16660
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Caça ao tesouro com direções cardeais

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre projetar uma caça ao tesouro pela escola utilizando pontos cardeais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Objetivo de aprendizagem: planejar uma caça ao tesouro estabelecendo pontos de referência.

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Maps.

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos o vídeo: “Como surgiu o esporte de orientação”, disponível aqui

Contextualização
De maneira assincrônica, encaminhe o slide e dê seguimento a esta etapa como previsto no plano original, questionando os alunos a respeito do que entendem por orientação.

Problematização
De maneira assincrônica, encaminhe o seguinte texto: “Como fazer uma caça ao tesouro para divertir as crianças”, disponível aqui.
Em seguida, faça o seguinte questionamento: é possível planejarmos uma caça ao tesouro pela escola mesmo a distância?

Ação propositiva
De maneira assincrônica, separe os alunos em grupos e peça que planejem uma caça ao tesouro pensando na escola. A atividade é uma adaptação da proposta do plano original. Peça que:
- Desenhem a planta da escola;
- Escolham os locais onde serão colocadas as pistas;
- Elaborem as pistas;
- Escolham o local do tesouro.

Lembre-se de estabelecer pontos de referência, como, por exemplo, “olhando para a sala da diretora, vire à direita; a pista estará ao lado do vaso”. A ficha de registro das pistas consta do plano original e está disponível aqui

Sistematização
A sugestão para a sistematização é a criação de uma nuvem de palavras com o tema “O que gostei na elaboração da caça ao tesouro”. Para isso, os alunos precisam:
- Escolher as palavras que serão utilizadas;
- Assistir ao tutorial disponível aqui;
- Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- Tirar uma fotografia ou print, e compartilhar a imagem com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Peça que os familiares assistam com os alunos aos seguintes vídeos:
- “Esporte de orientação para iniciantes: sobre corrida de orientação, mapas e rotas”, disponível aqui;
- “Caça ao tesouro fácil de fazer e muito divertida”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_09UND05

(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas