Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Janaina Pinheiro Vece
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente
Objetivos específicos
Resolver problemas de lógica por meio de estratégias pessoais representando-as por meio de registro pessoal (desenho, esquemas, escrita, números…).
Conceito-chave
Problemas de lógica.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre os tipos de problemas que elas conhecem. A proposta nesta conversa inicial é que elas percebam que não existem apenas problemas na escola, nas aulas de matemática, mas durante diferentes situações da vida. Diga às crianças que o nome do personagem é Bruno e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que elas respondam e ampliem as perguntas apresentadas.
Propósito: Levantar os conhecimentos das crianças sobre problemas, por meio de uma conversa.
Discuta com a turma:
- Você já se deparou com situações problemas na sua vida? Quais?
- Como podemos fazer para identificar um problema no nosso dia a dia?
- Quais tipos de problema você conhece?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Com as crianças sentadas em duplas produtivas, leia em voz alta o balão de fala da personagem e o enunciado do problema. Em seguida, peça para as duplas conversarem entre si sobre as diferentes estratégias possíveis para a resolução da situação problema (desenhos, esquemas ou palavras) e as possibilidades de respostas. Reserve um tempo para que as crianças, individualmente, possam registrar no caderno ou numa folha à parte suas estratégias de resolução. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Para realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções, aproveite o momento para selecionar alguns registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados.
Propósito: Interpretar e resolver o problema por meio de estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- O que vocês entenderam sobre o problema?
- Quais informações vocês identificaram?
- Quantas crianças estão no parque?
- Quais brinquedos têm no parque?
- Quais brinquedos podemos brincar individualmente? Quais podemos brincar em dupla? E coletivamente?
- Qual é a pergunta do problema?
Materiais complementares para impressão:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para resolução do problema. Convide algumas crianças que tenham utilizado procedimentos, representações (desenhos, esquemas ou palavras) e também aqueles que chegaram a resultados diferentes. É importante que nesse momento você conduza à discussão, valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.
Conheça outros problemas semelhantes a partir da leitura do texto “A arte de decifrar enigmas” no site do Mathema. Você pode adaptar as sugestões de problemas considerando as características das crianças do primeiro ano.
Propósito: Socializar as estratégias pessoais utilizadas para resolver o problema e analisar as respostas possíveis para uma mesma situação.
Discuta com a turma:
- O que você achou da resolução do colega? É parecida ou diferente da sua maneira de pensar?
- Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema?
- Quantos resultados diferentes encontramos para este problema?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nesta etapa da aula o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: desenvolver e registrar as estratégias pessoais utilizadas para a resolução do problema. Essa discussão será importante para o desenvolvimento da Atividade de raio x.
Propósito: Identificar os procedimentos necessários para a resolução de problemas: compreender a situação, pensar numa maneira para resolvê-la e registrar como se pensou.
Discuta com a turma:
- Quem resolveu o problema usando desenhos?
- Quem fez esquema para resolver a situação?
- Levanta a mão quem resolveu o problema usando a escrita de palavras.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.
Propósito: Identificar os conhecimentos construídos durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu na aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Com as crianças sentadas individualmente, leia o enunciado do problema em voz alta no coletivo. Faça a leitura quantas vezes for necessário. Durante a leitura procure não enfatizar palavras ou dar pistas sobre as possíveis respostas. Afinal, o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado. Enquanto as crianças registram suas respostas, procure observar e identificar os avanços e as dificuldades apresentadas por elas. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros.
Propósito: Avaliar se o objetivo da aula foi alcançado.
Discuta com a turma:
- Qual é o contexto do problema?
- Quantas crianças são apresentadas no enunciado do problema?
- Quais e quantos brinquedos?
- Quais brinquedos podem ser utilizados individualmente? E em dupla? E em grupo?
- Qual é a pergunta do problema?
Materiais complementares para impressão: