10256
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Resolvendo problemas de lógica

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Resolver problemas de lógica por meio de estratégias pessoais representando-as por meio de registro pessoal (desenho, esquemas, escrita, números…).

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janaina Pinheiro Vece 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente

Objetivos específicos

Resolver problemas de lógica por meio de estratégias pessoais representando-as por meio de registro pessoal (desenho, esquemas, escrita, números…).



Conceito-chave

Problemas de lógica.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula Aquecimento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre os tipos de problemas que elas conhecem. A proposta nesta conversa inicial é que elas percebam que não existem apenas problemas na escola, nas aulas de matemática, mas durante diferentes situações da vida. Diga às crianças que o nome do personagem é Bruno e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que elas respondam e ampliem as perguntas apresentadas.

Propósito: Levantar os conhecimentos das crianças sobre problemas, por meio de uma conversa.

Discuta com a turma:

  • Você já se deparou com situações problemas na sua vida? Quais?
  • Como podemos fazer para identificar um problema no nosso dia a dia?
  • Quais tipos de problema você conhece?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Com as crianças sentadas em duplas produtivas, leia em voz alta o balão de fala da personagem e o enunciado do problema. Em seguida, peça para as duplas conversarem entre si sobre as diferentes estratégias possíveis para a resolução da situação problema (desenhos, esquemas ou palavras) e as possibilidades de respostas. Reserve um tempo para que as crianças, individualmente, possam registrar no caderno ou numa folha à parte suas estratégias de resolução. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Para realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções, aproveite o momento para selecionar alguns registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados.

Propósito: Interpretar e resolver o problema por meio de estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entenderam sobre o problema?
  • Quais informações vocês identificaram?
  • Quantas crianças estão no parque?
  • Quais brinquedos têm no parque?
  • Quais brinquedos podemos brincar individualmente? Quais podemos brincar em dupla? E coletivamente?
  • Qual é a pergunta do problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula Discussão das soluções

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para resolução do problema. Convide algumas crianças que tenham utilizado procedimentos, representações (desenhos, esquemas ou palavras) e também aqueles que chegaram a resultados diferentes. É importante que nesse momento você conduza à discussão, valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.

Conheça outros problemas semelhantes a partir da leitura do texto “A arte de decifrar enigmas” no site do Mathema. Você pode adaptar as sugestões de problemas considerando as características das crianças do primeiro ano.

Propósito: Socializar as estratégias pessoais utilizadas para resolver o problema e analisar as respostas possíveis para uma mesma situação.

Discuta com a turma:

  • O que você achou da resolução do colega? É parecida ou diferente da sua maneira de pensar?
  • Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema?
  • Quantos resultados diferentes encontramos para este problema?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula Sistematização do conceito

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nesta etapa da aula o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: desenvolver e registrar as estratégias pessoais utilizadas para a resolução do problema. Essa discussão será importante para o desenvolvimento da Atividade de raio x.

Propósito: Identificar os procedimentos necessários para a resolução de problemas: compreender a situação, pensar numa maneira para resolvê-la e registrar como se pensou.

Discuta com a turma:

  • Quem resolveu o problema usando desenhos?
  • Quem fez esquema para resolver a situação?
  • Levanta a mão quem resolveu o problema usando a escrita de palavras.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Identificar os conhecimentos construídos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Com as crianças sentadas individualmente, leia o enunciado do problema em voz alta no coletivo. Faça a leitura quantas vezes for necessário. Durante a leitura procure não enfatizar palavras ou dar pistas sobre as possíveis respostas. Afinal, o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado. Enquanto as crianças registram suas respostas, procure observar e identificar os avanços e as dificuldades apresentadas por elas. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros.

Propósito: Avaliar se o objetivo da aula foi alcançado.

Discuta com a turma:

  • Qual é o contexto do problema?
  • Quantas crianças são apresentadas no enunciado do problema?
  • Quais e quantos brinquedos?
  • Quais brinquedos podem ser utilizados individualmente? E em dupla? E em grupo?
  • Qual é a pergunta do problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente

Objetivos específicos

Resolver problemas de lógica por meio de estratégias pessoais representando-as por meio de registro pessoal (desenho, esquemas, escrita, números…).



Conceito-chave

Problemas de lógica.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula
Aquecimento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre os tipos de problemas que elas conhecem. A proposta nesta conversa inicial é que elas percebam que não existem apenas problemas na escola, nas aulas de matemática, mas durante diferentes situações da vida. Diga às crianças que o nome do personagem é Bruno e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que elas respondam e ampliem as perguntas apresentadas.

Propósito: Levantar os conhecimentos das crianças sobre problemas, por meio de uma conversa.

Discuta com a turma:

  • Você já se deparou com situações problemas na sua vida? Quais?
  • Como podemos fazer para identificar um problema no nosso dia a dia?
  • Quais tipos de problema você conhece?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Com as crianças sentadas em duplas produtivas, leia em voz alta o balão de fala da personagem e o enunciado do problema. Em seguida, peça para as duplas conversarem entre si sobre as diferentes estratégias possíveis para a resolução da situação problema (desenhos, esquemas ou palavras) e as possibilidades de respostas. Reserve um tempo para que as crianças, individualmente, possam registrar no caderno ou numa folha à parte suas estratégias de resolução. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Para realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções, aproveite o momento para selecionar alguns registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados.

Propósito: Interpretar e resolver o problema por meio de estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entenderam sobre o problema?
  • Quais informações vocês identificaram?
  • Quantas crianças estão no parque?
  • Quais brinquedos têm no parque?
  • Quais brinquedos podemos brincar individualmente? Quais podemos brincar em dupla? E coletivamente?
  • Qual é a pergunta do problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula
Discussão das soluções

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para resolução do problema. Convide algumas crianças que tenham utilizado procedimentos, representações (desenhos, esquemas ou palavras) e também aqueles que chegaram a resultados diferentes. É importante que nesse momento você conduza à discussão, valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.

Conheça outros problemas semelhantes a partir da leitura do texto “A arte de decifrar enigmas” no site do Mathema. Você pode adaptar as sugestões de problemas considerando as características das crianças do primeiro ano.

Propósito: Socializar as estratégias pessoais utilizadas para resolver o problema e analisar as respostas possíveis para uma mesma situação.

Discuta com a turma:

  • O que você achou da resolução do colega? É parecida ou diferente da sua maneira de pensar?
  • Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema?
  • Quantos resultados diferentes encontramos para este problema?

Slide Plano Aula
Sistematização do conceito

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nesta etapa da aula o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: desenvolver e registrar as estratégias pessoais utilizadas para a resolução do problema. Essa discussão será importante para o desenvolvimento da Atividade de raio x.

Propósito: Identificar os procedimentos necessários para a resolução de problemas: compreender a situação, pensar numa maneira para resolvê-la e registrar como se pensou.

Discuta com a turma:

  • Quem resolveu o problema usando desenhos?
  • Quem fez esquema para resolver a situação?
  • Levanta a mão quem resolveu o problema usando a escrita de palavras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Identificar os conhecimentos construídos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Com as crianças sentadas individualmente, leia o enunciado do problema em voz alta no coletivo. Faça a leitura quantas vezes for necessário. Durante a leitura procure não enfatizar palavras ou dar pistas sobre as possíveis respostas. Afinal, o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado. Enquanto as crianças registram suas respostas, procure observar e identificar os avanços e as dificuldades apresentadas por elas. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros.

Propósito: Avaliar se o objetivo da aula foi alcançado.

Discuta com a turma:

  • Qual é o contexto do problema?
  • Quantas crianças são apresentadas no enunciado do problema?
  • Quais e quantos brinquedos?
  • Quais brinquedos podem ser utilizados individualmente? E em dupla? E em grupo?
  • Qual é a pergunta do problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano