16660
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Caça ao tesouro com direções cardeais

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre projetar uma caça ao tesouro pela escola utilizando pontos cardeais

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Caso a caça ao tesouro seja realizada fora da escola, entretanto, serão necessárias pelo menos duas aulas. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Como adequar à sua realidade: Na Ação Propositiva, é sugerida uma Caça ao Tesouro em algum espaço da escola, como um pátio ou até mesmo corredores. A Caça ao Tesouro também pode ser feita em uma localidade próxima à escola (parque, praça, clube, etc.). Isso torna a experiência mais interessante, porém requer um tempo maior. Se houver disponibilidade, dedique um maior tempo a essa aula, ou até mesmo duas aulas, e explore um outro espaço com os estudantes. A ação propositiva também sugere um trabalho com bússolas. Caso não haja bússolas disponíveis em sua escola, você pode usar bússolas de dispositivos digitais (smartphones e tablets geralmente têm essa função) ou fabricar bússolas com os alunos em um momento anterior à aula. No campo "Para saber mais", você encontra links sobre como produzir uma bússola simples.

Materiais necessários: dispositivo para exibir vídeo, post-its (ou pequenos papéis e fita adesiva), bússolas, pranchetas ou outro apoio para os papéis (duas por grupo)

Material complementar:

Problematização - Rotina de pensamento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/32qmt5DmnDBS2NyA4cRZmN8WCHCpHhZHTUpCBE8pUGXdHE7uXJFebaEKTHgj/geo4-09und05-problematizacao-rotina-de-pensamento.pdf

Ação propositiva - Folha de registro das pistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a6mYR6pJMsRbnSMBVrWs35ZHrZaFEpBUfaBKvuRz5kDvBzKDa6nQK75x4jDT/geo4-09und05-acao-propositiva-folha-de-registro-das-pistas.pdf

Sistematização - Frases para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rygPqyuxazF4rYTGZkYzR6vQjks9FbxCbvKxcYj9ujHkq65DKSNeadWMbCSf/geo4-09und05-sistematizacao-frases-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: É necessário que os alunos saibam utilizar bússolas e conheçam as direções cardeais.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no quadro. Leia o tema para a turma e comente brevemente que hoje vocês irão projetar uma caça ao tesouro na escola (ou em outro ambiente, se for o caso), inspirada por um esporte que se chama corrida de orientação.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva a pergunta no quadro. Pergunte à turma se alguém conhece esse esporte. Caso os alunos conheçam, escreva no quadro palavras chave sobre o que forem falando. Chame a atenção para a palavra orientação. Faça perguntas como: O que significa orientação? Como as pessoas se orientam? É esperado que os alunos falem sobre pontos cardeais, bússola, pontos de referência, direções, entre outros. Organize um esquema no quadro com essas palavras, ligadas à palavra orientação. Você também pode procurar, ou pedir para que um aluno procure, a palavra no dicionário caso você disponha de mais tempo. Após esse primeiro levantamento, mostre o vídeo sobre corrida de orientação aos alunos (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=60Za5AJJXok Acesso em 18/01/19) ou leia a reportagem disponível em http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/02/conheca-um-pouco-sobre-corrida-de-orientacao-esporte-novo-na-paraiba.html (Acesso em 18/01/2019). Ao final do vídeo ou texto, peça para que o grupo sistematize brevemente o que é a corrida de orientação. Registre no quadro.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro). Relembre-os que hoje vocês irão projetar uma caça ao tesouro em um espaço da escola (ou fora dela, conforme seu planejamento). Peça aos alunos que escrevam sucintamente uma primeira ideia sobre a pergunta. Eles não precisam compartilhar. Apresente aos alunos a rotina de pensamento que será usada nesse momento. Idealmente, use a rotina em um momento anterior a essa aula, com outro objeto de estudos, para familiarizar os alunos com ela. Você pode usá-la para qualquer proposta, como uma mudança no horário, um recreio diferente, uma reorganização da sala em um momento específico, etc. Faça 4 colunas no quadro e escreva os títulos: Entusiasmado, Preocupado, Necessito saber, Sugestões. Peça para que os alunos escrevam em post-its (ou pequenos papéis), que posteriormente serão fixados no quadro em seus respectivos títulos:

  • Entusiasmado: O que te entusiasma sobre essa proposta? Qual o lado bom dela?
  • Preocupado: O que te preocupa sobre essa proposta? Qual o lado ruim?
  • Necessita saber: O que mais você precisa saber ou descobrir sobre essa proposta ou ideia? Quais informações adicionais te ajudariam a avaliar a proposta?
  • Sugestões: Qual é a sua opinião sobre essa ideia? Como você pode avançar na avaliação dessa proposta?

Enquanto os alunos forem fixando seus post-its, vá lendo e agrupando as contribuições em aglomerados com ideias semelhantes e dê títulos a esses aglomerados. Analise com os alunos se as preocupações ou necessidades de informação podem ser respondidas com as sugestões, ou abra a discussão para o grupo para que ideias de resolução sejam compartilhadas. Ao final, peça para que os estudantes revisitem a primeira ideia que foi escrita e compartilhem como seu pensamento mudou após a discussão com a rotina de pensamento.

Essa rotina de pensamento é inspirada na rotina "Compass Points" (Visible Thinking). Entretanto, não use as letras dos pontos cardeais nessa aula para não induzir ao erro, uma vez que pontos cardeais é também o tema da aula. Utilize apenas os títulos sugeridos em colunas: Entusiasmado, Preocupado, Necessito saber e Sugestões.

Para saber mais, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/32qmt5DmnDBS2NyA4cRZmN8WCHCpHhZHTUpCBE8pUGXdHE7uXJFebaEKTHgj/geo4-09und05-problematizacao-rotina-de-pensamento.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize grupos com os alunos. Os grupos devem ter, idealmente, 3 alunos. Cada grupo terá uma bússola e uma prancheta com papel e lápis (para o croqui) e uma prancheta com a folha de registro das pistas e lápis.

Explique aos grupos como eles irão projetar os deslocamentos da caça ao tesouro. Primeiramente, eles devem escolher um ponto inicial no espaço designado e registrá-lo na folha de registro das pistas. Na sequência, devem visualizar um ponto de referência, identificar sua direção com a bússola e se deslocar até ele, seguindo essa direção, contando os passos e registrando o número de passos. Eles também devem registrar pontos de referência durante o deslocamento. Esses pontos de referência podem ser qualquer coisa que ajude quem segue a pista a saber que está no caminho correto (Exemplos: uma árvore, uma marca no chão, um banco, entre outros) e serão definidos pelos próprios alunos. O grupo deve fazer 5 deslocamentos, registrando as direções, as distâncias em passos e os pontos de referência. Você pode modelar ainda na sala de aula, fazendo 2 ou 3 deslocamentos e registrando-os no quadro. Sugira que o grupo divida os papéis. Um membro pode contar os passos, um segurar a bússola e garantir que o deslocamento está sendo feito na direção correta e o terceiro traça um croqui simplificado, registrando os pontos de referência. Esses papéis podem variar a cada deslocamento. Relembre-os que os passos devem ter um tamanho normal (nem muito grandes nem muito pequenos), para que as pistas possam ser seguidas.

No local da caça ao tesouro, os grupos podem trabalhar independentemente. Nesse momento, caminhe entre os grupos e intervenha quando necessário, em caso de dificuldade. Peça a cada grupo, quando você estiver perto deles, para te descreverem o deslocamento no qual estão trabalhando. Assim você consegue avaliar o que cada estudante compreendeu e como pode avançar.

Sugestão para ampliação do plano: Você pode usar essa oportunidade para trabalhar, nas aulas de matemática, as medidas de um passo de cada aluno e o tamanho de um passo médio entre os alunos. O ideal então seria que o aluno de cada grupo com o passo de tamanho mais próximo ao passo médio seja quem dá os passos a serem contados. Esse trabalho transdisciplinar traz um maior significado aos alunos e, consequentemente, uma maior motivação.

Como adequar à sua realidade: A Caça ao Tesouro também pode ser feita em uma localidade próxima à escola (parque, praça, clube, etc.). Isso torna a experiência mais interessante, porém requer um tempo maior. Se houver disponibilidade, dedique um maior tempo a essa aula e explore um outro espaço com os estudantes. Caso não haja bússolas disponíveis em sua escola, você pode usar bússolas de dispositivos digitais (smartphones e tablets geralmente têm essa função) ou fabricar bússolas com os alunos em um momento anterior à aula. No campo "Para você saber mais" (no primeiro slide desse plano), você encontra links sobre como produzir uma bússola simples.

Material complementar:

Folha de registro das pistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a6mYR6pJMsRbnSMBVrWs35ZHrZaFEpBUfaBKvuRz5kDvBzKDa6nQK75x4jDT/geo4-09und05-acao-propositiva-folha-de-registro-das-pistas.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Para sistematizar o que foi feito na aula, forneça aos alunos as filipetas, já recortadas, com as frases sobre a orientação com a bússola. Fale para eles que as frases contêm as instruções de como encontramos a nossa direção de deslocamento. Em duplas, eles devem colocar as instruções em ordem. Dê aproximadamente 3 minutos para que eles ordenem as frases e retome a palavra, sistematizando com eles a ordem correta:

  • Desde meu ponto de partida, escolho um ponto de referência para onde quero me deslocar.
  • Coloco a bússola na posição horizontal.
  • Alinho a agulha da bússola com a direção Norte da Rosa dos Ventos.
  • Sem mover a bússola, vejo em qual direção está o ponto de referência escolhido.

Enquanto você vai ouvindo os alunos em suas contribuições e registrando a ordem correta, modele o que cada instrução está dizendo.

Em uma sequência dessa aula, os grupos podem trocar as pistas e seguir a caça ao tesouro uns dos outros, com o auxílio de uma bússola.

Material complementar:

Frases para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rygPqyuxazF4rYTGZkYzR6vQjks9FbxCbvKxcYj9ujHkq65DKSNeadWMbCSf/geo4-09und05-sistematizacao-frases-para-impressao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Caso a caça ao tesouro seja realizada fora da escola, entretanto, serão necessárias pelo menos duas aulas. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Como adequar à sua realidade: Na Ação Propositiva, é sugerida uma Caça ao Tesouro em algum espaço da escola, como um pátio ou até mesmo corredores. A Caça ao Tesouro também pode ser feita em uma localidade próxima à escola (parque, praça, clube, etc.). Isso torna a experiência mais interessante, porém requer um tempo maior. Se houver disponibilidade, dedique um maior tempo a essa aula, ou até mesmo duas aulas, e explore um outro espaço com os estudantes. A ação propositiva também sugere um trabalho com bússolas. Caso não haja bússolas disponíveis em sua escola, você pode usar bússolas de dispositivos digitais (smartphones e tablets geralmente têm essa função) ou fabricar bússolas com os alunos em um momento anterior à aula. No campo "Para saber mais", você encontra links sobre como produzir uma bússola simples.

Materiais necessários: dispositivo para exibir vídeo, post-its (ou pequenos papéis e fita adesiva), bússolas, pranchetas ou outro apoio para os papéis (duas por grupo)

Material complementar:

Problematização - Rotina de pensamento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/32qmt5DmnDBS2NyA4cRZmN8WCHCpHhZHTUpCBE8pUGXdHE7uXJFebaEKTHgj/geo4-09und05-problematizacao-rotina-de-pensamento.pdf

Ação propositiva - Folha de registro das pistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a6mYR6pJMsRbnSMBVrWs35ZHrZaFEpBUfaBKvuRz5kDvBzKDa6nQK75x4jDT/geo4-09und05-acao-propositiva-folha-de-registro-das-pistas.pdf

Sistematização - Frases para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rygPqyuxazF4rYTGZkYzR6vQjks9FbxCbvKxcYj9ujHkq65DKSNeadWMbCSf/geo4-09und05-sistematizacao-frases-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: É necessário que os alunos saibam utilizar bússolas e conheçam as direções cardeais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no quadro. Leia o tema para a turma e comente brevemente que hoje vocês irão projetar uma caça ao tesouro na escola (ou em outro ambiente, se for o caso), inspirada por um esporte que se chama corrida de orientação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva a pergunta no quadro. Pergunte à turma se alguém conhece esse esporte. Caso os alunos conheçam, escreva no quadro palavras chave sobre o que forem falando. Chame a atenção para a palavra orientação. Faça perguntas como: O que significa orientação? Como as pessoas se orientam? É esperado que os alunos falem sobre pontos cardeais, bússola, pontos de referência, direções, entre outros. Organize um esquema no quadro com essas palavras, ligadas à palavra orientação. Você também pode procurar, ou pedir para que um aluno procure, a palavra no dicionário caso você disponha de mais tempo. Após esse primeiro levantamento, mostre o vídeo sobre corrida de orientação aos alunos (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=60Za5AJJXok Acesso em 18/01/19) ou leia a reportagem disponível em http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/02/conheca-um-pouco-sobre-corrida-de-orientacao-esporte-novo-na-paraiba.html (Acesso em 18/01/2019). Ao final do vídeo ou texto, peça para que o grupo sistematize brevemente o que é a corrida de orientação. Registre no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a pergunta para os alunos (projete ou escreva no quadro). Relembre-os que hoje vocês irão projetar uma caça ao tesouro em um espaço da escola (ou fora dela, conforme seu planejamento). Peça aos alunos que escrevam sucintamente uma primeira ideia sobre a pergunta. Eles não precisam compartilhar. Apresente aos alunos a rotina de pensamento que será usada nesse momento. Idealmente, use a rotina em um momento anterior a essa aula, com outro objeto de estudos, para familiarizar os alunos com ela. Você pode usá-la para qualquer proposta, como uma mudança no horário, um recreio diferente, uma reorganização da sala em um momento específico, etc. Faça 4 colunas no quadro e escreva os títulos: Entusiasmado, Preocupado, Necessito saber, Sugestões. Peça para que os alunos escrevam em post-its (ou pequenos papéis), que posteriormente serão fixados no quadro em seus respectivos títulos:

  • Entusiasmado: O que te entusiasma sobre essa proposta? Qual o lado bom dela?
  • Preocupado: O que te preocupa sobre essa proposta? Qual o lado ruim?
  • Necessita saber: O que mais você precisa saber ou descobrir sobre essa proposta ou ideia? Quais informações adicionais te ajudariam a avaliar a proposta?
  • Sugestões: Qual é a sua opinião sobre essa ideia? Como você pode avançar na avaliação dessa proposta?

Enquanto os alunos forem fixando seus post-its, vá lendo e agrupando as contribuições em aglomerados com ideias semelhantes e dê títulos a esses aglomerados. Analise com os alunos se as preocupações ou necessidades de informação podem ser respondidas com as sugestões, ou abra a discussão para o grupo para que ideias de resolução sejam compartilhadas. Ao final, peça para que os estudantes revisitem a primeira ideia que foi escrita e compartilhem como seu pensamento mudou após a discussão com a rotina de pensamento.

Essa rotina de pensamento é inspirada na rotina "Compass Points" (Visible Thinking). Entretanto, não use as letras dos pontos cardeais nessa aula para não induzir ao erro, uma vez que pontos cardeais é também o tema da aula. Utilize apenas os títulos sugeridos em colunas: Entusiasmado, Preocupado, Necessito saber e Sugestões.

Para saber mais, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/32qmt5DmnDBS2NyA4cRZmN8WCHCpHhZHTUpCBE8pUGXdHE7uXJFebaEKTHgj/geo4-09und05-problematizacao-rotina-de-pensamento.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize grupos com os alunos. Os grupos devem ter, idealmente, 3 alunos. Cada grupo terá uma bússola e uma prancheta com papel e lápis (para o croqui) e uma prancheta com a folha de registro das pistas e lápis.

Explique aos grupos como eles irão projetar os deslocamentos da caça ao tesouro. Primeiramente, eles devem escolher um ponto inicial no espaço designado e registrá-lo na folha de registro das pistas. Na sequência, devem visualizar um ponto de referência, identificar sua direção com a bússola e se deslocar até ele, seguindo essa direção, contando os passos e registrando o número de passos. Eles também devem registrar pontos de referência durante o deslocamento. Esses pontos de referência podem ser qualquer coisa que ajude quem segue a pista a saber que está no caminho correto (Exemplos: uma árvore, uma marca no chão, um banco, entre outros) e serão definidos pelos próprios alunos. O grupo deve fazer 5 deslocamentos, registrando as direções, as distâncias em passos e os pontos de referência. Você pode modelar ainda na sala de aula, fazendo 2 ou 3 deslocamentos e registrando-os no quadro. Sugira que o grupo divida os papéis. Um membro pode contar os passos, um segurar a bússola e garantir que o deslocamento está sendo feito na direção correta e o terceiro traça um croqui simplificado, registrando os pontos de referência. Esses papéis podem variar a cada deslocamento. Relembre-os que os passos devem ter um tamanho normal (nem muito grandes nem muito pequenos), para que as pistas possam ser seguidas.

No local da caça ao tesouro, os grupos podem trabalhar independentemente. Nesse momento, caminhe entre os grupos e intervenha quando necessário, em caso de dificuldade. Peça a cada grupo, quando você estiver perto deles, para te descreverem o deslocamento no qual estão trabalhando. Assim você consegue avaliar o que cada estudante compreendeu e como pode avançar.

Sugestão para ampliação do plano: Você pode usar essa oportunidade para trabalhar, nas aulas de matemática, as medidas de um passo de cada aluno e o tamanho de um passo médio entre os alunos. O ideal então seria que o aluno de cada grupo com o passo de tamanho mais próximo ao passo médio seja quem dá os passos a serem contados. Esse trabalho transdisciplinar traz um maior significado aos alunos e, consequentemente, uma maior motivação.

Como adequar à sua realidade: A Caça ao Tesouro também pode ser feita em uma localidade próxima à escola (parque, praça, clube, etc.). Isso torna a experiência mais interessante, porém requer um tempo maior. Se houver disponibilidade, dedique um maior tempo a essa aula e explore um outro espaço com os estudantes. Caso não haja bússolas disponíveis em sua escola, você pode usar bússolas de dispositivos digitais (smartphones e tablets geralmente têm essa função) ou fabricar bússolas com os alunos em um momento anterior à aula. No campo "Para você saber mais" (no primeiro slide desse plano), você encontra links sobre como produzir uma bússola simples.

Material complementar:

Folha de registro das pistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a6mYR6pJMsRbnSMBVrWs35ZHrZaFEpBUfaBKvuRz5kDvBzKDa6nQK75x4jDT/geo4-09und05-acao-propositiva-folha-de-registro-das-pistas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Para sistematizar o que foi feito na aula, forneça aos alunos as filipetas, já recortadas, com as frases sobre a orientação com a bússola. Fale para eles que as frases contêm as instruções de como encontramos a nossa direção de deslocamento. Em duplas, eles devem colocar as instruções em ordem. Dê aproximadamente 3 minutos para que eles ordenem as frases e retome a palavra, sistematizando com eles a ordem correta:

  • Desde meu ponto de partida, escolho um ponto de referência para onde quero me deslocar.
  • Coloco a bússola na posição horizontal.
  • Alinho a agulha da bússola com a direção Norte da Rosa dos Ventos.
  • Sem mover a bússola, vejo em qual direção está o ponto de referência escolhido.

Enquanto você vai ouvindo os alunos em suas contribuições e registrando a ordem correta, modele o que cada instrução está dizendo.

Em uma sequência dessa aula, os grupos podem trocar as pistas e seguir a caça ao tesouro uns dos outros, com o auxílio de uma bússola.

Material complementar:

Frases para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rygPqyuxazF4rYTGZkYzR6vQjks9FbxCbvKxcYj9ujHkq65DKSNeadWMbCSf/geo4-09und05-sistematizacao-frases-para-impressao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano