10256
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Resolvendo problemas de lógica

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Resolver problemas de lógica por meio de estratégias pessoais representando-as por meio de registro pessoal (desenho, esquemas, escrita, números…).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janaina Pinheiro Vece 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Caso realize uma aula síncrona, converse sobre as questões apontadas no plano de aula acerca de tipos de problemas e situações cotidianas. Se a aula for assíncrona, sugira que um familiar que possa acompanhar converse com o aluno. Para tanto, oriente as famílias com as questões propostas no slide e no “discuta com a turma” das orientações ao professor.

Atividade principal
Numa aula síncrona, apresente a situação aos alunos e realize a atividade de acordo com as indicações do plano de aula, exceto a parte da formação de duplas para a resolução. Se a aula for assíncrona, encaminhe a atividade aos alunos por imagem ou impressa. Se possível, envie as orientações e as questões por mensagem de voz, vídeo ou escritas, para que possam refletir sobre as informações do problema:
     - O que você entendeu sobre o problema?
     - Quais informações identificou?
     - Quantas crianças estão no parque?
     - Quais brinquedos estão no parque?
     - Quais brinquedos podemos brincar individualmente? Quais podemos brincar em dupla? E coletivamente?
     - Qual é a pergunta do problema?

Oriente as famílias para que conversem com as crianças sobre o problema e incentivem o registro das soluções da forma como as crianças acharem melhor (desenhos, esquemas ou palavras). Solicite que enviem as soluções por meio digital ou no papel.

Discussão das soluções
A troca de informações sobre estratégias de resolução e registro é importante para que os alunos comparem soluções, aprendam outras formas de pensar e resolver. Assim, se a aula for síncrona, peça para alguns alunos apresentarem as soluções e explicarem as estratégias, comparando as apresentadas com as próprias.

Se não estiver em momento síncrono, utilize as resoluções que os alunos enviaram e realize uma devolutiva com algumas delas, acrescentando questões, se possível, com algum acompanhamento da família.
     - O que você achou das resolução dos colegas? São parecidas ou diferentes da sua maneira de pensar?
     - Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema?

Sistematização do conceito e Encerramento
Ao final da aula síncrona ou ao enviar a devolutiva aos alunos, apresente as aprendizagens da aula (ao vivo, mensagem de voz ou escrita), como a sugestão dos slides no plano de aula.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide os familiares a acompanharem a aula (especialmente nos momentos assíncronos), sempre valorizando a participação das famílias nas oportunidades de aprendizagem dos alunos, salientando que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos, como neste caso, incendivando a buscarem a solução e realizarem conversas com base nas questões enviadas.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_11RDP05

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas