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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Características da Paisagem

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar características naturais e antrópicas da paisagem e realizar modelagem a partir de imagens aéreas

Plano 01 de 8 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: fotografias de diferentes elementos de relevo do município, post-its (ou pedaços de papel e fita adesiva), massa de modelar (1 pote grande por grupo).

Material complementar:

Contextualização - Rotina de pensamento "Eu vejo, eu acho, eu me pergunto" (tradução) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42wcT9P7Bcz4bg2mBgZ3TTgjjQtcEAt8jbfMGRE27dvm4mkgXaXj9TZh5J3Z/geo4-11und01-contextualizacao-eu-vejo-eu-penso-eu-me-pergunto.pdf

Contextualização - Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYVQrCTWQFnXd4CX2MYFmzHY6CwN3FWfAAhJG6dx3JsNMwk6HVYE5QWYwCGM/geo4-11und01-contextualizacao-imagem-para-impressao.pdf

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zpt3hVwtnQYgZQ7KNhHMNs53ppfHQmMW7AahgRxsMdWxB5RQMTzGGMsTQStw/geo4-11und01-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Sistematização - Folha de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdZRjxKVwRAndDZAmnSugp7DdeTkhmRuwRF3UGveUMt5HV8BJF4xVWZ2vJy/geo4-11und01-sistematizacao-folha-de-registro.pdf

Como adequar à sua realidade: Nesse plano, o ideal seria que a Ação Propositiva seja realizada com fotografias do seu município ou arredores. Você pode utilizar fotografias aéreas ou imagens retiradas do Google Earth (https://www.google.com/earth/). Caso sua escola possua dispositivos digitais para a utilização dos alunos, eles podem utilizar o Google Earth para encontrar seu município e explorar os arredores, escolhendo uma "fotografia" para a realização da atividade. Nesse caso, instrua-os para que escolham uma imagem com elementos naturais e antrópicos.

Para você saber mais:

Contextos prévios: Esse é um plano inicial sobre paisagem e não requer conhecimentos prévios sobre o tema.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão identificar características da paisagem do ambiente em que vivem e representar algumas dessas características em um modelo 3D.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide e ou imprima cópias da imagem para os alunos. Conte para eles que essa imagem é da região de Mariana, no Estado de Minas Gerais. Para a reflexão sobre as imagens, use a rotina de pensamento "Eu vejo, eu me pergunto". Disponha duas colunas no quadro ou em papel kraft com os títulos: "Eu vejo" e "Eu me pergunto". Peça para que eles observem as imagens e anotem em post-its (ou pedacinhos de papel) aspectos da paisagem que eles veem na fotografia e o que eles se perguntam ao ver a imagem. Eles devem então colar os post-its (ou papéis com fita adesiva) na coluna correspondente. Caso os alunos comecem a fazer suposições sobre o que eles veem, acrescente uma coluna com o título "Eu acho", onde eles poderão postar suas suposições, como: "Eu acho que há uma plantação no centro da imagem". Leia mais sobre essa rotina na seção "Para você saber mais".

Peça para que um aluno leia, ou leia você mesmo, as contribuições dos colegas, juntando os post-its com temas semelhantes em aglomerados. Chame a atenção para características da paisagem, como formas de relevo, rios, estradas, casas, vegetação, etc. Você pode então agrupar esses aglomerados em dois grandes grupos: Características naturais e Características antrópicas.

Material complementar:

Contextualização - Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYVQrCTWQFnXd4CX2MYFmzHY6CwN3FWfAAhJG6dx3JsNMwk6HVYE5QWYwCGM/geo4-11und01-contextualizacao-imagem-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Rotina de pensamento "Eu vejo, eu acho, eu me pergunto": http://pz.harvard.edu/resources/see-think-wonder-at (em inglês, acesso em 24/01/2019), com tradução em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42wcT9P7Bcz4bg2mBgZ3TTgjjQtcEAt8jbfMGRE27dvm4mkgXaXj9TZh5J3Z/geo4-11und01-contextualizacao-eu-vejo-eu-penso-eu-me-pergunto.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Divida os alunos em duplas. Projete ou escreva a pergunta no quadro e leia a pergunta com os estudantes. Chame a atenção para a expressão três dimensões. Pergunte: O que significa representar algo em três dimensões? Ouça as contribuições dos alunos, relembre com eles onde eles já usaram a expressão (Ex: filme 3D, formas tridimensionais, etc.) e guie-os para o entendimento de que uma representação em três dimensões é uma representação que "sai do papel", que tem profundidade, onde se pode tocar as diferenças de altura, por exemplo.

Solicite que os alunos pensem e discutam rapidamente formas de representar os elementos vistos na contextualização em três dimensões. As ideias podem ser compartilhadas com o grupo brevemente. Registre as ideias no quadro.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Forme grupos com 4 alunos, juntando as duplas da problematização duas a duas. Forneça uma imagem impressa a cada dupla. As imagens sugeridas estão disponíveis nos materiais complementares, mas você também pode usar imagens mais familiares aos alunos, como fotografias de seu município. Dê preferência a imagens com uma visão mais geral de um espaço. Caso você tenha acesso a recursos digitais, você também pode utilizar o Google Earth com os alunos.

Forneça massa de modelar às duplas e peça para que eles transponham o que eles observam na fotografia para um modelo tridimensional.

Material complementar:

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zpt3hVwtnQYgZQ7KNhHMNs53ppfHQmMW7AahgRxsMdWxB5RQMTzGGMsTQStw/geo4-11und01-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Como adequar à sua realidade: Nesse plano, o ideal seria que a Ação Propositiva seja realizada com fotografias do seu município ou arredores. Você pode utilizar fotografias aéreas ou imagens retiradas do Google Earth (https://www.google.com/earth/). Caso sua escola possua dispositivos digitais para a utilização dos alunos, eles podem utilizar o Google Earth para encontrar seu município e explorar os arredores, escolhendo uma "fotografia" para a realização da atividade. Nesse caso, instrua-os para que escolham uma imagem com elementos naturais e antrópicos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Peça para que cada grupo disponha sua produção juntamente com a fotografia correspondente ao redor da sala de forma que todos fiquem expostos como em uma galeria de arte. Proponha para que cada grupo visite a produção de um outro grupo. Indique qual produção deve ser visitada por cada grupo de forma que todos as produções sejam visitadas. Deixe próximos de cada estação post-its (ou, caso não haja post-its, folhas avulsas para os alunos escreverem) e lápis. Explique que, próximo a cada estação, há post-its ou papel para anotações (perguntas, insights, elogios, sugestões, etc.). Peça para que os alunos anotem na folha de registro características das paisagens naturais e antrópicas observadas na sua produção e nas dos colegas.

Caso você tenha mais tempo disponível, proponha uma Galeria de Ideias (técnica de discussão chamada, em inglês, de Gallery Walk) para que os grupos possam ver a produção uns dos outros. Dê um tempo para esta visita e avise periodicamente sobre quanto tempo ainda há. Caso você proponha a Galeria de Ideias, indique para que cada grupo inicie a visitação por um cartaz, mas ressalte que a visita é individual, cada um olhará a exposição a seu tempo. No final, peça para que cada grupo se reúna próximo à sua produção e leia os comentários deixados pelos colegas. Colete oralmente, de forma breve, as características das paisagens antrópicas e naturais registradas pelos alunos. Planeje outra aula, se possível, para que os alunos respondam aos questionamentos dos colegas. Leia mais sobre a dinâmica da Galeria de ideias na seção "Para você saber mais".

Material complementar:

Sistematização - Folha de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdZRjxKVwRAndDZAmnSugp7DdeTkhmRuwRF3UGveUMt5HV8BJF4xVWZ2vJy/geo4-11und01-sistematizacao-folha-de-registro.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: fotografias de diferentes elementos de relevo do município, post-its (ou pedaços de papel e fita adesiva), massa de modelar (1 pote grande por grupo).

Material complementar:

Contextualização - Rotina de pensamento "Eu vejo, eu acho, eu me pergunto" (tradução) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42wcT9P7Bcz4bg2mBgZ3TTgjjQtcEAt8jbfMGRE27dvm4mkgXaXj9TZh5J3Z/geo4-11und01-contextualizacao-eu-vejo-eu-penso-eu-me-pergunto.pdf

Contextualização - Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYVQrCTWQFnXd4CX2MYFmzHY6CwN3FWfAAhJG6dx3JsNMwk6HVYE5QWYwCGM/geo4-11und01-contextualizacao-imagem-para-impressao.pdf

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zpt3hVwtnQYgZQ7KNhHMNs53ppfHQmMW7AahgRxsMdWxB5RQMTzGGMsTQStw/geo4-11und01-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Sistematização - Folha de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdZRjxKVwRAndDZAmnSugp7DdeTkhmRuwRF3UGveUMt5HV8BJF4xVWZ2vJy/geo4-11und01-sistematizacao-folha-de-registro.pdf

Como adequar à sua realidade: Nesse plano, o ideal seria que a Ação Propositiva seja realizada com fotografias do seu município ou arredores. Você pode utilizar fotografias aéreas ou imagens retiradas do Google Earth (https://www.google.com/earth/). Caso sua escola possua dispositivos digitais para a utilização dos alunos, eles podem utilizar o Google Earth para encontrar seu município e explorar os arredores, escolhendo uma "fotografia" para a realização da atividade. Nesse caso, instrua-os para que escolham uma imagem com elementos naturais e antrópicos.

Para você saber mais:

Contextos prévios: Esse é um plano inicial sobre paisagem e não requer conhecimentos prévios sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão identificar características da paisagem do ambiente em que vivem e representar algumas dessas características em um modelo 3D.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide e ou imprima cópias da imagem para os alunos. Conte para eles que essa imagem é da região de Mariana, no Estado de Minas Gerais. Para a reflexão sobre as imagens, use a rotina de pensamento "Eu vejo, eu me pergunto". Disponha duas colunas no quadro ou em papel kraft com os títulos: "Eu vejo" e "Eu me pergunto". Peça para que eles observem as imagens e anotem em post-its (ou pedacinhos de papel) aspectos da paisagem que eles veem na fotografia e o que eles se perguntam ao ver a imagem. Eles devem então colar os post-its (ou papéis com fita adesiva) na coluna correspondente. Caso os alunos comecem a fazer suposições sobre o que eles veem, acrescente uma coluna com o título "Eu acho", onde eles poderão postar suas suposições, como: "Eu acho que há uma plantação no centro da imagem". Leia mais sobre essa rotina na seção "Para você saber mais".

Peça para que um aluno leia, ou leia você mesmo, as contribuições dos colegas, juntando os post-its com temas semelhantes em aglomerados. Chame a atenção para características da paisagem, como formas de relevo, rios, estradas, casas, vegetação, etc. Você pode então agrupar esses aglomerados em dois grandes grupos: Características naturais e Características antrópicas.

Material complementar:

Contextualização - Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYVQrCTWQFnXd4CX2MYFmzHY6CwN3FWfAAhJG6dx3JsNMwk6HVYE5QWYwCGM/geo4-11und01-contextualizacao-imagem-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Rotina de pensamento "Eu vejo, eu acho, eu me pergunto": http://pz.harvard.edu/resources/see-think-wonder-at (em inglês, acesso em 24/01/2019), com tradução em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42wcT9P7Bcz4bg2mBgZ3TTgjjQtcEAt8jbfMGRE27dvm4mkgXaXj9TZh5J3Z/geo4-11und01-contextualizacao-eu-vejo-eu-penso-eu-me-pergunto.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Divida os alunos em duplas. Projete ou escreva a pergunta no quadro e leia a pergunta com os estudantes. Chame a atenção para a expressão três dimensões. Pergunte: O que significa representar algo em três dimensões? Ouça as contribuições dos alunos, relembre com eles onde eles já usaram a expressão (Ex: filme 3D, formas tridimensionais, etc.) e guie-os para o entendimento de que uma representação em três dimensões é uma representação que "sai do papel", que tem profundidade, onde se pode tocar as diferenças de altura, por exemplo.

Solicite que os alunos pensem e discutam rapidamente formas de representar os elementos vistos na contextualização em três dimensões. As ideias podem ser compartilhadas com o grupo brevemente. Registre as ideias no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Forme grupos com 4 alunos, juntando as duplas da problematização duas a duas. Forneça uma imagem impressa a cada dupla. As imagens sugeridas estão disponíveis nos materiais complementares, mas você também pode usar imagens mais familiares aos alunos, como fotografias de seu município. Dê preferência a imagens com uma visão mais geral de um espaço. Caso você tenha acesso a recursos digitais, você também pode utilizar o Google Earth com os alunos.

Forneça massa de modelar às duplas e peça para que eles transponham o que eles observam na fotografia para um modelo tridimensional.

Material complementar:

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zpt3hVwtnQYgZQ7KNhHMNs53ppfHQmMW7AahgRxsMdWxB5RQMTzGGMsTQStw/geo4-11und01-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Como adequar à sua realidade: Nesse plano, o ideal seria que a Ação Propositiva seja realizada com fotografias do seu município ou arredores. Você pode utilizar fotografias aéreas ou imagens retiradas do Google Earth (https://www.google.com/earth/). Caso sua escola possua dispositivos digitais para a utilização dos alunos, eles podem utilizar o Google Earth para encontrar seu município e explorar os arredores, escolhendo uma "fotografia" para a realização da atividade. Nesse caso, instrua-os para que escolham uma imagem com elementos naturais e antrópicos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Peça para que cada grupo disponha sua produção juntamente com a fotografia correspondente ao redor da sala de forma que todos fiquem expostos como em uma galeria de arte. Proponha para que cada grupo visite a produção de um outro grupo. Indique qual produção deve ser visitada por cada grupo de forma que todos as produções sejam visitadas. Deixe próximos de cada estação post-its (ou, caso não haja post-its, folhas avulsas para os alunos escreverem) e lápis. Explique que, próximo a cada estação, há post-its ou papel para anotações (perguntas, insights, elogios, sugestões, etc.). Peça para que os alunos anotem na folha de registro características das paisagens naturais e antrópicas observadas na sua produção e nas dos colegas.

Caso você tenha mais tempo disponível, proponha uma Galeria de Ideias (técnica de discussão chamada, em inglês, de Gallery Walk) para que os grupos possam ver a produção uns dos outros. Dê um tempo para esta visita e avise periodicamente sobre quanto tempo ainda há. Caso você proponha a Galeria de Ideias, indique para que cada grupo inicie a visitação por um cartaz, mas ressalte que a visita é individual, cada um olhará a exposição a seu tempo. No final, peça para que cada grupo se reúna próximo à sua produção e leia os comentários deixados pelos colegas. Colete oralmente, de forma breve, as características das paisagens antrópicas e naturais registradas pelos alunos. Planeje outra aula, se possível, para que os alunos respondam aos questionamentos dos colegas. Leia mais sobre a dinâmica da Galeria de ideias na seção "Para você saber mais".

Material complementar:

Sistematização - Folha de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdZRjxKVwRAndDZAmnSugp7DdeTkhmRuwRF3UGveUMt5HV8BJF4xVWZ2vJy/geo4-11und01-sistematizacao-folha-de-registro.pdf

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