cadernos, nos livros, jornais, embalagens, revistas, papel higiênico, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide, comentando que assim como os estudantes já mencionaram, utilizamos o papel em diferentes momentos do nosso dia a dia.

Como adequar à sua realidade:

Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas ou simplesmente utilizar como exemplo o próprio material escolar dos estudantes e o que mais há na sala de aula que é feito com papel.

Fonte das imagens:

Unsplash. Roman Kraft. Disponível em: https://unsplash.com/photos/_Zua2hyvTBk Acesso em 25/01/2019.

Unsplash. Mr. Cup. Fabien Barral. Disponível em: https://unsplash.com/photos/Mwuod2cm8g4 Acesso em 25/01/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide, comentando que assim como os estudantes já mencionaram, utilizamos o papel em diferentes momentos do nosso dia a dia.

Como adequar à sua realidade:

Caso não disponha de projetor, poderá trazer imagens impressas ou simplesmente utilizar como exemplo o próprio material escolar dos estudantes e o que mais há na sala de aula que é feito com papel.

Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide acima e, exemplifique outros usos do papel (como papel higiênico, materiais para leitura, etc). Após resgatar os conhecimentos prévios dos estudantes, apresente o vídeo: Kika: De onde vem o papel? Episódio 5 - O papel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k Acesso em 21/01/2019.

O vídeo da Kika sobre a origem do papel será a ação mobilizadora e introdutória de sua aula. Depois pergunte aos estudantes o que eles observaram do vídeo. Que informações do vídeo eles já conheciam, quais informações são novidade. Destaque para os estudantes que para que o papel chegue até nossas mãos, passa por um longo percurso que envolve a industrialização.

Como adequar à sua realidade:

Como sugestão, faça o download do vídeo antecipadamente (4’52”), assim, se não tiver acesso à internet, você poderá exibir o vídeo normalmente. Caso você não consiga exibir o vídeo ou não dispor de internet durante a aula, você poderá acessar outros materiais, sites antecipadamente e trazer outras imagens que considere interessante.

Você pode utilizar alguns livros infantis para fazer essa contextualização. Abaixo segue uma dica de livro infantil na qual você encontrará informações e imagens para ilustrar e contextualizar sua aula acerca dessa temática.

Para você saber mais:

Livros infantis:

ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. O livro do papel. São Paulo: Melhoramentos, 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após assistir ao vídeo: “Kika: De onde vem o papel?”, projete a problematização ou leia para a turma. Instigue-os a pensar sobre o processo de produção do papel, contextualizando o campo e a cidade dentro dessa produção.

Por exemplo, comente: para que todos os estudantes tenham um caderno para fazer as atividades, esse produto passou por um processo de transformação, desde a sua matéria-prima até a industrialização.

Neste momento, você será o escriba da turma. Reconstrua no quadro os passos da produção do papel, sempre esperando que os estudantes tenham a iniciativa da fala e indiquem os caminhos para que você faça essas ilustrações. Desse modo, os estudantes serão instigados a refletir sobre esse processo, desde a matéria prima (eucalipto), passando pelo processo de industrialização, até a disponibilização no comércio, como produto para consumo.

Para você saber mais:

Como é fabricado o papel. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/como-e-fabricado-o-papel.htm Acesso em 23/01/2019.

Papel. Ciclo do papel. Livro do aluno. http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/aluno/a-embalagem-e-o-ambiente/papel Acesso em 23/01/2019. Neste link é possível encontrar uma apresentação audiovisual em que o ciclo e o fabrico do papel são expostos.

Para você saber mais:

Caso os estudantes tenham interesse em ampliar a discussão acerca dessa temática, pode ser abordada também a questão da reciclagem e sua importância para o meio ambiente. Ou seja, depois que utilizamos o papel, podemos descartá-lo no lixo reciclável para que seja possível reduzir o consumo de madeira (matéria prima para o papel). Dessa forma, estaremos contribuindo com uma maior sustentabilidade do meio ambiente.

*Acesse o plano da Nova Escola sobre Reciclagem do papel.

Fonte da imagem: Banco de imagens Nova Escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Neste momento, divida a classe em grupo (no máximo 4 estudantes por grupo). Entregue uma cartolina e as imagens que estão no arquivo em anexo. Indique que os estudantes recortem as imagens e disponham na cartolina da forma que melhor representem a produção do papel, podendo complementar esse sistematização com flechas, conectores, setas, palavras, título, desenhos, etc. Para que os cartazes não fiquem todos iguais, solicitar aos alunos que componham não só conectores mas que elaborem novos desenhos, símbolos ou fotos outras etapas. Exemplo: plantio dos eucaliptos/pinheiros, corte das árvores, transporte das árvores e do produto final, entre outros.

Imagens para atividade do ciclo do papel: Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z3uVdHd6dPVs8Bb74vQVZp6JubzMbCPeMC4Q4rnmqQzM5NhYRsgpm58rkNVH/ge04-08unid01-sistematizacao-imagens-da-producao-de-papel.pdf

Como adequar a sua realidade:

Como adequar a sua realidade: Caso não seja possível a impressão das imagens para recorte, proponha aos estudantes que, após conhecerem a origem do papel, sua matéria prima, registrem por meio de desenhos, a sequência de todo esse processo de produção do papel.

Caso os estudantes tenham que desenhar todas as imagens, necessitarão de maior tempo. Desse modo, reveja a gestão do tempo em sua aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesses minutos finais da aula, cada grupo mostrará os cartazes que construíram sobre a produção do papel e farão uma breve explanação do caminho que percorreram nesta atividade.

Como adequar à sua realidade: Pode ser que alguns grupos não sigam a sequência esperada. No documento com as imagens de apoio para o professor, consta na 2ª página, a sequência esperada que os estudantes sigam. Assim, você, enquanto mediador da turma, fará as intervenções finais neste momento da aula, sistematizando os conhecimentos junto aos estudantes.

Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: https://images.unsplash.com/photo-1512314889357-e157c22f938d?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=751&q=80 Acesso em 21/01/2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano