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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Itinerários no bairro utilizando um mapa e direções cardeais

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre descrever Itinerários para ir de um ponto a outro, no bairro da escola, utilizando as direções cardeais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Objetivo de aprendizagem: descrever itinerários para ir de um ponto a outro, no bairro de casa, utilizando as direções cardeais.

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Maps.

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema da aula aos alunos alterando-o para os arredores de casa.

Contextualização
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta adotada pela escola, o mapa previsto no plano original para impressão e uso em sala de aula, disponível aqui.
Conforme previsto no plano original, pergunte aos alunos:
     - Como fazemos para chegar da Escola Particular à Escola Pública?

Agora, espera-se que os alunos façam o registro escrevendo os possíveis itinerários.

Problematização
Apresente aos alunos a nova problematização:
     - Como descrever itinerários nos arredores de minha casa utilizando os pontos cardeais e colaterais?

Oportunize a exposição dos alunos acerca da problematização por meio de registros escritos, em caso de aula assincrônica, ou de maneira oral, em caso de aula virtual, ou seja, de maneira sincrônica.

Ação propositiva
De maneira assincrônica, separe os alunos em duplas e peça para trocarem seus endereços de residência.
Peça que:
     1. Acessem o Google Maps;
     2. Tracem a rota a pé de sua casa até a casa do colega da dupla.

Veja o exemplo:

Em seguida, peça que destaquem na folha de registro, disponível aqui, os pontos principais do itinerário.

Como material de apoio, encaminhe a alunos e familiares o texto que consta do plano original, “Como produzir o mapa dos arredores de sua escola”, disponível aqui.

Sistematização
Esta etapa pode ser feita de maneira sincrônica, em um encontro virtual, para que os alunos apresentem os itinerários realizados.

Convite às famílias
Assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
     - Como montar um roteiro de viagem usando o Google Maps – disponível aqui;
     - 7 dicas para criar um roteiro – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_09UND04

(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.


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