GEO4_11UND01 - Contextualização - Eu vejo, eu penso, eu me pergunto
Plano de Aula
Plano de aula: Características da Paisagem
Plano 1 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Características e transformações nas paisagens locais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: fotografias de diferentes elementos de relevo do município, post-its (ou pedaços de papel e fita adesiva), massa de modelar (1 pote grande por grupo).
Material complementar:
Contextualização - Rotina de pensamento "Eu vejo, eu acho, eu me pergunto" (tradução) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42wcT9P7Bcz4bg2mBgZ3TTgjjQtcEAt8jbfMGRE27dvm4mkgXaXj9TZh5J3Z/geo4-11und01-contextualizacao-eu-vejo-eu-penso-eu-me-pergunto.pdf
Contextualização - Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYVQrCTWQFnXd4CX2MYFmzHY6CwN3FWfAAhJG6dx3JsNMwk6HVYE5QWYwCGM/geo4-11und01-contextualizacao-imagem-para-impressao.pdf
Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zpt3hVwtnQYgZQ7KNhHMNs53ppfHQmMW7AahgRxsMdWxB5RQMTzGGMsTQStw/geo4-11und01-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf
Sistematização - Folha de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdZRjxKVwRAndDZAmnSugp7DdeTkhmRuwRF3UGveUMt5HV8BJF4xVWZ2vJy/geo4-11und01-sistematizacao-folha-de-registro.pdf
Como adequar à sua realidade: Nesse plano, o ideal seria que a Ação Propositiva seja realizada com fotografias do seu município ou arredores. Você pode utilizar fotografias aéreas ou imagens retiradas do Google Earth (https://www.google.com/earth/). Caso sua escola possua dispositivos digitais para a utilização dos alunos, eles podem utilizar o Google Earth para encontrar seu município e explorar os arredores, escolhendo uma "fotografia" para a realização da atividade. Nesse caso, instrua-os para que escolham uma imagem com elementos naturais e antrópicos.
Para você saber mais:
- Classificação do relevo brasileiro: http://docente.ifrn.edu.br/jordanacosta/disciplinas/geografia-2-2.8401.2m/relevo-brasileiro (Acesso em 05/03/2019)
- Como ler mapa topográfico? http://meioambiente.culturamix.com/noticias/como-ler-mapa-topografico (Acesso em 24/01/2019)
- Mapas topográficos: http://pt-br.topographic-map.com/ (Acesso em 28/01/2019)
- Rotina de pensamento "Eu vejo, eu acho, eu me pergunto": http://pz.harvard.edu/resources/see-think-wonder-at (em inglês, acesso em 24/01/2019), com tradução em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42wcT9P7Bcz4bg2mBgZ3TTgjjQtcEAt8jbfMGRE27dvm4mkgXaXj9TZh5J3Z/geo4-11und01-contextualizacao-eu-vejo-eu-penso-eu-me-pergunto.pdf
- Dinâmica "Galeria de Ideias": http://brunolearningjournal.blogspot.com/p/gallery-walk.html (em inglês. Acesso em 01/01/2018) e http://www.theteachertoolkit.com/index.php/tool/gallery-walk (em português. Acesso em 01/12/2018).
Contextos prévios: Esse é um plano inicial sobre paisagem e não requer conhecimentos prévios sobre o tema.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão identificar características da paisagem do ambiente em que vivem e representar algumas dessas características em um modelo 3D.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide e ou imprima cópias da imagem para os alunos. Conte para eles que essa imagem é da região de Mariana, no Estado de Minas Gerais. Para a reflexão sobre as imagens, use a rotina de pensamento "Eu vejo, eu me pergunto". Disponha duas colunas no quadro ou em papel kraft com os títulos: "Eu vejo" e "Eu me pergunto". Peça para que eles observem as imagens e anotem em post-its (ou pedacinhos de papel) aspectos da paisagem que eles veem na fotografia e o que eles se perguntam ao ver a imagem. Eles devem então colar os post-its (ou papéis com fita adesiva) na coluna correspondente. Caso os alunos comecem a fazer suposições sobre o que eles veem, acrescente uma coluna com o título "Eu acho", onde eles poderão postar suas suposições, como: "Eu acho que há uma plantação no centro da imagem". Leia mais sobre essa rotina na seção "Para você saber mais".
Peça para que um aluno leia, ou leia você mesmo, as contribuições dos colegas, juntando os post-its com temas semelhantes em aglomerados. Chame a atenção para características da paisagem, como formas de relevo, rios, estradas, casas, vegetação, etc. Você pode então agrupar esses aglomerados em dois grandes grupos: Características naturais e Características antrópicas.
Material complementar:
Contextualização - Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYVQrCTWQFnXd4CX2MYFmzHY6CwN3FWfAAhJG6dx3JsNMwk6HVYE5QWYwCGM/geo4-11und01-contextualizacao-imagem-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
Rotina de pensamento "Eu vejo, eu acho, eu me pergunto": http://pz.harvard.edu/resources/see-think-wonder-at (em inglês, acesso em 24/01/2019), com tradução em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42wcT9P7Bcz4bg2mBgZ3TTgjjQtcEAt8jbfMGRE27dvm4mkgXaXj9TZh5J3Z/geo4-11und01-contextualizacao-eu-vejo-eu-penso-eu-me-pergunto.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Divida os alunos em duplas. Projete ou escreva a pergunta no quadro e leia a pergunta com os estudantes. Chame a atenção para a expressão três dimensões. Pergunte: O que significa representar algo em três dimensões? Ouça as contribuições dos alunos, relembre com eles onde eles já usaram a expressão (Ex: filme 3D, formas tridimensionais, etc.) e guie-os para o entendimento de que uma representação em três dimensões é uma representação que "sai do papel", que tem profundidade, onde se pode tocar as diferenças de altura, por exemplo.
Solicite que os alunos pensem e discutam rapidamente formas de representar os elementos vistos na contextualização em três dimensões. As ideias podem ser compartilhadas com o grupo brevemente. Registre as ideias no quadro.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Forme grupos com 4 alunos, juntando as duplas da problematização duas a duas. Forneça uma imagem impressa a cada dupla. As imagens sugeridas estão disponíveis nos materiais complementares, mas você também pode usar imagens mais familiares aos alunos, como fotografias de seu município. Dê preferência a imagens com uma visão mais geral de um espaço. Caso você tenha acesso a recursos digitais, você também pode utilizar o Google Earth com os alunos.
Forneça massa de modelar às duplas e peça para que eles transponham o que eles observam na fotografia para um modelo tridimensional.
Material complementar:
Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zpt3hVwtnQYgZQ7KNhHMNs53ppfHQmMW7AahgRxsMdWxB5RQMTzGGMsTQStw/geo4-11und01-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf
Como adequar à sua realidade: Nesse plano, o ideal seria que a Ação Propositiva seja realizada com fotografias do seu município ou arredores. Você pode utilizar fotografias aéreas ou imagens retiradas do Google Earth (https://www.google.com/earth/). Caso sua escola possua dispositivos digitais para a utilização dos alunos, eles podem utilizar o Google Earth para encontrar seu município e explorar os arredores, escolhendo uma "fotografia" para a realização da atividade. Nesse caso, instrua-os para que escolham uma imagem com elementos naturais e antrópicos.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Peça para que cada grupo disponha sua produção juntamente com a fotografia correspondente ao redor da sala de forma que todos fiquem expostos como em uma galeria de arte. Proponha para que cada grupo visite a produção de um outro grupo. Indique qual produção deve ser visitada por cada grupo de forma que todos as produções sejam visitadas. Deixe próximos de cada estação post-its (ou, caso não haja post-its, folhas avulsas para os alunos escreverem) e lápis. Explique que, próximo a cada estação, há post-its ou papel para anotações (perguntas, insights, elogios, sugestões, etc.). Peça para que os alunos anotem na folha de registro características das paisagens naturais e antrópicas observadas na sua produção e nas dos colegas.
Caso você tenha mais tempo disponível, proponha uma Galeria de Ideias (técnica de discussão chamada, em inglês, de Gallery Walk) para que os grupos possam ver a produção uns dos outros. Dê um tempo para esta visita e avise periodicamente sobre quanto tempo ainda há. Caso você proponha a Galeria de Ideias, indique para que cada grupo inicie a visitação por um cartaz, mas ressalte que a visita é individual, cada um olhará a exposição a seu tempo. No final, peça para que cada grupo se reúna próximo à sua produção e leia os comentários deixados pelos colegas. Colete oralmente, de forma breve, as características das paisagens antrópicas e naturais registradas pelos alunos. Planeje outra aula, se possível, para que os alunos respondam aos questionamentos dos colegas. Leia mais sobre a dinâmica da Galeria de ideias na seção "Para você saber mais".
Material complementar:
Sistematização - Folha de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdZRjxKVwRAndDZAmnSugp7DdeTkhmRuwRF3UGveUMt5HV8BJF4xVWZ2vJy/geo4-11und01-sistematizacao-folha-de-registro.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e massinha de modelar caseira.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada pela escola, o seguinte vídeo:
- Fotos aéreas – disponível aqui.
Contextualização
De maneira sincrônica, apresente o slide original do plano, ou, de maneira assincrônica, encaminhe a imagem disponível aqui.
Peça para os alunos registrarem:
- o que veem;
- o que pensam sobre o que veem;
- o que se perguntam sobre o que veem.
Essas reflexões fazem parte da orientação do plano original e estão presentes no texto "Eu vejo..., eu penso..., eu me pergunto...", disponível aqui.
Problematização
Encaminhe aos alunos, ainda de maneira assincrônica, o slide proposto no plano original. Dê seguimento conforme o sugerido. Em vez de pedir aos alunos que respondam à questão em duplas, porém, solicite que o façam individualmente, podendo contar com a ajuda de um familiar. O registro deve ser feito no caderno.
Ação propositiva
Desmembre as imagens previstas para esta etapa, disponíveis aqui, e encaminhe a cada aluno apenas uma imagem.
De maneira assincrônica, peça que reproduzam um elemento visto na imagem, ou seja, transponham o que eles observaram na imagem para um modelo tridimensional, com massinha de modelar.
Para a produção da massinha, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Massinha caseira para brincar - disponível aqui.
Peça que tirem uma foto da peça produzida e a compartilhem por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.
Sistematização
Peça aos alunos para fazerem o registro da ficha prevista no plano original, disponível aqui.
Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- Bidimensional e tridimensional na arte – disponível aqui;
- Perspectiva e figuras bidimensional e tridimensional – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Andresa Cuginotti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar características naturais e antrópicas da paisagem e realizar modelagem a partir de imagens aéreas
Habilidade (s) da Base: (EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
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