16659
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Características da Paisagem

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar características naturais e antrópicas da paisagem e realizar modelagem a partir de imagens aéreas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e massinha de modelar caseira.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada pela escola, o seguinte vídeo:
     - Fotos aéreas – disponível aqui.

Contextualização
De maneira sincrônica, apresente o slide original do plano, ou, de maneira assincrônica, encaminhe a imagem disponível aqui.
Peça para os alunos registrarem:
     - o que veem;
     - o que pensam sobre o que veem;
     - o que se perguntam sobre o que veem.

Essas reflexões fazem parte da orientação do plano original e estão presentes no texto "Eu vejo..., eu penso..., eu me pergunto...", disponível aqui.

Problematização
Encaminhe aos alunos, ainda de maneira assincrônica, o slide proposto no plano original. Dê seguimento conforme o sugerido. Em vez de pedir aos alunos que respondam à questão em duplas, porém, solicite que o façam individualmente, podendo contar com a ajuda de um familiar. O registro deve ser feito no caderno.

Ação propositiva
Desmembre as imagens previstas para esta etapa, disponíveis aqui, e encaminhe a cada aluno apenas uma imagem.
De maneira assincrônica, peça que reproduzam um elemento visto na imagem, ou seja, transponham o que eles observaram na imagem para um modelo tridimensional, com massinha de modelar.

Para a produção da massinha, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Massinha caseira para brincar - disponível aqui.

Peça que tirem uma foto da peça produzida e a compartilhem por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.

Sistematização
Peça aos alunos para fazerem o registro da ficha prevista no plano original, disponível aqui.

Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
     - Bidimensional e tridimensional na arte – disponível aqui;
     - Perspectiva e figuras bidimensional e tridimensional – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_11UND01

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas