GEO4_09UND04 - Contextualização - Como produzir o mapa no Google My Maps
Plano de Aula
Plano de aula: Itinerários no bairro utilizando um mapa e direções cardeais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: elementos constituintes de mapas.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Como adequar à sua realidade: Na Contextualização, você pode utilizar um mapa de um local mais familiar, como um bairro de seu município. Não utilize, todavia, um mapa dos arredores da escola, para que não se sobreponha à Ação Propositiva.
Na Ação Propositiva desse plano de aula, sugere-se que seja utilizado um mapa dos arredores da escola, um local familiar para os alunos. Caso isso não seja possível, seja pela localização da escola ou pela impossibilidade da produção de um mapa dos arredores da escola, utilize o mapa fornecido (ou outro mapa acessível).
Materiais necessários: mapas da Contextualização impressos (um por dupla de alunos), mapas da Ação Propositiva impressos (um por aluno), post-its (ou pedaços de papel e fita adesiva).
Material complementar:
Contextualização - Mapa para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QHwXNvRDkUY6uFM2GJJJSyky83KJqukTZGqcnmHt9APf5RxEgQFMSJgsKpmD/geo4-09und04-contextualizacao-mapa-para-impressao.pdf
Contextualização e Ação Propositiva - Como produzir o mapa de sua localidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dn6cX4rSKzUSYJ34XRkex9trdD6DnThnenfDZv4EgRmdwbvWBp66vTeteP5D/geo4-09und04-contextualizacao-como-produzir-o-mapa-no-google-my-maps.pdf
Ação propositiva - Folha de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tUDVCkVERkeyYmAJjKmZWAVr4qudkjxFgB3Nt23vpzvWjgZx6QYmXXbdABgD/geo4-09und04-acao-propositiva-folha-de-registro.pdf
Ação propositiva - Mapas para impressão (exemplos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kGMUKvdhFKvQUZcWqduduRRaKXFfjGJeuwyu5NX6s4tXGUHqvZNGeMnsMBFX/geo4-09und04-acao-propositiva-exemplos-de-mapas-para-impressao.pdf
Link para os mapas:
Contextualização - Mapa do Bairro Jatiúca (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QHwXNvRDkUY6uFM2GJJJSyky83KJqukTZGqcnmHt9APf5RxEgQFMSJgsKpmD/geo4-09und04-contextualizacao-mapa-para-impressao.pdf )
Ação propositiva - Mapas para impressão
Para você saber mais:
- Os pontos cardeais e suas subdivisões, de FREITAS, Eduardo de. Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm (Acesso em 11/01/2019)
- Rotina de pensamento "Eu costumava pensar que…., Agora penso que...": http://www.pz.harvard.edu/resources/i-used-to-think-now-i-think-vt (em inglês. Acesso em 07/01/2019). Tradução da autora disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2dKP3SQzV8V4HzBNzeWprV8awEz27z5S2QcmND9Ur6ZwEdxXdQzXCWTafTa/geo4-09und04-sistematizacao-eu-costumava-pensar-que.pdf
Contextos prévios: É necessário que os alunos já tenham explorado a orientação em mapas e que já tenham tido contato com as direções cardeais e colaterais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no quadro. Leia o tema para a turma e comente brevemente que hoje vocês irão descrever a localização de elementos presentes no mapa dos arredores da escola em relação a diferentes pontos de referência, utilizando as direções cardeais, e que irão traçar itinerários de locomoção de um ponto a outro, também utilizando as direções cardeais.
Como adequar à sua realidade: Nesse plano de aula, são disponibilizados mapas de alguns municípios como exemplos. Utilize mapas do seu município, ou do seu bairro (no caso de municípios muito grandes) para que o tema do plano esteja mais próximo à realidade dos alunos. No decorrer do plano, são disponibilizadas instruções de como imprimir um mapa com os elementos desejados para o plano caso você não tenha acesso a um mapa adequado.
Contextualização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Divida os alunos em duplas. Projete o slide e imprima cópias para os alunos (uma impressão por dupla). Caso você não disponha de um projetor, imprima o mapa em tamanho maior, adequado para que toda a turma consiga ver, ou esboce um croqui do bairro no quadro, com pontos de interesse e ruas. No caso de você esboçar um croqui no quadro, forneça cópias do mesmo croqui aos alunos. O croqui não precisa ser realista, mas isso deve ficar claro para o grupo.
Convide os alunos a encontrarem dois pontos de interesse marcados no mapa fornecido. Exemplo: a Escola Particular e a Casa da Mariana. Marque ou aponte (caso não possa marcar na tela projetada) esses dois pontos em seu mapa. Pergunte: Como fazemos para chegar da Escola Particular à Escola Pública? Peça para que os alunos conversem brevemente com suas duplas sobre isso. Retome a palavra e peça para que uma dupla compartilhe o itinerário pensado. Siga com a mão o itinerário sobre o mapa projetado. Pergunte se alguma outra dupla descreveu o mesmo itinerário de outra forma ou pensou em outro itinerário.
Nessa etapa, provavelmente os alunos descreverão itinerários semelhantes a: Ao sair da escola, vire à esquerda. Caminhe até o final da rua e vire à direita e logo em seguida vire à esquerda. Passe por um cruzamento à esquerda e a Escola Pública estará à sua esquerda. É possível também que os alunos citem os nomes das ruas.
Ouça duas ou três duplas. Chame a atenção para a orientação do mapa e pergunte algo como: Qual a localização da casa da Mariana em relação à Escola Particular? Caso os alunos respondam "em cima", relembre-os que em cima significa um sobre o outro, como em um prédio, e que para localização utilizamos as direções cardeais. Para evitar que os alunos usem os termos "em cima" e "em baixo", você pode utilizar um mapa no chão e os alunos em círculo ao redor, caso sua turma tenha um número de alunos em que isso seja possível. Relembre as direções cardeais com eles se necessário.
Como adequar à sua realidade: Para aproximar essa etapa da realidade de seus alunos, você pode utilizar um mapa de um local mais familiar, como um bairro de seu município. Veja como produzir um mapa como o disponível neste slide nos materiais complementares.
Materiais complementares:
Contextualização - Mapa para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QHwXNvRDkUY6uFM2GJJJSyky83KJqukTZGqcnmHt9APf5RxEgQFMSJgsKpmD/geo4-09und04-contextualizacao-mapa-para-impressao.pdf
Contextualização - Como produzir o mapa de sua localidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dn6cX4rSKzUSYJ34XRkex9trdD6DnThnenfDZv4EgRmdwbvWBp66vTeteP5D/geo4-09und04-contextualizacao-como-produzir-o-mapa-no-google-my-maps.pdf
Link para o mapa:
Contextualização - Mapa do Bairro Jatiúca (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QHwXNvRDkUY6uFM2GJJJSyky83KJqukTZGqcnmHt9APf5RxEgQFMSJgsKpmD/geo4-09und04-contextualizacao-mapa-para-impressao.pdf )
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro). Peça para que os alunos, em suas duplas, conversem um momento sobre a pergunta. Os alunos podem ainda utilizar o mapa da Contextualização para dar exemplos. Caminhe pela sala, escutando as discussões e apoiando duplas que apresentarem dificuldades. Nesse caso, faça perguntas como: Como descrevemos a direção em que caminhamos? Como sabemos em qual direção nos deslocamos ao observar um mapa? Como podemos descrever curvas utilizando as direções cardeais?
Coletar brevemente as contribuições de algumas duplas, chamando para a reflexão de que, quando nos deslocamos, estamos sempre seguindo em uma direção que pode ser descrita com os pontos cardeais, colaterais, subcolaterais, etc.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Mantenha os alunos organizados em suas duplas. Disponibilize um mapa do bairro onde se encontra a escola impresso e uma folha de registro para cada aluno. Você pode produzir o mapa utilizado a ferramenta Google My Maps, seguindo as instruções disponibilizadas nos materiais complementares. Se você tiver tempo antes dessa aula, peça para que os alunos identifiquem nesse mapa alguns pontos de interesse ou lugares que eles conhecem, incluindo suas residências, e trabalhe com esses pontos. Caso isso não seja possível, escolha pontos de interesse segundo seu julgamento.
Explique a atividade. Os alunos, em suas duplas, perguntarão uns aos outros o itinerário entre dois pontos de interesse. Exemplo: Como posso ir da farmácia até o supermercado? O outro aluno da dupla deve descrever o itinerário usando os pontos cardeais e colaterais. Exemplo: Siga na direção Norte por 3 quarteirões. Vire na direção Oeste. Caminhe por 2 quarteirões. Vire na direção Norte e caminhe por 2 quarteirões. Você verá o supermercado a Leste. O aluno que formulou a pergunta deve seguir as instruções com os dedos em sua cópia do mapa, de modo a conferir as instruções de seu colega. Caso ambos os alunos da dupla cheguem ao mesmo ponto seguindo o itinerário, isso significa que o itinerário traçado provavelmente é uma opção correta. Eles devem então registrá-lo na folha de registro. Nessa folha eles também devem registrar a localização do ponto de chegada tendo como referência o ponto de partida. Exemplo: O supermercado está a Noroeste da farmácia. Os papéis são então invertidos para que o outro aluno faça a pergunta. Você pode modelar um itinerário para que a atividade fique mais clara.
Determine um tempo para que os alunos concluam a atividade. Para ajudá-los a gerenciar seu tempo, projete um temporizador ou avise a turma em intervalos de 5 minutos quanto tempo ainda faltam para o final da atividade. Na metade do tempo, é recomendável avisar os alunos para que eles possam trocar os papéis caso ainda não o tenham feito. Terminado o tempo, avise-os e peça para que parem de trabalhar.
Caso sua escola tenha disponíveis recursos digitais para uso com os alunos, e caso você disponha de mais tempo para esse plano de aula, considere a utilização da ferramenta Google My Maps com os alunos. Eles podem produzir o mapa, escolhendo em suas duplas os pontos de interesse a serem marcados, e podem descrever os itinerários utilizando medidas de comprimento. Essas podem ser facilmente visualizadas com a ferramenta no ícone representado por uma régua (Medir distâncias e áreas). Isso permite, inclusive, um trabalho interdisciplinar com matemática.
Como adequar à sua realidade: Você também pode utilizar um mapa do seu bairro disponibilizado pela prefeitura, por exemplo. Caso não seja possível utilizar um mapa do bairro, seja pela localização da escola ou pela impossibilidade da produção ou aquisição do mapa, utilize um dos mapas fornecidos (ou outro mapa acessível). Escolha o mapa de acordo com a familiaridade dos alunos com os pontos cardeais e colaterais. Nos mapas exemplos, o mapa da cidade de Bonito permite um trabalho maior com os pontos colaterais e o mapa da cidade de Joinville, com os pontos cardeais.
Materiais complementares:
Ação propositiva - Como produzir o mapa dos arredores de sua escola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dn6cX4rSKzUSYJ34XRkex9trdD6DnThnenfDZv4EgRmdwbvWBp66vTeteP5D/geo4-09und04-contextualizacao-como-produzir-o-mapa-no-google-my-maps.pdf
Ação propositiva - Folha de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tUDVCkVERkeyYmAJjKmZWAVr4qudkjxFgB3Nt23vpzvWjgZx6QYmXXbdABgD/geo4-09und04-acao-propositiva-folha-de-registro.pdf
Ação propositiva - Mapas para impressão (exemplos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kGMUKvdhFKvQUZcWqduduRRaKXFfjGJeuwyu5NX6s4tXGUHqvZNGeMnsMBFX/geo4-09und04-acao-propositiva-exemplos-de-mapas-para-impressao.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para sistematizar o que foi trabalhado nessa aula, use a rotina de pensamento "Eu costumava pensar que…., Agora penso que...". Forneça post-its (ou tiras de papel e fita adesiva) aos alunos. Projete, escreva no quadro ou em um papel grande (flip-chart, kraft ou até mesmo uma cartolina) os inícios das frases da rotina em duas colunas. Peça para que os alunos pensem sobre o que aprenderam nessa aula e escrevam nos post-its frases que mostrem como seu pensamento foi expandido durante essa aula. Exemplo: Eu costumava pensar que os pontos cardeais eram usados somente para descrever localização. Agora penso que eles podem ser utilizados também para descrever deslocamentos.
À medida em que os alunos vão concluindo, peça para que colem suas frases de forma paralela nas duas colunas. Quando todos tiverem colado, peça para que um aluno leia os aprendizados da turma. Vá procurando por padrões e escrevendo o que foi aprendido em letras maiores no quadro para que fique visível para todos.
Para você saber mais:
Leia mais sobre a rotina de pensamento "Eu costumava pensar que…., Agora penso que..." em inglês nesse link: http://www.pz.harvard.edu/resources/i-used-to-think-now-i-think-vt (Acesso em 07/01/2019) com tradução da autora disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2dKP3SQzV8V4HzBNzeWprV8awEz27z5S2QcmND9Ur6ZwEdxXdQzXCWTafTa/geo4-09und04-sistematizacao-eu-costumava-pensar-que.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Objetivo de aprendizagem: descrever itinerários para ir de um ponto a outro, no bairro de casa, utilizando as direções cardeais.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Maps.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema da aula aos alunos alterando-o para os arredores de casa.
Contextualização
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta adotada pela escola, o mapa previsto no plano original para impressão e uso em sala de aula, disponível aqui.
Conforme previsto no plano original, pergunte aos alunos:
- Como fazemos para chegar da Escola Particular à Escola Pública?
Agora, espera-se que os alunos façam o registro escrevendo os possíveis itinerários.
Problematização
Apresente aos alunos a nova problematização:
- Como descrever itinerários nos arredores de minha casa utilizando os pontos cardeais e colaterais?
Oportunize a exposição dos alunos acerca da problematização por meio de registros escritos, em caso de aula assincrônica, ou de maneira oral, em caso de aula virtual, ou seja, de maneira sincrônica.
Ação propositiva
De maneira assincrônica, separe os alunos em duplas e peça para trocarem seus endereços de residência.
Peça que:
1. Acessem o Google Maps;
2. Tracem a rota a pé de sua casa até a casa do colega da dupla.
Veja o exemplo:
Em seguida, peça que destaquem na folha de registro, disponível aqui, os pontos principais do itinerário.
Como material de apoio, encaminhe a alunos e familiares o texto que consta do plano original, “Como produzir o mapa dos arredores de sua escola”, disponível aqui.
Sistematização
Esta etapa pode ser feita de maneira sincrônica, em um encontro virtual, para que os alunos apresentem os itinerários realizados.
Convite às famílias
Assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- Como montar um roteiro de viagem usando o Google Maps – disponível aqui;
- 7 dicas para criar um roteiro – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Andresa Cuginotti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Descrever Itinerários para ir de um ponto a outro, no bairro da escola, utilizando as direções cardeais.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA